Papo criativo do PPGCIC esclarece dúvidas sobre processo seletivo

Na hora de participar de um processo seletivo é comum o candidato ter muitas dúvidas sobre o edital e o programa no qual quer ingressar. Foi pensando nisso que o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) realizou na quarta (18) às 17h o “Papo Criativo”, um evento dedicado a conversar sobre o programa, a seleção e as linhas de pesquisa com interessados no processo seletivo para ingresso de alunos regulares no mestrado profissional em 2020.

Graduandos e profissionais  interessados no edital para alunos regulares 2020 estiveram presentes no evento | Foto: Larissa Burchard

Participaram do papo as professoras do PPGCIC Vivian Belochio e Renata Coutinho, a coordenadora Sara Feitosa e a vice Marcela Guimarães e Silva. Belochio falou sobre a importância do mestrado profissional na realidade regional e como o projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), que os mestrandos produzem no primeiro ano do curso, pode contribuir para solucionar problemas da sociedade.  A professora explicou sobre como pode ser feita a produção do pré-projeto para que futuramente possa ser desenvolvido o PDI no programa. “É importante pensar em propostas que possam oportunizar uma troca com a comunidade e possam gerar resultados que tenham, de certa maneira, um impacto em vários setores”, aconselha a professora.

A explicação sobre as linhas de pesquisa do PPGCIC e como diferenciá-las ficou com as docentes Renata, da linha Comunicação como Indústria Criativa, e Marcela, da linha Comunicação para a Indústria Criativa. Apesar de semelhantes, as linhas se diferenciam quanto ao enfoque dado ao processo ou produto que o projeto propõe. Na linha de pesquisa Comunicação como Indústria Criativa, os projetos devem entender a própria Comunicação como um produto inovador da Indústria Criativa e geralmente seus produtos não visam um público definido. Enquanto na Comunicação para Indústria Criativa, os projeto deve trazer a Comunicação como um auxiliar para a Indústria Criativa, contribuindo para a valorização, divulgação ou melhoramento de um determinado setor. “Inovar um processo ou apresentar um produto podem ser feitos em ambas as linhas, mas é preciso focar se vai fazer uma inovação na comunicação em si ou vai usar a comunicação para solucionar um problema da comunidade”, observou Marcela. As professoras também destacaram a importância dos projetos estarem atentos às realidades das indústrias criativas locais e regionais.

Coordenadora Sara Feitosa esclareceu dúvidas sobre o processo seletivo deste ano | Foto: Larissa Burchard

A coordenadora do mestrado, Sara Feitosa, esclareceu alguns pontos importantes sobre o edital do processo seletivo para Alunos Regulares 2020. Este ano, o programa aceita profissionais de comunicação e áreas afins, como artes, linguística, ciências aplicadas e multidisciplinar, graduandos com previsão de formatura até o final de fevereiro de 2020. A realização da inscrição assim como o envio dos documentos devem ser feitos no sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). A coordenadora chama a atenção para que todos os candidatos leiam o edital e que, em caso de dúvida, podem contatar o mestrado pelo email: ppgcicunipampa@gmail.com

Se você não comparecer ao Papo Criativo e quer saber mais sobre o processo seletivo, assista ao vídeo (live) salvo na página do PPGCIC!