Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa divulga sua produção técnico-científica

Por: Larissa Burchard

Capa da primeira edição da Revista

As universidades, através de seus programas de pós-graduação – mestrados e doutorados – são as principais responsáveis pela produção de ciência e tecnologia no Brasil. Muito dessa produção é acessada apenas pela comunidade acadêmica, o que acaba distanciando a população em geral da pesquisa no país. Observando esse contexto, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa/São Borja) propôs a elaboração de uma revista científica que circulasse além dos pares da universidade, mas podendo ser acessada pela comunidade em todas as suas instâncias.

Essa é a proposta da Revista Eletrônica Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, um periódico científico escrito e organizado para ser consumido e compreendido por qualquer pessoa, sem a necessidade de domínio de determinada ciência.

O material publicado na revista é oriundo dos produtos e processos de comunicação e indústria criativa que cada mestrando do Programa planeja e executa durante seu primeiro ano de estudos. Ações que, direta ou indiretamente, beneficiam a comunidade são-borjense e da região. Por isso a importância de tornar público essa produção, valorizando os trabalhos executados e, também, servindo de insumo para futuras ações e pesquisas.

A revista é organizada pelo relações-públicas, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM) e ex-mestrando do PPGCIC, Fabio Frá Fernandes e pela professora do Programa, Dra. Marcela Guimarães e Silva. Seu conselho editorial reúne, além de professores da Unipampa, também professores da UFSM.

Em sua primeira edição, a revista compila oito artigos relatando o percurso de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de produtos de comunicação como uma indústria criativa ou processos de comunicação promovendo a indústria criativa realizados entre os anos de 2017 e 2018.

A Revista Eletrônica Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação terá periodicidade anual, mas em 2019 recebe duas edições, uma já publicada referente à produção dos mestrandos da primeira turma (2017/2019) e outra dos mestrandos da segunda turma (2018/2019).

O acesso à revista pode ser feito diretamente no portal institucional do PPGCIC (cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcic), ou através de sua fanpage no Facebook (facebook.com/ppgcicunipampa).

A PD&I no PPGCIC

Por ser um mestrado profissional, os mestrandos do PPGCIC precisam desenvolver dois produtos, sendo um de aplicação prática: Projeto de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação); e outro de cunho reflexivo, constituído na forma de dissertação. A PD&I, seguindo normas adaptadas da ABNT, se materializa em dois momentos, sendo o primeiro, pelo processo de planejamento de um processo de comunicação para a indústria criativa ou produto de comunicação enquanto indústria criativa, e o segundo pela execução desse projeto, quando as ideias inovadoras resultantes da pesquisa e do desenvolvimento são aplicadas na prática. O objetivo de produzir um produto ou um processo é gerar impacto positivo junto aos setores criativos da região. Por isso, as pesquisas feitas envolvem estudos de retorno social, cultural, econômico e afins, projetando os benefícios que o trabalho poderá gerar para a comunidade. O PPGCIC busca valorizar, desenvolver e preservar a Indústria Criativa trazendo alternativas de modelos de negócios e investimentos para a comunidade.

São exemplos de produtos e processos de comunicação e indústria criativa, que podem ser desenvolvidos pelos discentes e docentes do PPGCIC: ações de comunicação integrada; produção audiovisual institucional em mídia eletrônica e digital; produção gráfica e editorial; projetos culturais; protótipo de mapeamento de manifestações e equipamentos criativos e culturais; marketing de produtos e serviços criativos e culturais; campanhas de relações públicas; produção de eventos; projetos de acessibilidade cultural; produção em fotografia e memória; ações e produtos em apoio ao patrimônio e/ou ao turismo cultural, produção de moda, desenvolvimento de softwares, produção em design, fotografia, entre outros.

Dois trabalhos que exemplificam bem essas possibilidades de produtos e processos, publicados na primeira edição da Revista Eletrônica Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação é o documentário Produção Audiovisual na Fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina, realizado pelo relações-públicas Elisandro Coelho, com orientação do professor Joel Guindani e o Design Thinking como metodologia no processo de comunicação para a Missões Júnior, realizado pela publicitária Renata Antunes, com orientação do professor Tiago Costa Martins. No primeiro, é elaborado um produto na forma de documentário que recupera e registra a produção audiovisual, comparando suas práticas em território brasileiro e argentino. Já no segundo, a comunicação é utilizada para promover as atividades da Missões Júnior, empresa júnior do bacharelado em Sistemas da Informação do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), campus São Borja.

A proposta da PD&I no PPGCIC vai ao encontro do que a CAPES compreende e espera de um Mestrado Profissional, que precisa dar conta de qualificar seus discentes tanto como cientistas, quanto como profissionais. Desse modo, os mestrandos egressos do PPGCIC deverão ser capazes de solucionar problemas (ou saber fazer) a partir do conhecimento científico, proporcionando retornos imediatos às comunidades das quais fazem partem.