Por: Larissa Burchard
Na sexta-feira (12), o Programa de Pós-graduação de Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) promoveu o primeiro evento do projeto Cambiando Saberes. Na ocasião, foram recebidos o professor André Marques, da Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e o doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação Midiática (Poscom) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fabio Fernandes. O tema do evento foi “FabLabs: espaços de criatividade na universidade aberto à comunidade acadêmica e local”. A palestra contou com a presença de estudantes da graduação, turmas do PPGCIC e docentes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
André Marques apresentou o FabLab da Unisinos, um lugar para a construção e a produção de projetos em conjunto com a comunidade e estudantes universitários. O professor falou sobre as diferentes iniciativas desses laboratórios digitais no Brasil e na América Latina e como funcionam.
Outro assunto destacado é o movimento “Maker”, que tem o objetivo de capacitar as pessoas para que possam construir os próprios projetos e produtos. O FabLab como um espaço para essa atividade pode proporcionar diversas experiências, como o uso da impressora 3D para imprimir muletas ou ataduras. “A criatividade está aí para criar e o FabLab é um lugar de prática, é para conhecer e aprender fazendo”, ressaltou Marques, no encontro.
O doutorando do Poscom/UFSM, Fabio Fernandes, discutiu sobre o uso da comunicação na divulgação e ampliação dos FabLabs no Rio Grande do Sul. Para o relações públicas, o espaço é uma oportunidade para os profissionais de comunicação e para São Borja e região. “No Fablabs, eu vou trabalhar em conjunto, dividir o meu espaço. É trabalho colaborativo, que busca ampliar o conhecimento”, afirmou Fernandes, ao falar, também, sobre as equipes multidisciplinares dos laboratórios digitais.
O Cambiando Saberes realiza encontros uma vez por mês, com a intenção de compartilhar conhecimentos entre diferentes pesquisadores e instituições de ensino. Coordenado pela professora da Unipampa, Marcela Guimarães e Silva, o projeto é aberto ao público e tem o apoio do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), da 35ª Coordenadoria Regional de Educação, Prefeitura Municipal de São Borja, Câmara Municipal de Vereadores e da Associação de Comércio e Indústria de São Borja (ACISB).
Cambiando Saberes ocorre uma vez por mês e é aberto ao público | Fotos: Larissa Burchard