Na quinta-feira (21), às 19h, os mestrandos da segunda turma do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) apresentaram no Talk Criativo os produtos e processos resultantes dos Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) executados no segundo semestre de 2018. O encontro ocorreu no La Comparsa Pub e contou com a presença de docentes do mestrado, estudantes de graduação, alunos especiais e a turma de ingressantes 2019.
Inspirado na técnica Pitch Deck que tem como objetivo uma apresentação rápida e persuasiva, muito utilizada em vendas, cada mestrando teve de cinco minutos a dez minutos para expor o trabalho. As apresentações respondiam as questões: qual produto ou processo, qual problema resolve, qual a inovação e os resultados obtidos. Ao todo foram apresentados oito trabalhos que envolviam diferentes temáticas das linhas de pesquisa “Comunicação como Indústria Criativa” e “Comunicação para Indústria Criativa”.
Na linha Comunicação como Indústria Criativa, o estudante André Marchioro trouxe o episódio piloto da animação “EiMove!” que trata sobre inteligência emocional para crianças e foi orientado pela professora Sara Feitosa.
A jornalista Lahis Welter, com orientação da docente Vivian Belochio, inovou na criação de um aplicativo para notícias audiovisuais na região noroeste, o Giro Tv.
Na área da publicidade, Priscilla Eichr elaborou o “Mapa Criativo da Public
idade”, sob orientação da professora Renata Coutinho, que gerou dados sobre a profissão em Santa Maria.
Orientado por Feitosa, o projeto “#ViUnipampa: vistas únicas do Pampa” do publicitário Fernando da Cruz produziu um banco de imagens colaborativo da universidade através da rede social Instagram.
O primeiro a apresentar da linha Comunicação para Industria Criativa foi o mestrando Anderson Lovato que teve a orientação da professora Marcela Guimarães e Silva.
Em seu trabalho “Relações Públicas e Gamification”, Lovato aliou a aplicação de técnicas de Games e a atuação do profissional de Relações Públicas em empresas públicas e privadas.
A Relações Públicas Caroline Viana contribui para a memória do Brique da Vila Belga em Santa Maria ao produzir um Anuário da feira em 2018 com a orientação da professora Carmem Abreu. Orientada pela mesma docente, a jornalista Amanda Lima escreveu o livro “Radiojornalismo no interior: sugestões de como fazer”, no qual traz a sua experiência com rádio no interior com o objetivo de qualificar o trabalho de radiojornalismo na região.
O publicitário Darlan Grziwinski projetou uma plataforma com indicadores sobre empreendedores criativos do Rio Grande do Sul, o trabalho “Indicadores e Indústria Criativa: um modelo para o Microempreendedor Individual (MEI)” foi orientado pelo professor Tiago Silva.
Ao final do Talk Criativo, os estudantes da segunda turma foram parabenizados e receberam brindes personalizados do PPGCIC. Também foram distribuídas cópias do livro “Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias”, organizado pelos professores Joel Guindani e Marcela Guimarães e Silva (PPGCIC), à nova turma.
(texto e fotos: Larissa Burchard)