O componente curricular eletivo de Comunicação, Indústria Criativa e Espaços Sociais, ministrado pela professora Marcela Guimarães e Silva, trouxe aos mestrandos do PPGCIC diversas atividades relacionadas à tendencias do mercado de trabalho. Entre elas, workshops sobre a classe criativa e os profissionais da comunicação no mercado contemporâneo.
No dia 01 de novembro, o maker Fernando Acosta Fresinghelli, egresso do curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa – campus São Borja, compartilhou suas experiências e participações em empresas multinacionais do mercado da Internet of Things (IoT), bem como apresentou o seu negócio dando dicas aos mestrando de como se inserir nesse contexto.
Já no dia 22 de novembro, o empreendedor Diego Gabbi de Azevedo, relações públicas formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), após abordar os temas empreendedorismo, inovação e criatividade, realizou o workshop “Ideias em Ação: inovação e empreendedorismo com o método Canvas”, no qual os mestrandos forma desafiados a planejar seus negócios na área da comunicação e indústria criativa.
O objetivo dos workshops foi oferecer aos mestrandos a oportunidade de trocar ideias e propostas com makers e coworkers do mercado criativo e assim se aproximar do universo da Cultura Maker e Coworking, considerados movimentos recentes e impulsionadores no processo de reconhecimento da classe criativa e das indústrias criativas no Brasil e no mundo.