Dois trabalhos de membros do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa foram aprovados e apresentados no 16º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo (SBPJor). O evento, que ocorreu em São Paulo, entre os dias 7/11 e 9/11, no FIAM-FAAM Centro Universitário – Ana Rosa, contou com a participação de pesquisadores em Jornalismo de todo o país.
A professora Dra. Vivian Belochio apresentou o trabalho intitulado como “Características do webjornalismo contemporâneo em Gaúcha ZH: transformações da plataforma jornalística”, em mesa coordenada que homenageou a pesquisadora Luciana Mielniczuk. O trabalho fala sobre a possibilidade de que as características do webjornalismo, descritas pela pesquisadora em 2003, sejam paradigmas na atualidade, configurando webjornais como plataformas jornalísticas na rede.
A mestranda Nathalia Lopes da Silva também apresentou seu trabalho, intitulado como “Comunicação e imaginário: o jornalismo como uma estratégia comunicacional para os museus públicos”. O artigo apresenta os resultados do seu projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), “Museus em Redes“, orientado pela professora Vivian Belochio.