Professora Ada Cristina Machado Silveira recebeu do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a renovação de sua bolsa Produtividade em Pesquisa.
Complementando estudos anteriores, seu atual projeto de pesquisa aborda a “Midiatização, Segurança Pública e Identidade Social nos Complexos Urbanos Fronteiriços Sulamericanos”.
Com recorte nas duas fronteiras tríplices mais expressivas do continente americano: Tabatinga (AM/BR), fronteira com Leticia (Colômbia) e Villa de Santa Rosa (Peru); e Foz do Iguaçu (PR/BR), fronteira com Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina), o projeto busca ampliar os debates acerca da noticiabilidade construída midiaticamente em torno das fronteiras internacionais brasileiras, como forma de promover o conhecimento sobre agendas locais, mas que são de interesse nacional, destacando os aspectos de sua identidade social. Objetiva ainda, reconhecer a cena enunciativa com foco na noticiabilidade da segurança pública através da abordagem da midiatização, bem como combater os estereótipos e estigmas relacionados às esses Complexos Urbanos Fronteiriços.
Com a renovação da bolsa, professora Ada pode dar sequência aos estudos das comunidades de comunicação em regiões de fronteira.
Pesquisadora Produtividade CNPq desde 2009, Ada é professora colaboradora do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa e atua na linha de pesquisa “Comunicação para Indústria Criativa”.