Na manhã desta segunda-feira (26/02), os estudantes de Enologia da Unipampa realizaram a última colheita da safra 2024 no Vinhedo Experimental da Unipampa, em Dom Pedrito/RS.
A safra 2024 trouxe muitas dificuldades, principalmente pelo acumulado de chuvas nos períodos de floração e maturação, o que desencadeou em moléstias fúngicas, como míldio e podridões. Outros problemas também foram reportados em nosso vinhedo, como o ataque de pássaros e insetos. Nas fotos a seguir, registros de doenças fúngicas e ataques de insetos obtidos em dias anteriores.
Por se tratar de um vinhedo experimental, ou seja, uma coleção de variedades, clones e porta-enxertos, muitas colheitas são realizadas ao longo da safra. Os critérios de colheita são definidos principalmente pelo ponto de maturação das uvas, mas também outros fatores são levados em consideração, como: logística, minimização de perdas e disponibilidade de matéria-prima para as aulas práticas de vinificações.
Diferentemente das safras 2022 e 2023, onde muitas uvas alcançaram elevados teores de açúcar, originando vinhos nobres (vinhos com teor alcoólico superior a 14% vol., obtido de forma natural), a safra 2024 originará vinhos de média estrutura e com menor potencial alcoólico em sua maioria, com características mais jovens.
As dificuldades impostas pela safra já citadas, somadas a uma previsão de chuvas para a semana em Dom Pedrito, tornaram necessária a realização da última colheita das uvas em nosso vinhedo no dia de hoje (26/02). Foram colhidas as uvas Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Touriga Nacional e Alicante Bouschet. As uvas serão destinadas para vinificações na disciplina de Práticas Enológicas I e pesquisas de trabalhos de conclusão de curso (TCC).
Texto: Wellynthon Cunha