Elaboração do texto: Profa. Aline Leves
No dia 27 de novembro de 2025, discentes do Componente Curricular de Prática Jurídica III, do Curso de Direito da Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja/RS, participaram de uma visita técnica telepresencial monitorada ao Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) – Palacete Conde de Sarzedas. A atividade, realizada de forma online no turno da tarde, foi organizada e conduzida pela Professora Dra. Aline Michele Pedron Leves, titular da disciplina. A visita contou com transmissão de vídeo institucional e interação ao vivo com a equipe do Museu, que apresentou aos/às estudantes a história, a função institucional e o patrimônio cultural preservado pelo espaço.
O Museu do TJSP tem como missão preservar os bens culturais do Poder Judiciário Paulista e brasileiro, promovendo a coleta, catalogação, conservação, comunicação e exposição de seu acervo, que integra a memória histórica da Instituição. Durante a atividade, os(as) acadêmicos(as) puderam conhecer aspectos relevantes sobre a evolução do Poder Judiciário e a importância do acervo material e imaterial resguardado para as futuras gerações, vivenciando uma aproximação prática e enriquecedora com a trajetória institucional da Justiça nacional.
Complementando as atividades práticas do componente curricular, no dia 3 de dezembro de 2025, os(as) estudantes também realizaram uma visita técnica virtual monitorada ao Palácio da Justiça de São Paulo, sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP). O edifício, marco arquitetônico do centro histórico da capital, foi construído entre 1920 e 1942 e apresenta estilo eclético com influências neoclássicas e barrocas.
No decorrer da visita, a equipe responsável guiou os(as) acadêmicos(as) pelos principais ambientes do Palácio, como o Salão dos Passos Perdidos, o Salão do Júri e o Salão Nobre, destacando elementos históricos, artísticos e estruturais, como o uso de diferentes tipos de mármore e granito, vitrais com referências à justiça (como o da deusa Têmis) e a preservação de elementos originais. A atividade possibilitou que os/as discentes compreendessem a história da Corte Paulista, o papel institucional do maior Tribunal de Justiça brasileiro e a relevância cultural e jurídica do edifício, reconhecido como um dos mais emblemáticos do mundo.
Ambas as visitas técnicas representaram etapas significativas na formação acadêmico-profissional dos(as) discentes, ao oferecerem uma experiência concreta e aprofundada acerca da história e da estrutura de duas importantes instituições do Poder Judiciário Paulista. A vivência permitiu uma aproximação qualificada com o patrimônio jurídico-cultural nacional e contribuiu para o desenvolvimento de uma compreensão mais ampla, crítica e contextualizada sobre a atuação do Judiciário a partir da sua relevância histórica e social.
– SITE:
www.tjsp.jus.br/museu
www.tjsp.jus.br/Memoria/PalacioJustica/PalacioJustica
– YouTube: www.youtube.com/@tjspoficial

