O projeto enCINE Direito, com o apoio do GFronte, convida toda a comunidade acadêmica para a Sessão de Cine Debate com exibição do filme “A Onda”

🎬 O projeto enCINE Direito, com o apoio do GFronte, convida toda a comunidade acadêmica para a Sessão de Cine Debate com exibição do filme “A Onda” (Die Welle, 2008), uma reflexão poderosa, baseada em fatos reais, sobre autoritarismo, comportamento coletivo e os limites da liberdade. Venha assistir o filme, comer pipoca, tomar café e debater conosco!

🗓 Data: 04 de junho de 2025
🕝 Horário: 14h30min
📍 Local: Auditório Mara Ribeiro – Campus II da UNIPAMPA, Sala 3306.

*A atividade de pesquisa terá certificação de horas para os/as participantes!
Não perca!

Núcleo de Estudos em Temas Atuais do Direito e Assuntos Internacionais – NETDI

O Núcleo de Estudos em Temas Atuais do Direito e Assuntos Internacionais – NETDI convida para a palestra “A era das mudanças climáticas na perspectiva do Direito Internacional” com a Profa. Poliana Lovatto. O Núcleo tem por objetivo promover estudos jurídicos, reflexões e debates em temas atuais do direito com foco nos Direitos Humanos e Direito Internacional. Os encontros do Núcleo acontecem quinzenalmente com a discussão de temas variados. O evento ocorre no dia 03 de junho de 2025 às 17h15. Para participar basta acessar o link: https://meet.google.com/eri-vwco-ykv

As Professoras Aline Michele Pedron Leves e Larissa Nunes Cavalheiro palestraram no 5° Minicurso Diálogos em Direito Público

As Professoras Aline Michele Pedron Leves e Larissa Nunes Cavalheiro palestraram no dia 13 de maio de 2025 no 5° Minicurso Diálogos em Direito Público, vinculado a Revista Direito Público com o dossiê temático  “Direito, Sustentabilidade e Inovação Regulatória: Impactos da Transição Energética” – organizado pelos Profs. Drs. Daniel Francisco Nagao Menezes (FACAMP), Tatiana Vanessa González Rivera (UNAM-México), Luiz Carlos Pereira da Silva (UNICAMP) e Samuel Mendonça (PUC Campinas). As docentes juntamente com a Doutoranda Sabrina Lehnen Stoll (UNIJUI) abordaram o tema desenvolvido no artigo “A Promoção do Direito Climático por meio das Cláusulas de Descarbonização: Sustentabilidade e Responsabilidade Civil Objetiva Internacional”, publicado na referida revista e que pode ser acessado por meio do link abaixo: 

https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/7976

Projeto enCINE Direito – UNIPAMPA Campus São Borja realizou uma visita institucional à Facultad de Derecho y Ciencias Sociales y Políticas da Universidad Nacional del Nordeste (UNNE)

 

Na terça-feira, 29 de abril, o Projeto enCINE Direito – UNIPAMPA Campus São Borja realizou uma visita institucional à Facultad de Derecho y Ciencias Sociales y Políticas da Universidad Nacional del Nordeste (UNNE), na cidade de Santo Tomé, Argentina, com o objetivo de articular atividades em parceria no âmbito do convênio já existente entre as universidades.

A comitiva do projeto contou com a presença da professora Dra. Aline Leves (coordenadora), da professora Dra. Larissa Cavalheiro (coordenadora adjunta) e da professora Me. Thais Olea (pesquisadora e colaboradora). O grupo foi recepcionado pelo professor Carlos Cesar Ramirez Sosa, docente e advogado da UNNE, Co-Diretor Acadêmico da Faculdade de Direito, Ciências Sociais e Políticas e Procurador Investigador do Município de Santo Tomé.

Durante a visita, foram discutidas ações conjuntas que favoreçam o intercâmbio cultural e científico, a reflexão crítica e a formação cidadã de estudantes e docentes brasileiros e argentinos.

As atividades previstas para o segundo semestre de 2025 incluem sessões de cine-debate, produção de materiais acadêmicos e o fortalecimento das redes de pesquisa e extensão em áreas como Direito, Cidadania, Interculturalidade, Geopolítica, Meio Ambiente e Novas Tecnologias.

A articulação reafirma o compromisso do projeto enCINE Direito com a internacionalização do ensino jurídico e com a promoção do diálogo acadêmico entre Brasil e Argentina.

Por: Hamilton de Lima Souza

Créditos: Assessoria do projeto

Projeto de extensão universitária “Leãozinho Unipampa São Borja”

Melhorar as condições de vida da população é um objetivo assumido por 193 chefes de Estado do mundo desde 2015, quando foi criada a Agenda 2030, e estabelecidos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ocorre que, para alcançar as 169 metas estabelecidas, é preciso a participação de todos, governantes, população,  sociedade civil organizada, entidades e universidades, tanto no plano global como local.

É nesse contexto que se insere o projeto de extensão universitária “Leãozinho Unipampa São Borja”, lançado no dia 29/04/2025 com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, que consiste em uma atividade que une teoria e prática junto à disciplina de Direito Tributário I, do Curso de Direito do Campus São Borja, e atende às novas diretrizes do MEC no que diz respeito à curricularização da extensão nos cursos de ensino superior.

Sob a coordenação da Professora Dra. Aline Fagundes dos Santos, docente da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus São Borja/RS, e em parceria com a Receita Federal – núcleo de Uruguaiana-RS, dos alunos da disciplina de Direito Tributário I – 2025/1, e demais colaboradores, o projeto visa demonstrar a função extrafiscal dos tributos e mobilizar a comunidade local quanto à importância de sua participação, por meio da destinação de parte dos recursos do Imposto de Renda para entidades locais voltadas para a proteção de crianças, adolescentes e idosos.

Entende-se que a tributação tem um papel importante no cenário nacional, e que os valores arrecadados pela União, decorrentes do Imposto de Renda, representam um volume expressivo de recursos que ingressam nos cofres públicos, mas o que muitos contribuintes não sabem é que podem destinar parte desses valores ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo do Idoso.

Assim, o projeto “Leãozinho Unipampa São Borja” visa esclarecer e orientar quanto aos aspectos legais da destinação desses valores pelos contribuintes, o repasse dos recursos para as entidades cadastradas até o processo de prestação de contas, e com isso demonstrar como este ato pode transformar a realidade de São Borja.

Esses recursos são uma forma legal de contribuir com projetos sociais da comunidade.