Galerias

São Borja recebe o I Fórum Indústrias Criativas nas Organizações

Refletir sobre as possibilidades de desenvolvimento social, cultural e econômico de São Borja região através do entendimento e legitimação das indústrias criativas nas organizações foi o principal objetivo do I Fórum “Indústrias Criativas nas Organizações”.

 

O evento aconteceu nos dias 06 e 07 de dezembro no Salão de Eventos da ACISB e contou com a participação de empresários, estudantes, professores, autoridades políticas e profissionais de diversas áreas.

A primeira noite de atividades do Fórum “Indústrias Criativas nas Organizações” aconteceu com intenso debate sobre Cidades Criativas, Coworking, Cultura Maker e Fab Labs. Os painelistas, Fabio Fernandes (Cidades Criativas); Emanuelle Bueno e Franceli Couto (Coworking); Margarida Goldschmidt e Renata Antunes (Cultura Maker e Fab Labs), trouxeram importantes reflexões sobre as temáticas, buscando conscientizar o público presente para as possibilidades de pensar São Borja como uma cidade criativa, um espaço de desenvolvimento das/para indústrias criativas.

Na segunda noite do evento, a sequência de reflexões aconteceu com o painel de Darlan Santos, que apresentou um mapeamento das indústrias criativas em São Borja, com base nos dados de empresas associadas à ACISB, demonstrando o potencial empresarial para economia criativa no município. Uma palestra sobre Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo com Silon Junior Procath da Silva, coordenador de empreendedorismo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) da UFSM. Encerrando as atividades do Fórum, a jornalista e mestranda em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa, Greice Meireles realizou o pré-lançamento da Websérie “São Borja Conectada”, produto de comunicação como indústria criativa disponível em: https://www.facebook.com/SBConectada/

O I Fórum “Indústrias Criativas nas Organizações foi promovido pelo PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa; OMiCult – Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais; ACISB; Programa Qualifica São Borja; e Governo Municipal.