

Título: Recicla São Borja
- Discente: Anelise da Costa Andres
- Docente (orientadora): Profa. Dra. Renata Corrêa
Resumo: Recicla São Borja é um projeto construído a partir do reconhecimento da necessidade urgente de uma comunicação efetiva quanto à importância da conscientização do correto destino dos resíduos sólidos. Foi planejado e criado como um material educativo, em formato multiplataforma para trazer informações e ensinamentos sobre as formas de descartar os resíduos, e os locais apropriados para tal, no município de São Borja.
Para que o conteúdo pudesse chegar ao maior número de pessoas possíveis, é apresentado em diferentes plataformas, desde as mais modernas, como nas redes sociais digitais, até nos tradicionais meios de comunicação, como o rádio. Nas plataformas digitais, está presente no Tik Tok, com a intenção de apresentar a um público jovem, futuro do nosso país, e nos meios de comunicação tradicionais, alcançou duas emissoras de rádio locais, a Fronteira FM e Cultura AM, que juntas conseguem alcançar públicos de diferentes faixas etárias, e de diferentes classes sociais, já que cada uma das emissoras alcança realidades diferentes de hábitos.
- Palavras-chave: reciclagem, conscientização, comunicação efetiva.
- Link: Site Recicla São Borja; Tiktok.
Título: Vhi, no PN!
- Discente: Érica Rebés Gonçalves
- Docente (orientadora): Profa. Dra. Vivian de Carvalho Belochio
Resumo: A Vhi no PN! é uma avatar desenvolvida pela utilização de sistemas de Inteligência Artificial aliados às intervenções humanas. O objetivo é experimentar a Inteligência Artificial e trabalhar com ela em benefício do jornalismo de qualidade, através do Tik Tok, visando abranger o que tangia as limitações acadêmicas de ensino do telejornalismo, diante das novas tecnologias.
A Vhi apresentava semanalmente a previsão do tempo para a cidade de São Borja/Rio Grande do Sul e região. As imagens representativas foram produzidas dentro do TikTok com os próprios recursos disponíveis através de suas ferramentas de AllGreenscren, que reproduzia por imagens o que era solicitado através de pequenas frases. Foi assim, que ao longo do processo de produção, estas imagens foram aperfeiçoando-se, provando que a Inteligência Artificial possui a capacidade de melhorar as suas criações à medida que são solicitadas e abastecidas com referências.
- Palavras-chave: inteligência artificial, jornalismo digital, tiktok.
- Link: Vhi, no PN! Tiktok.
Título: Guia Eficiente: Guia para produzir conteúdos com acessibilidade comunicativa para mídias deficientes
- Discente:Juliana Alves Bral
- Docente (orientador): Prof. Dr. Marco Bonito
Resumo: O Guia Eficiente é um produto técnico criado com um propósito claro: promover a acessibilidade comunicativa no jornalismo regional. O guia foi criado com o intuito de que os conteúdos jornalísticos se tornem cada vez mais inclusivos para as pessoas com deficiência, garantindo que todos, independentemente de suas limitações, possam ter acesso à informação de forma igualitária. O site proporciona conteúdo acessível para uma ampla variedade de deficiências e tipos de mídia. Foi uma construção cuidadosa, pensada para garantir que cada tipo de deficiência tivesse suporte adequado. Deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência motora, deficiência cognitiva: todos esses públicos encontram aqui conteúdos elaborados com base em suas necessidades específicas.
A ideia é garantir que jornalistas e profissionais de comunicação possam acessar o material de forma prática e eficiente, para que eles possam aplicar a acessibilidade nas diversas plataformas com as quais lidam no dia a dia. O guia foi criado para ser versátil, para adaptar as soluções às mais diferentes necessidades e formatos, com um único objetivo: fazer a comunicação mais inclusiva, acessível e consciente.
- Palavras-chave: acessibilidade comunicativa, jornalismo, mídia deficientes.
- Link: Guia Eficiente; Instagram.
Título: Fan Journey: Website expositivo e exploratório sobre Estudos de Fãs
- Discente: Julianny Ribeiro Cardoso
- Docente (orientadora): Profa. Dra. Alciane Baccin
Resumo: O Fan Journey é uma ferramenta de divulgação científica sobre os Estudos de Fãs, sua evolução e perspectivas ao longo do tempo. Foi desenvolvido com o intuito de popularizar e ‘desestereotipar’ as pesquisas desenvolvidas nesta área multidisciplinar e apresenta uma linguagem simples, para que o conteúdo seja de fácil entendimento. O website tem o intuito de oferecer uma explicação lógica e acessível sobre o histórico das pesquisas conhecidas como Estudos de Fãs, suas principais ondas, bases teóricas e um panorama das pesquisas no Brasil. O conteúdo é voltado para um público que, embora não esteja inserido na academia, tem interesse tanto nos elementos da cultura pop quanto nas organizações de fãs e nos fenômenos que elas representam.
- Palavras-chave: estudos de fãs, comunicação digital, divulgação científica.
- Link: Fan Journey.
Título: Timpá: um filme sobre o cinema brasileiro e a produção audiovisual dos povos indígenas brasileiros
- Discente: Tuãne Araújo
- Docente (orientador): Prof. Dr. Joel Guindani
Resumo: Timpá é um filme que revela a jornada pelo universo do cinema brasileiro e pela vibrante produção audiovisual das comunidades indígenas. É mais do que um simples documentário; é uma celebração da autodeterminação audiovisual, desafiando preconceitos do passado e enfatizando a importância da voz e visibilidade às narrativas indígenas no cenário cinematográfico brasileiro. Nasceu como um projeto de mestrado, convidando o público a refletir, através de um filme, sobre o poder do cinema como ferramenta de descolonização cultural. Desafio preconceitos arraigados no passado e sublinho a grande importância às narrativas indígenas no cenário cinematográfico brasileiro.
É mais do que um filme; é um chamado à ação. Uma chamada para quebrar as correntes dos estereótipos, para que as histórias indígenas possam ecoar e ressoar em cada coração que se permitir ouvir. Juntos, exploramos a complexidade, a beleza e a resistência das narrativas indígenas, contribuindo para a construção de um futuro em que a diversidade é não apenas reconhecida, mas celebrada como a força propulsora que enriquece nossa sociedade. É sou o eco de uma mudança, uma reverberação que ecoa através da lente do cinema, guiando-nos em direção a uma compreensão mais profunda e respeitosa de quem somos como povo. Sou o Timpá.
- Palavras-chave: povos indígenas, cinema brasileiro, documentário.
- Link: Timpá.

Título: Nós: cartilha interdisciplinar para o ensino de Artes e Ciências
- Discente: Jazz Ferreira da Rosa Martinez
- Docente (orientadora): Profa. Dra. Juliana Zanini Salbego
Resumo: A Nós é uma cartilha educativa criada para contribuir com o ensino interdisciplinar entre Artes e Ciências. Seu objetivo é oferecer referências e metodologias que auxiliem professores a conectar essas duas áreas, tornando o ensino mais integrado e envolvente. A cartilha surge como uma resposta aos desafios enfrentados por professores da rede pública, especialmente no cenário pós-pandemia, como dificuldades dos estudantes em interpretar dados científicos, investigar fenômenos e aprofundar conteúdos devido à falta de tempo e aos impactos do ensino remoto emergencial.
Diferente de um manual rígido, a Nós se propõe como um mapa, apresentando possibilidades de caminhos para a interdisciplinaridade. Seu propósito é incentivar abordagens criativas que unam teoria e prática, valorizando também os referenciais dos próprios estudantes. A cartilha é voltada para professores da rede pública do Rio Grande do Sul e contém seis capítulos abordando temas como: Contextualização das bases curriculares estaduais; reflexões teóricas interdisciplinares; sugestões e exemplos de integração; metodologia interdisciplinar; acessibilidade.
- Palavras-chave: ensino interdisciplinar, artes e ciências, educação.
- Link: Nós.
Título: Sinergia Social Net Rede social para a comunicação interna da Fidene/Unijuí
- Discente: Lays Elisandra Madeira Borges
- Docente (orientador): Prof. Dr. Gabriel Sausen Feil
Resumo: A Sinergia Social Net é uma rede social interna criada para melhorar a comunicação dentro da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí) e suas instituições mantidas pela Fundação Fidene, como o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e a Rádio Unijuí FM.
Seu objetivo é fortalecer a comunicação entre os cerca de mil colaboradores da Unijuí, incluindo professores, técnicos administrativos e de apoio, proporcionando um espaço mais eficiente para alinhamento estratégico, engajamento, confiança e trabalho em equipe. A rede foi criada para substituir e aprimorar o Unijuí Virtual, tornando a comunicação mais interativa, colaborativa e acessível dentro da instituição.
- Palavras-chave: rede social, comunicação interna, colaboradores.
Título: Projeto Reagi: Reação Estratégica em Assuntos de Gestão de Crise de Imagem
- Discente: Tamíris Centeno Pereira
- Docente (orientadora): Profa. Dra. Juliana Salbego
Resumo: O Reagi (Reação Estratégica em Assuntos de Gestão de Crise de Imagem) é um projeto desenvolvido para fortalecer a atuação da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Unipampa na gestão de crises de imagem. Diante de um cenário cada vez mais conectado e dinâmico, identificou-se que a ACS enfrenta desafios como falta de recursos e capacitação, o que limita sua capacidade de resposta em momentos críticos. Para enfrentar essas dificuldades, o projeto propõe ações estratégicas, incluindo a criação de uma cartilha digital, que servirá como guia para a gestão de crises e estratégias de comunicação, além da capacitação da equipe da ACS e gestores da Unipampa, por meio de treinamentos e formações online.
Outro objetivo do Reagi é fomentar uma cultura de comunicação proativa, incentivando a comunidade acadêmica a atuar na preservação da imagem institucional. Como parte dessas iniciativas, foi realizada uma formação online nos dias 7 e 8 de novembro, reunindo 15 participantes, entre gestores e servidores da ACS, para discutir desafios e boas práticas na gestão de crises de imagem. Com essas ações, o projeto busca tornar a ACS mais preparada para responder rapidamente a situações críticas, protegendo a reputação da Unipampa e fortalecendo a confiança de seus stakeholders.
- Palavras-chave: assessoria de comunicação, gestão de crise de imagem, instituições.
- Link: Cartilha Reagi.
Título: Tech Talk no Metaverso: Compartilhando vivências e conhecimentos profissionais em um ambiente dinâmico de tecnologia
- Discente: Thiago Depoi Stoll
- Docente (orientadora): Profa. Dra. Marcela Guimarães e Silva
Resumo: O Tech Talk no Metaverso é um projeto de pesquisa e desenvolvimento cujo objetivo principal foi criar um guia digital para auxiliar na organização e execução de eventos no Metaverso. A iniciativa surgiu a partir da necessidade de documentar e compartilhar as experiências adquiridas durante a realização do próprio Tech Talk no ambiente virtual, transformando-as em um material de referência para futuros organizadores. O principal resultado do projeto foi um guia prático, que oferece um passo a passo detalhado, exemplos aplicáveis e ferramentas úteis, como checklists e modelos de planejamento, facilitando a compreensão e implementação de eventos no Metaverso.
Esse material é voltado para organizadores que desejam explorar o ambiente virtual, mas precisam de orientações claras para dar os primeiros passos. Além da produção do guia, o Tech Talk no Metaverso possibilitou aprendizados valiosos sobre planejamento e execução de eventos em ambientes virtuais, oferecendo insights que podem ser aplicados em futuras iniciativas. O projeto também demonstrou o potencial do Metaverso como uma alternativa viável para ampliar o acesso a eventos, promover a troca de conhecimentos e criar novas possibilidades de interação em diferentes contextos.
- Palavras-chave: metaverso, tecnologia, ambientes virtuais.
- Link: Cartilha Tech Talk no Metaverso.
