Objetivo do Curso | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa

Objetivo do Curso

O PPGCIC identifica/reconhece uma necessidade de atuação na área da comunicação e indústria criativa, sobretudo, no que tange a região de abrangência da Universidade Federal do Pampa com suas conexões missioneiras e latino-americanas, necessidade essa que pode ser suprida com a formação de pesquisadores/profissionais em nível de mestrado profissional. Nesse sentido, este curso possui os seguintes objetivos:

1Reconhecer a comunicação no âmbito profissional da indústria criativa;

2 Capacitar o pesquisador/profissional a perceber a comunicação como um                         processo criativo ou a comunicação enquanto estratégia, técnica e instrumento para               o processo criativo;

3 Atualizar o pesquisador/profissional, inserido ou não no mercado, para o desenvolvimento teórico-prático da comunicação como/para a indústria criativa;

4Propulsionar a indústria criativa na Metade Sul do estado do Rio Grande do Sul;

5Contribuir na consolidação do campo da indústria criativa na pós-graduação em Comunicação, de modo a articular a interdisciplinaridade da área;

6Promover a articulação das políticas educacionais com as políticas culturais.

Com esses objetivos, busca-se formar pesquisadores/profissionais com capacidade para compreender, refletir e intervir nos processos e na configuração de produtos estabelecidos na articulação entre comunicação e indústria criativa. Pesquisadores que sejam, ao mesmo tempo, profissionais, formados para estudar e desenvolver intervenções, campanhas e instrumentos comunicacionais, imersos numa diversidade de cenários culturais, políticos e econômicos; ou ainda imbuídos de conceitos/noções relacionados aos mencionados cenários para, diante de situações aparentemente carentes de cultura, história e educação, portarem-se de modo atento e sensível às possibilidades de produção criativa.

O perfil do egresso, em suma, compreende um profissional que desenvolva ações reflexivas e conectadas a teorias, mas que se destaquem por suas aplicabilidades, pois motivadas por problemas encontrados nos cenários em questão e realizadas/concretizadas por meio de soluções criativas.