A Linha considera ambas as áreas – Comunicação e Indústria Criativa – como intrinsecamente articuladas, isto é, entende a atividade comunicacional como sendo em si mesma a indústria criativa, pois os processos/produtos gerados pelas profissões da comunicação podem ser vistos como processos/produtos criativos oriundos de uma produção intelectual capaz de ampliar o valor simbólico, cultural, social e/ou econômico de uma instituição, de um serviço, de um lugar.
Nesse sentido, os trabalhos desenvolvidos por essa Linha consideram a comunicação – atividade já estabelecida por sua relevância social – como a indústria criativa capaz de agregar valor a um bem e/ou serviço, tornando-se ela própria o seu diferencial, a sua inovação.
A Linha se apropria da atividade comunicacional como um processo/produto que auxilia/valoriza a indústria criativa. Isso significa que a comunicação deve contribuir, via um processo/produto comunicacional, para uma indústria criativa.
Nesse sentido, a Linha localiza a indústria criativa no objeto/cliente da ação comunicacional, de modo que o processo/produto comunicacional, ainda que possa ser entendido como inovação, foca-se na divulgação/circulação/valorização de uma inovação realizada por uma indústria criativa.
O que vale para ambas as linhas
Os subtítulos das linhas: Os temas da arte, produção audiovisual e convergência de mídias, constitutivos do subtítulo da Linha 01; e os temas da educação, memória, política e economia, constitutivos do subtítulo da Linha 02, expressam prioridades de interesses. Isto é, as linhas têm, por conta do perfil de seus/suas pesquisadores(as), a tendência de se interessar por indústrias criativas ligadas a esses temas (não excluindo outros, desde que dialoguem com as especificidades da comunicação e da indústria criativa) e/ou por processos/produtos comunicacionais engajados a esses temas.
A pesquisa aplicada (PD&I): Por se tratar de uma formação profissional, para além do desenvolvimento obrigatório de uma dissertação, o discente também deve elaborar e executar, sob orientação de um docente da linha a que estiver filiado, um Projeto de Desenvolvimento & Inovação (PD&I), o qual deve se apresentar como processo/produto comunicacional.
Com base no Documento de Área de 2019 (área Comunicação e Informação da CAPES), as linhas trazem alguns exemplos de processos/produtos que podem ser desenvolvidos: aplicativos; materiais didáticos e instrucionais; programas de mídia; manuais, guias, cartilhas e tutoriais; protocolos experimentais ou de aplicação ou adequação tecnológica; projetos de inovação tecnológica; produções artísticas etc.
De modo mais específico, a Linha 01 exibe aqui processos/produtos já executados ou em execução pelos seus discentes:
- documentário sobre a produção audiovisual na Fronteira São Borja – Brasil / Santo Tomé – Argentina;
- eBook de orientação para o gerenciamento e manutenção de mídias sociais institucionais de uma universidade;
- produção audiovisual seriada veiculada na web sobre São Borja a partir do conceito de cidade criativa;
- estratégias de comunicação multiplataforma para ampliar o alcance dos museus da região de Alegrete e São Borja;
- protótipo de série de animação infantil sobre inteligência emocional aplicada à educação;
- projeto para captação e organização de um banco de imagens temático;
- aplicativo de jornalismo audiovisual móvel direcionado à região noroeste do Rio Grande do Sul;
- eBook com mapeamento profissional na área da propaganda em Santa Maria;
- revista digital sobre São Borja;
- aplicativo de smart turism com tecnologias de proximidade;
- podcast jornalístico na região das missões;
- documentário sobre agricultura familiar;
- mostra de cinema sobre veganismo em escola;
- agência de checagem de informações;
- revista digital e colaborativa para empreendedores são-borjenses;
- canal jornalístico sobre tempo e clima;
- protótipo de aplicativo de serviços de acessibilidade;
- produto jornalístico e automotivo com conceitos de narrativa transmidiática;
- produção seriada em formato de websérie;
- websérie documental sobre tatuagem no pampa gaúcho;
- protótipo de aplicativo agregador de notícias locais nativo para smartphones;
- cartilha sobre boas práticas para comunicação em redes sociais de feiras e eventos;
- produto audiovisual polifônico e transmidiático para plataformas digitais;
- web documentário sobre música autoral feita em Ijuí;
- podcast jornalístico sobre a história do Festival Itaquiense de Teatro (FIT);
- guia prático para produções audiovisuais;
Do mesmo modo, a Linha 02 exibe aqui processos/produtos já executados ou em execução pelos seus discentes (a primeira expressão se refere ao processo/produto e a expressão que vem depois do termo “para” se refere à indústria criativa auxiliada pelo processo/produto):
- comunicação organizacional, com Design Thinking, para um programa de pós-graduação;
- comunicação organizacional, com Design Thinking, para uma incubadora;
- processo comunicacional, com Design Thinking, para uma produtora de softwares;
- mídia social, em multiplataformas, para uma universidade;
- guia, em livro, para o radiojornalismo no interior;
- gamificação para as relações públicas;
- anuário para uma feira;
- indicadores da economia criativa, em aplicativo, para o microempreendedor individual;
- vídeo institucional para um projeto social;
- vídeos para relatórios de pesquisadores/cientistas;
- mapeamento digital para cadeia produtiva carnavalesca;
- guia de design Design Thinking para eventos;
- aplicativo para lugares boêmios de São Borja;
- site e mapa para lugares boêmios de Santiago;
- guia virtual para divulgação dos museus municipais de São Borja;
- podcast sobre as questões éticas na criação publicitária;
- plano de estratégias comunicacionais para o roteiro turístico-cultural;
- planejamento ágil de comunicação para campanhas de financiamento coletivo;
- narrativas jornalistas para o Instagram do GT Mulheres na Ciência da UNIPAMPA;
- guia de método para análise de peça comunicacional;
- website sobre indústria da música no Brasil;
- cartografia do potencial histórico/antropológico da região Missioneira;
- guia de Comunicação para Profissionais do Artesanato do Projeto Esperança/Cooesperança;
- mapeamento dos Festivais de Teatro do Interior do Rio Grande do Sul;
- guia de marketing para autores nacionais e produtores de conteúdo literário;
- laboratório de comunicação digital para pequenos empreendedores e empreendimentos socioambientais;
- revista digital sobre educação;
- protótipo de aplicativo voltado ao turismo na Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul.
A dissertação: Como trabalho final a ser desenvolvido pelo discente, sob orientação de um docente, as linhas recomendam, a exemplo do já mencionado Documento de Área, uma “dissertação agregada com a formulação de um produto”. Isto é, o desenvolvimento de uma dissertação é, para este Programa, obrigatório, assim como o desenvolvimento de um processo/produto comunicacional (PD&I); mas, além disso, as linhas recomendam que os dois trabalhos sejam articulados.