História do Programa | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa

Discente do PPGCIC qualifica pesquisa sobre jornalismo e identidades culturais na Fronteira Oeste

Aconteceu, no dia 19 de dezembro de 2025, a banca de qualificação da mestranda Ana Isabel da Silva Andrade, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC/UNIPAMPA). A pesquisa é orientada pela Prof.ª Dra. Luciana Menezes Carvalho tem como título “Jornalismo e a representação das identidades culturais da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul”.

A banca examinadora foi composta também pela Prof.ª Dra. Alciane Nolibos Baccin (PPGCIC/UNIPAMPA) e pelo Prof. Dr. Reges Toni Schwaab (UFSM).

O estudo tem como objetivo discutir de que forma o jornalismo contribui para a (re)construção da representatividade das identidades culturais, a partir do recorte territorial da região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Ao longo da pesquisa, a discente articula conceitos como jornalismo, cultura, identidade, território e cotidiano, buscando aproximar a reflexão teórica da realidade local.

Para Ana Isabel, a banca de qualificação representou um momento significativo em sua trajetória acadêmica. “Foi um momento no qual recebi um primoroso feedback sobre o que venho produzindo. As contribuições e o diálogo com os professores trouxeram novas perspectivas e insights enriquecedores para a continuidade da pesquisa”, destacou. Segundo a mestranda, a experiência reforçou a motivação para a etapa final do trabalho, contribuindo para o amadurecimento da pesquisa.

Texto: Beatriz Chetco

A integração das inteligências humanas e artificiais no jornalismo é tema de dissertação defendida no PPGCIC

A discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC/UNIPAMPA), Érica Rebés Gonçalves, realizou a defesa de dissertação no dia 18 de dezembro de 2025, com o título “Da redação ao algoritmo: integração de inteligência artificial e inteligência humana nas estratégias do jornal Estadão”.

A banca examinadora foi composta pela orientadora do trabalho, profa. Dra. Vivian de Carvalho Belochio, e pelas professoras Dra. Alciane Nolibos Baccin e Dra. Roberta Roos Thier.

O objetivo central da pesquisa foi compreender como a potencialização da inteligência artificial (IA) pode agregar de forma positiva estratégias às rotinas de franquias jornalísticas, a partir do estudo de caso do Estadão no TikTok.

A discente Érica destacou que sua trajetória no PPGCIC foi fundamental para seu amadurecimento acadêmico e profissional. Segundo ela, “as trocas e inquietações para o pensar crítico sobre as práticas jornalísticas foram cirúrgicas por parte da minha orientadora Vivian Belochio”, além da contribuição de todo o corpo docente e dos colegas que atuam em diferentes áreas correlatas.

Texto: Beatriz Chetco

Professor do PPGCIC atinge o mais alto nível da carreira docente

A Comissão Local de Concurso do Campus São Borja realizou, no dia 19 de dezembro, a banca de defesa de Memorial Descritivo para promoção à classe de professor titular do docente Gabriel Sausen Feil. Gabriel é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) e docente no curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa.

A sessão integrou o processo de progressão na carreira docente e reuniu a comunidade acadêmica para acompanhar a trajetória profissional, acadêmica e institucional apresentada pelo professor no memorial.

A comissão examinadora foi composta pela Prof.ª Maria Beatriz Moreira Luce, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); pela Prof.ª Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan, professora titular da UFRGS; e pelo Prof. Júlio Roberto Groppa Aquino, professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

O projeto gráfico do memorial é de autoria de Fabiano Neu, egresso do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAMPA.

O link para a versão impressa está disponível no Clube de Autores e a versão digital está disponível gratuitamente para download aqui.

Texto: Beatriz Chetco

Discente do PPGCIC qualifica dissertação sobre “Competências plurais no setor público: o Guia de Linguagem Simples da Unipampa”

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) realizou, no dia 11 de dezembro de 2025, a banca de qualificação da dissertação da discente Myrelle Ferreira Gonçalves Rodrigues.

Intitulado “Competências plurais no setor público: o Guia de Linguagem Simples da Unipampa”, o trabalho investiga a aplicação da Linguagem Simples na comunicação pública, com foco na construção de materiais mais acessíveis, éticos e comprometidos com o direito à informação. A pesquisa busca refletir sobre competências comunicacionais no setor público a partir da experiência do Guia de Linguagem Simples da Unipampa.

A qualificação marcou um momento importante no percurso acadêmico da discente. “Mais do que uma etapa obrigatória, ela representa a chance de submeter meu trabalho a leituras atentas, experientes e generosas, que me ajudaram a tensionar ideias, rever caminhos e enxergar novas possibilidades”, destacou.

Para Myrelle, a pesquisa tem sido um exercício constante de articulação entre teoria e prática. “Tem sido um percurso de aprendizado constante, com o objetivo de pensar como a comunicação pública pode ser mais acessível, mais ética e mais comprometida com o direito à informação”, afirma. Após a qualificação, a pesquisadora relata a sensação de estar seguindo um caminho mais consciente dentro da pesquisa.

O trabalho é orientado pela Prof.ª Dra. Marcela Guimarães e Silva. A banca examinadora contou ainda com o Prof. Dr. Gabriel Sausen Feil e a Prof.ª Dra. Liana Braga Paraguassu, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Texto: Beatriz Chetco

PPGCIC realiza banca de defesa de dissertação sobre divulgação científica no Metaverso

O mestrando Thiago Depoi Stoll defendeu, no dia 4 de dezembro de 2025, sua dissertação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC/UNIPAMPA). Com o título “Divulgação científica por meio do Metaverso: possibilidades a partir da análise das práticas das Universidades Federais Gaúchas”, o trabalho investiga como o Metaverso pode ser utilizado como ferramenta para ampliar e qualificar a divulgação científica no âmbito das universidades federais do Rio Grande do Sul. 

A dissertação foi orientada pela Prof.ª Dra. Marcela Guimarães e Silva. A banca examinadora contou ainda com a participação do Prof. Dr. Gabriel Sausen Feil e do Prof. Dr. Bruno Siqueira, do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR).

De acordo com Thiago, a pesquisa analisou as percepções de professores e comunicadores sobre essa tecnologia, mapeou iniciativas desenvolvidas nos últimos três anos e discutiu desafios e possibilidades reais de aplicação.

Após a defesa, Thiago destaca sentimentos de alívio, orgulho e gratidão. “É uma mistura boa de missão cumprida e vontade de continuar pesquisando e aplicando tudo o que aprendi”, afirma.

Texto: Beatriz Chetco

Discente do PPGCIC qualifica dissertação sobre comunicação digital e gastronomia em São Borja

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC/UNIPAMPA) realizou, no dia 1º de dezembro de 2025, a banca de qualificação do discente Ronaldo Machado. O trabalho foi orientado pela Prof.ª Dra. Marcela Guimarães e Silva. A banca examinadora contou ainda com o Prof. Dr. Gabriel Sausen Feil e a Prof.ª Dra. Larissa Conceição dos Santos (Unipampa).

Com o título “Matrizes gastronômicas em rede: a comunicação digital dos empreendimentos gastronômicos do Cais do Porto de São Borja/RS”, o trabalho discute a comunicação digital dentro da gastronomia, entendida como parte da indústria criativa. A pesquisa tem como ponto de partida os restaurantes do Cais do Porto, analisados a partir das práticas de comunicação e da realidade desses empreendimentos.

A pesquisa surgiu a partir da inquietação do autor enquanto pesquisador em comunicação e foi construída ao longo das etapas de diagnóstico e planejamento comunicacional. Segundo Ronaldo, a proposta sempre foi desenvolver ações próximas da realidade dos atores sociais envolvidos. 

Ronaldo também destaca o caráter social da pesquisa, que envolveu oficinas digitais voltadas a pessoas com mais de 60 anos, que enfrentam mais dificuldades no uso das mídias sociais. A iniciativa buscou promover a inclusão e facilitar a participação desse público no cenário da comunicação digital.

Texto: Beatriz Chetco

Mestrando do PPGCIC qualifica pesquisa sobre produção científica em Comunicação

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC/UNIPAMPA) realizou, no dia 11 de novembro, a banca de qualificação do mestrando Antônio Fassbinder, na sala do Programa. O trabalho é orientado pelo Prof. Dr. Gabriel Sausen Feil e tem como título “A pesquisa científica em Comunicação: características do campo acadêmico a partir dos TCCs do curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa”.

A pesquisa analisa como os Trabalhos de Conclusão de Curso vêm configurando o campo acadêmico da Comunicação, identificando tendências, desafios e especificidades metodológicas da área. A banca examinadora foi composta pelo Prof. Dr. Rafael Foletto e pelo Prof. Dr. João Antônio Gomes Pereira.

Antônio explica que o tema acompanha inquietações que surgiram ainda na graduação. “Sou muito feliz de poder trabalhar com um assunto que tanto me inquietou desde a minha graduação em Publicidade e Propaganda: a pesquisa científica no campo da Comunicação”, afirma. Para o mestrando, a qualificação representou a oportunidade de aprofundar reflexões que já vinham sendo construídas ao longo da formação.

Após a qualificação, o mestrando afirma sentir-se ainda mais motivado a seguir investigando o tema. “Saio da banca de qualificação com ainda mais vontade de debater sobre os desafios e características da pesquisa científica no campo da Comunicação e em geral”, conclui.

Texto: Beatriz Chetco

PPGCIC CONVIDA PARA A INAUGURAÇÃO DO ‘MURAL ESPERANÇA’

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) convida a comunidade acadêmica e externa para a inauguração do ‘Mural Esperança’, a ser realizado no dia 05 de dezembro de 2025, às 15h, na Unipampa Campus São Borja.

O ‘Mural Esperança’ integra o Projeto de Desenvolvimento e Inovação (PDI), do mestrando Miguel Quiñonez, intitulado de ‘Paredes Criativas’, desenvolvido sob orientação do Prof. Joel Guindani e co-orientação da Profª. Juliana Salbego. A iniciativa propôs o uso da arte mural como meio de comunicação e educação na Unipampa, articulando extensão e pesquisa nos campos da arte e da comunicação.

Programação completa do evento:
15h – Cerimônia de inauguração do ‘Mural Esperança’
16h – Coffee Break e exposição dos bastidores da produção
16h30min – Passeio guiado pelo roteiro do Turismo Pretagógico, conduzido por Pépe Vargas

A parede destinada ao mural foi aprovada pelo Conselho de Campus da UNIPAMPA, e as tintas utilizadas foram adquiridas por meio do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG).

Inscrições para o passeio através do formulário.

Mestranda defende pesquisa sobre relações entre Cultura Visual e ensino de Física

A discente Jazz Ferreira da Rosa Martinez defendeu, no dia 24 de outubro, sua dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC/UNIPAMPA), no auditório Mara Ribeiro. A banca avaliadora foi composta pela Profa. Dra. Juliana Zanini Salbego (orientadora), pelo Prof. Dr. Gabriel Sausen Feil e pelo Prof. Dr. Evandro Guindani.

Com o título “Relações entre Cultura Visual e Metodologias de Ensino de Física: Estudo a partir do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), campus São Borja”, o trabalho investiga como elementos da cultura visual podem potencializar as metodologias de ensino utilizadas na Licenciatura em Física.

Segundo Jazz, a pesquisa parte da compreensão de que a visualidade não deve ser tratada apenas como recurso ilustrativo em sala de aula. “A visualidade é uma dimensão epistemológica fundamental na construção do conhecimento científico”, afirma. A dissertação analisa como docentes e estudantes se relacionam com artefatos visuais e propõe formas de qualificar o uso desses elementos no ensino.

A coleta de dados envolveu entrevistas com professores e acadêmicos, o que demandou análise prévia do Comitê de Ética em Pesquisa. “Esse processo levou cerca de quatro meses e exigiu muito cuidado com todos os protocolos. Apesar dos desafios, foi um aprendizado imenso, porque pude qualificar ainda mais o trabalho e refletir sobre as implicações éticas de cada escolha”, explica.

Jazz também destaca que sua trajetória pessoal esteve diretamente relacionada à construção da pesquisa. Ela lembra que, durante muito tempo, acreditou não ter espaço na pós-graduação. “Eu pensava que não teria capacidade para alcançar um título superior. Na graduação, fui entendendo que eu poderia ocupar esse espaço e que tinha contribuições a fazer”, relata.

Para ela, o título de mestra em Comunicação e Indústria Criativa representa um grande avanço acadêmico em sua carreira. “É o reconhecimento de que consegui ocupar esse espaço e contribuir para um ensino de Física mais crítico, acessível e atento ao papel da visualidade e da imaginação na aprendizagem.”

Texto: Beatriz Chetco

Mestrandas do PPGCIC conduzem roda de conversa sobre branquitude no Mês da Consciência Negra

Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o Comitê de Gênero e Sexualidade promoveu, no dia 18 de novembro, uma roda de conversa sobre os pactos narcísicos da branquitude, inspirada na obra de Cida Bento.

A atividade contou com mediação das mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC/UNIPAMPA) Deise Moreira e Vanessa Moura, integrantes do projeto de extensão Gencom+, que conduziram o debate com foco nas relações entre racialidade, gênero e sexualidade. A atividade foi orientada pela professora do PPGCIC, Aline Paz.

O encontro ocorreu no hall de entrada do Campus I da Unipampa e reuniu participantes interessadas(os) em refletir criticamente sobre as estruturas de desigualdade racial e seus impactos no cotidiano.