Joel Felipe Guindani e Marcela Guimarães e Silva (Orgs.)
A obra “Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias” tem como objetivo apresentar noções introdutórias sobre os principais temas abordados nos componentes curriculares do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) – Mestrado Profissional – da Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Desta forma, a obra traz reflexões necessárias à compreensão de processo, atividades e técnicas relacionadas à atuação na área da Comunicação e Indústria Criativa, com vistas à capacitação e qualificação profissional.
Os trabalhos estão organizados em quatro seções. A primeira reúne contribuições de pesquisadores convidados a refletir sobre políticas públicas e economia criativa em termos conceituais e em distintas perspectivas, de modo que possam conduzir o nosso olhar às possibilidades de compreensão e de atuação dos profissionais da comunicação neste contexto, ampliando a discussão sobre as possíveis interconexões e trocas entre as diversas atividades criativas.
Na sequência, as demais seções apresentam algumas reflexões dos autores acerca da relação entre comunicação e indústria criativa enfatizando o saber profissional da comunicação em duas condições: constituída enquanto atividade criativa, ao ser percebida enquanto comunicação como indústria criativa; e/ou constitui o setor ao fornecer estratégias, técnicas e instrumentos para a consolidação do processo criativo, sendo reconhecida enquanto comunicação para a indústria criativa. Todas as contribuições servirão de base para as discussões em sala de aula, tanto em componentes curriculares obrigatórios, como optativos do PPGCIC.
Esta obra conta com a participação dos pesquisadores Dr. Paulo Faustino, Dr. César Bolaño e Dra. Cláudia Leitão, os quais colaboram com o objetivo de construir uma rede internacional de pesquisadores a partir do PPGCIC.
A versão digital do livro pode ser acessado aqui.
Outras informações podem ser obtidas pelos e-mails: ppgcic@unipampa.edu.br ou marcelasilva@unipampa.edu.br