O Relatório de execução do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação é um documento que apresenta o percurso do mestrando e de seu professor orientador durante a consecução de seu produto ou processo em comunicação e indústria criativa. Sua efetivação é requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em comunicação e indústria criativa.
A PD&I, no PPGCIC, se materializa em dois momentos, sendo: o primeiro, no processo de planejamento desse processo ou produto, com ampla revisão da literatura e aferição de sua relevância social e regional; e o segundo por sua execução, quando as ideias inovadoras resultantes da pesquisa e do desenvolvimento são aplicadas pragmaticamente.
Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (E-ISSN 2596-2752) publica anualmente esses relatórios como forma de divulgar a produção técnico/científica dos discentes e docentes do Programa junto a comunidade acadêmica, profissionais da área, organizações e sociedade.
Para publicação na Revista, os relatórios precisam seguir as seguintes orientações:
Normas de redação
Para a redação do relatório de execução do projeto da PD&I será adotado elementos da narrativa storytelling, onde todos os envolvidos participam no relato dos fatos. O texto deve ser pensado e estruturado como uma história, onde o conteúdo possa conversar com os mais diferentes interlocutores que tiverem acesso a este relatório.
Abaixo, sugestões e orientações para a organização textual do relatório da PD&I.
Linha de Pesquisa: Comunicação para Indústria Criativa
Nessa linha, a PD&I (projeto e execução) apresenta-se como um processo de comunicação para a indústria criativa. Esse processo é constituído pelo profissional que o planejou e executou, pelo professor que o orientou e, ainda pela indústria criativa (e suas pessoas) que demandaram o trabalho de comunicação. Assim, sugere-se para esta linha a adoção do tempo verbal na primeira pessoa do plural para narrar à história. Tendo como entendimento sua construção no coletivo, exemplo: nós pensamos; nós planejamos; nós realizamos; nós conseguimos.
O relatório deve ser apresentado da seguinte maneira:
Quem somos?
Neste item, é preciso apresentar (de forma introdutória) o cenário onde a pesquisa foi desenvolvida, sua motivação, o objeto de intervenção, objetivos, metas, justificativa e processo metodológico.
Qual nosso desafio?
Apresentar a problematização do projeto de PDI.
O que fizemos?
Expor, cronologicamente, todas as etapas do processo, ações propostas e executadas, públicos envolvidos, articulando com a metodologia utilizada e cumprimento de objetivos e metas.
Qual nosso resultado?
Caracterizar os resultados obtidos com a realização do projeto de PDI (sua relevância social e regional), bem como uma breve perspectiva futura sobre este produto ou processo.
Notas de referência
Indicação de referencias bibliográfica e de outras fontes pesquisadas e utilizadas. No caso de ser necessário citar autores, instituições, sites e afins no corpo do texto, a mesma deve ser numerada e indicada nesta seção (utilizar a função “Inserir nota de fim”).
Linha de Pesquisa: Comunicação como Indústria Criativa
Nessa linha, a PD&I (projeto e execução) apresenta-se como um produto de comunicação e indústria criativa. É ele, a materialização da indústria criativa. Sugere-se, nessa linha, a adoção do tempo verbal em primeira pessoa do singular, de modo que o próprio produto pudesse conversar com o interlocutor, se apresentando e expondo como ele fora constituído, sua aplicação e benefícios de sua existência/utilização. Exemplo: Fui pensado; Sou planejado; realizei (em parceira; conjunto); consegui e etc.
O relatório deve ser apresentado da seguinte maneira:
Quem sou?
Neste item, é preciso apresentar (de forma introdutória) o cenário onde a pesquisa foi desenvolvida, sua motivação, o objeto de intervenção, objetivos, metas, justificativa e processo metodológico.
Qual meu desafio?
Apresentar a problematização do projeto de PDI.
O que fiz?
Expor, cronologicamente, todas as etapas do processo, ações propostas e executadas, públicos envolvidos, articulando com a metodologia utilizada e cumprimento de objetivos e metas.
Qual meu resultado?
Caracterizar os resultados obtidos com a realização do projeto de PDI (sua relevância social e regional), bem como uma breve perspectiva futura sobre este produto ou processo.
Notas de referência
Indicação de referencias bibliográfica e de outras fontes pesquisadas e utilizadas. No caso de ser necessário citar autores, instituições, sites e afins no corpo do texto, a mesma deve ser numerada e indicada nesta seção (utilizar a função “Inserir nota de fim”).
Regras de formatação
Fonte do título: Mulish, tamanho 52, Extra Bold, itálico, apenas iniciais em caixa alta, alinhado à esquerda.
Fonte do subtítulo: Mulish, tamanho 28, Medium, apenas iniciais em caixa alta, alinhado à esquerda.
Fonte da indicação de autor e orientador: Mulish, tamanho 14, Regular e último sobrenome negrito, apenas iniciais em caixa alta, alinhado à esquerda.
Fonte das seções: Mulish, tamanho 28, Extra Bold, primeira letra em caixa alta, alinhado à esquerda.
Corpo do texto: Mulish, tamanho 14, Regular, espaçamento entre linhas: 1,8 cm, alinhamento do texto: justificado.
Margens: Superior e inferior: 1,5 cm
Direita e esquerda: 1,5 cm
Margens: Superior e esquerda de 3,0 cm; e inferior e direita de 2,0 cm.
Quantidade de páginas: mínimo 15 e máximo 20.
Tabelas, quadros, figuras e imagens: centralizadas, enumeradas e encabeçadas pelo título, tamanho 12. Abaixo dela, indicação da fonte, centralizado, tamanho 10. Figuras e imagens devem ser inseridas no enquadramento “Tabela”, formatado na opção “sem bordas”.
Redigir o relatório no Template abaixo, conforme a linha de pesquisa e utilizando das normas citadas acima.
Template para linha 1: Comunicação como Indústria Criativa (docx).
Template para linha 2: Comunicação para Indústria Criativa (docx).