
A criação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus São Borja, tem a sua origem entrelaçada à história do referido campus. Em 2005, como resultado das reivindicações da comunidade regional pela ampliação do Ensino Superior, o Ministério da Educação (MEC) apresentou o Consórcio Universitário da Metade Sul, para implantação de uma universidade no interior do estado do Rio Grande do Sul. Esse consórcio foi firmado mediante a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica do MEC com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Assim, com o formato multicampi, a UNIPAMPA se estabeleceu em dez municípios do interior do estado. À UFSM coube implantar os campi de Alegrete, Itaqui, São Gabriel, São Borja e Uruguaiana; e à UFPel os campi de Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Jaguarão e Santana do Livramento. Sendo essas universidades responsáveis diretas pela criação dos primeiros cursos nos campi.
Em 2006, a UNIPAMPA iniciou as suas atividades em São Borja, justamente, com dois cursos da área de Comunicação: Jornalismo e Publicidade e Propaganda (além do Curso de Serviço Social). Em 2010, iniciaram-se as atividades de outro curso da área, o de Relações Públicas com ênfase em Produção Cultural.
No ano de 2013, um grupo composto por docentes do Curso de Relações Públicas concebeu e implementou o Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais (OMiCult), com o objetivo de organizar, difundir e fomentar estudos e pesquisas locais e regionais sobre as atividades criativas e culturais, através de ações pautadas pela pesquisa, pelo ensino e pela extensão. A partir das ações desenvolvidas no Observatório, percebeu-se a necessidade de ampliar e qualificar a articulação entre comunicação e indústria criativa.
Em 2015, a partir do trabalho articulado entre o OMiCult e docentes vinculados aos três cursos de Comunicação, sobretudo, líderes e membros dos grupos de pesquisa – certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Jornalismo em Redes e Convergência, Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais (GPAC) e t3xto, foi criada a Especialização, lato sensu, em Atividades Criativas e Culturais, principal fator que motivou, posteriormente, a proposição de um curso de pós-graduação, stricto sensu, em Comunicação e Indústria Criativa. A Especialização se constituiu como um dos resultados do processo de amadurecimento pedagógico com fins profissionais.
Ainda em 2015, o OMiCult, os grupos de pesquisa e a Especialização realizaram o “1º Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura” (EMiCult). Esse evento reuniu pesquisadores(as), acadêmicos(as), agentes públicos(as) e produtores(as) culturais de diversas instituições do estado, propiciando o debate sobre políticas culturais, desenvolvimento regional e atuação profissional. Juntamente com a participação intensa dos(as) discentes da Especialização, o evento começou a formar um público em potencial para um futuro curso de mestrado nessa área de interesse.
Dessa trajetória, em 2015, esse coletivo, composto pelo Observatório, pelos grupos (o grupo Relações de Fronteira: história, política e cultura na Tríplice Fronteira Brasil, Argentina e Uruguai foi incorporado) e pela Especialização, construiu uma proposta de programa de pós-graduação capaz de reunir e articular as pesquisas já realizadas pelo próprio coletivo e, ao mesmo tempo, capaz de expressar as singularidades de um programa de pós-graduação em Comunicação no contexto de fronteira, na região das Missões, na Metade Sul do Rio Grande do Sul. A partir das discussões, o coletivo formatou a proposta e a submeteu ao Edital interno da UNIPAMPA e, posteriormente, à Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES).
Em 21 de outubro de 2016, a CAPES divulgou a aprovação do PPGCIC, que passou a ser o 15º curso de pós-graduação stricto sensu da UNIPAMPA e o primeiro (e até o momento o único) mestrado profissional em Comunicação do Rio Grande do Sul. À época, os/as docentes da proposta entenderam que um dos principais pontos para a aprovação do Curso foi o apoio de entidades locais, como a Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviços e Agropecuária de São Borja (ACISB), o Sindicato do Comércio Varejista de São Borja (Sindilojas), a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de São Borja. A articulação coletiva mostrou que a UNIPAMPA tem o potencial de criar, via pós-graduação, oportunidades para qualificar e manter os/as profissionais de comunicação e áreas afins na região.
No final de 2016, foi publicado o primeiro edital de processo seletivo para ingresso no Programa e, no primeiro semestre de 2017, o PPGCIC recebeu a sua primeira turma. Ainda que se tratasse da primeira, a turma já experimentou um cenário de pesquisa consolidado; encontrou, por exemplo, o EmiCult em sua terceira edição, que aconteceu na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI), no município de Santo Ângelo (cidade que também faz parte da região das Missões), com o objetivo de consolidar a regionalização do debate científico-profissional iniciado no ano anterior, com a realização do “2º EMiCult” na cidade, também missioneira, de São Luiz Gonzaga. Os/As mestrandos(as), mesmo estando no primeiro ano do Curso, integraram-se ao evento, seja na organização ou com apresentações de trabalhos.
Com o objetivo de ampliar a sua contribuição no processo de desenvolvimento regional e se consolidar como um importante ator no processo de capacitação técnico-profissional, o PPGCIC, ao longo dos anos, implementou uma série de ações que resultou em integração com agentes sociais regionais, como outras instituições de Ensino Superior, organizações da sociedade civil e órgãos públicos. Nos três primeiros anos do PPGCIC (2017, 2018 e 2019), destacaram-se ações desenvolvidas em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus São Borja, sobretudo, com os cursos de bacharelado Sistema de Informação e Gastronomia; com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) – Campus Ijuí; com a URI – Campus Santo Ângelo; com a UFSM na criação da seção “Comunicação e Indústria Criativa” dentro da “Revista Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática”; e, em especial, com o “Fórum Permanente de Cultura Brasileira”, na realização, em 2017, do “I Seminário de Políticas Públicas e Cultura Política nas Missões Jesuítico-Guarani”, que contribuiu no reconhecimento do Sítio Arqueológico de São Francisco de Borja (foi homologado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN) e, por consequência, impulsionou projetos de PD&I e trabalhos dissertativos futuros do PPGCIC.
Ao mesmo tempo em que o PPGCIC empreende ações de consolidação no contexto regional, busca articulação nacional e internacional, estabelecendo parcerias. No ano de 2019, passou a integrar a Rede Ibero-Americana de Economia Criativa, que reúne programas de pós-graduação do Brasil, tais como a Universidade Feevale, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), e de Portugal, a Universidade Católica Portuguesa (UCPorto).
Além disso, no mesmo ano, docente permanente do Programa passou a integrar a equipe do projeto “Comunicação para o Desenvolvimento: Rede Colaborativa Lazos América Latina”, que teve como proponente a UFSM e a Universidad Nacional de Quilmes, da Argentina; e o Grupo de Pesquisa t3xto passou a integrar a Rede Temática de cooperação, comunicação, cidadania, educação e integração da América Latina (Rede AmLat), que envolve diversos grupos de diferentes países latino-americanos.
O ano de 2019 também foi importante ao Programa no que diz respeito à implementação de seu processo de autoavaliação e planejamento estratégico. Em novembro desse ano, o PPGCIC promoveu o seu primeiro “Seminário de Autoavaliação e Planejamento” e, em dezembro, recebeu, presencialmente, o seu Coordenador de Área (CAPES), professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Edson Dalmonte, oportunidade em que os corpos docente e discente puderam discutir com o Coordenador detalhes da ficha de avaliação e possíveis estratégias para o futuro do Programa.
No ano de 2020, em função da Pandemia COVID-19, que afetou o mundo, a atuação do PPGCIC passou por algumas mudanças e adaptações com o objetivo de contornar a situação e garantir o funcionamento das atividades de pesquisa, ensino, extensão e gestão. As atividades do PPGCIC (reuniões, encontros dos grupos de pesquisa, aulas etc.) foram realizadas remotamente, seguindo orientações institucionais.
Pensando na manutenção da inserção do Programa no contexto local e regional, mesmo em meio ao cenário da Pandemia, o PPGCIC integrou o Grupo de Trabalho (GT) da UNIPAMPA “Enfrentamento à COVID-19”, instituído pelo Reitor através da Portaria 815, de 27 de março de 2020. Docentes e discentes do Programa desenvolveram ações de comunicação para o referido GT e para o projeto “Ações de Comunicação” da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em que foram desenvolvidas ações para dar publicidade às atividades realizadas pela Pró-Reitoria e pelos dez campi da UNIPAMPA. O projeto foi coordenado por docente permanente do PPGCIC e teve o apoio técnico de egresso do Programa e de estudantes do Curso de Jornalismo.
Já em seu segundo ciclo avaliativo, em 2021, o Programa participou do “I Congresso Ibero-Americano Interdisciplinar de Economia Criativa”, evento organizado pela Rede Ibero-Americana de Economia Criativa, que, como já mencionado, conta com o PPGCIC como integrante. O evento reuniu pesquisadores(as) de diferentes instituições, entre as quais a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), além das já mencionadas UNIPAMPA, ESPM, UNICAP e UCPorto. Os/As docentes do PPGCIC participaram do encontro compartilhando experiências sobre os cinco anos do Programa.
Ainda em 2021, o PPGCIC se filiou à Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) e efetivou parceria com a Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), vinculada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
Em 2022, já com todas as suas atividades retomadas à presencialidade, o Campus São Borja da UNIPAMPA recebeu, em seu Campus II, um novo prédio acadêmico, dedicando o seu terceiro andar exclusivamente para os seus então dois programas de pós-graduação. Esse fato representou um importante salto na qualidade da infraestrutura do PPGCIC, que já era satisfatória e que passou a se tornar excelente. O Programa recebeu uma sala ampla e exclusiva para a sua Coordenação; uma sala de aula, também exclusiva para atividades de ensino do Programa, mais ampla e mais equipada do que a anterior; uma sala para a criação de um laboratório; e um auditório equipado para eventos dos programas de pós-graduação.
Na sequência do ano, o PPGCIC, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP/UNIPAMPA), criou o PPGsLAB, laboratório dos programas de pós-graduação do Campus São Borja. A partir das linhas temáticas e perspectivas de pesquisa, desenvolvimento e inovação dos grupos de pesquisa e projetos ligados aos programas, o laboratório passou a possibilitar que seus/suas usuários(as) pudessem incubar suas ideias e propostas em um espaço de trabalho colaborativo e ambiente compartilhado (coworking). Ainda, tornou-se um espaço para aproximação de redes de trabalho e cooperações dos programas com organismos públicos, privados, da sociedade civil organizada e internacionais.
Em meio ao seu segundo período avaliativo, no segundo semestre de 2022, o PPGCIC recebeu o resultado de sua primeira Avaliação Quadrienal, conduzida pela CAPES. O Programa conquistou nota 4, o que representou o reconhecimento da qualidade do Curso já nos primeiros quatro anos de atuação. Docentes, discentes e egressos(as) comemoraram o resultado, principalmente, porque o parecer indicou conceito “Muito bom” nos três pilares de avaliação: “Programa”, “Formação” e “Impacto na sociedade”, composição que, geralmente, atribui nota 5. O parecer, ao seu final, explicou: “para o caso de programas novos e/ou em consolidação, a Área adotou como padrão a subida máxima de um nível”. Por isso, o PPGCIC avançou de nota 3 para nota 4.
Em junho de 2023, o PPGCIC realizou o “Brainstorming sobre criação de doutorado profissional”, com o objetivo de reunir discentes e docentes para debater a proposta de criação de um curso de doutorado. O evento teve como propósito central fomentar a troca de ideias entre os/as participantes, a partir de atividades criativas, visando à construção da proposta. Ainda que o Programa não tenha, naquela oportunidade, encaminhado a proposta, o momento foi um marco na história do PPGCIC, por ter dado um passo inicial em direção ao que deverá representar um avanço não apenas para o Programa, mas para a região fronteiriça e missioneira do Rio Grande do Sul.
Em 2024, o PPGCIC passou a integrar o “Ecossistema da Inovação”, criado pela Prefeitura Municipal de São Borja. Chama-se a atenção para o fato de que o “Ecossistema” é coordenado por um egresso do Programa. A partir dessa integração, alunos(as) do Mestrado são instigados a envolverem seus projetos a um dos eixos selecionados pelos diferentes atores do ecossistema: “Agro”, “Logística” e “Turismo”.
Por fim, em termos de Histórico do Programa, torna-se importante registrar ações do PPGCIC que perpassam os anos e os quadriênios: projeto “Cambiando Saberes”, projeto “Pit Stop da Criatividade”, evento “Talk Criativo” e revista “Comunicação e Indústria Criativa: pesquisa, desenvolvimento & inovação”.
O projeto “Cambiando Saberes” é um projeto de extensão que projeta, executa e registra diferentes eventos e/ou atividades do Programa. Em 2024, por exemplo, promoveu, em junho, a “Exibição do filme ‘A flor de Gigóia’ e bate-papo com diretor e atores” e, em julho, o evento “Depois das 18: Um câmbio de saberes sobre criatividade, inovação e desenvolvimento municipal”. Por meio desse projeto, o PPGCIC realiza ações que permitem a articulação do Programa com eventos acadêmicos e voltados à comunidade local. Com isso, vem viabilizando trocas com pesquisadores(as) de instituições de pesquisa brasileiras e estrangeiras e com profissionais e instituições públicas e privadas da Fronteira Oeste.
O projeto “Pit Stop da Criatividade” é também um projeto de extensão que projeta, executa e registra diferentes eventos e/ou atividades do Programa; mas, se o “Cambiando Saberes” foca mais no diálogo envolvendo temas diversos, em que o PPGCIC é um promotor de conhecimento, o “Pit Stop da Criatividade” foca no próprio Programa, chamando os públicos para discutir o PPGCIC. É nesse sentido que os eventos de autoavaliação e planejamento estratégico são promovidos como atividades desse projeto. Em 2024, por exemplo, promoveu, em julho, o “Pit Stop na ACISB – Roda de conversa e coffee break com alunos do mestrado para troca de ideias e network” e, em setembro, o “2º Pit Stop da Criatividade: Evento de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PPGCIC”, que contou com a participação presencial do Coordenador de Área dos programas profissionais, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Eliezer Pires da Silva.
O “Talk Criativo” é uma mostra de produtos técnico-criativos do PPGCIC. Desde 2018, o Programa realiza um evento aberto à comunidade, em local externo à UNIPAMPA, para apresentar os processos/produtos à comunidade: Comunidade Acadêmica, empresários interessados em inovação, demais instituições de ensino com sedes no município e público em geral.
“Comunicação e Indústria Criativa: pesquisa, desenvolvimento & inovação” é uma revista eletrônica que publica, anualmente, os resultados do projetos de PD&I desenvolvidos pelos(as) mestrandos(as) do Programa.
Essas quatro ações permanentes valorizam a vocação profissional do PPGCIC e marcam a trajetória histórica do Programa no que diz respeito ao seu compromisso com o desenvolvimento regional e com a inovação no âmbito da “Comunicação e Indústria Criativa”.
