Enquanto Mestrado Profissional, o PPGCIC busca, através da reflexão e articulação de teorias, da leitura do mercado local e regional, a consecução de produtos ou processos em Comunicação e ou Indústria Criativa. A consecução desses produtos ou processos acontece por meio da PD&I – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
A PD&I se configura em um componente curricular, dividido em duas etapas: PD&I Planejamento (processo de planejamento deste processo ou produto, com ampla revisão da literatura e aferição de sua relevância social e regional) e PD&I Execução (período de desenvolvimento prático, quando as ideias inovadoras resultantes da pesquisa e do desenvolvimento são aplicadas pragmaticamente).
Entende-se como produto de comunicação e ou indústria criativa a produção de um bem ou serviço onde às materialidades da comunicação são por si só, uma indústria criativa. Esse entendimento está vinculado à linha de pesquisa Comunicação como Indústria Criativa. Um processo de comunicação e ou indústria criativa, por sua vez, é entendido como a utilização das técnicas e estratégias de comunicação e seus profissionais (relações-públicas, jornalistas, publicitários e afins) para o desenvolvimento da indústria criativa. Esta compreensão está vinculada a linha de pesquisa Comunicação para Indústria Criativa.
O desenvolvimento de um produto ou processo em comunicação e ou indústria criativa é um requisito parcial para a conclusão do curso. Pra ingressar, o candidato a uma vaga no Programa precisa apresentar uma proposta de ação prática com relevância social, local ou regional, articulando a comunicação e a indústria criativa. Com seu projeto aprovado, o discente terá um prazo de 06 meses para o aperfeiçoamento de seu projeto e outros 06 meses para sua realização. Durante todo esse caminho, o discente terá acompanhamento de seu professor orientador e, também, dos demais professores do Programa.
Ao final desses 12 meses, o discente juntamente com seu professor orientador, deverá apresentar um relatório composto de toda a trajetória de consecução desse produto ou processo, bem como os resultados obtidos e perspectivas futuras em caso de continuidade. A normatização e regulação das atividades de PD&I são feitas por meio de uma comissão própria, composta de representantes docentes e discentes.
São exemplos de produtos e processos de comunicação e indústria criativa:
- ações de comunicação integrada;
- produção audiovisual institucional em mídia eletrônica e digital;
- produção gráfica e editorial;
- projetos culturais;
- protótipo de mapeamento de manifestações e equipamentos criativos e culturais;
- marketing de produtos e serviços criativos e culturais;
- campanhas de relações públicas;
- produção de eventos;
- projetos de acessibilidade cultural;
- produção em fotografia e memória;
- ações e produtos em apoio ao patrimônio e/ou ao turismo cultural; entre outros.
Dos estudos e teorias que embasaram a formulação do projeto de PD&I, junto à reflexão de seu percurso pragmático, o discente deverá extrair insumo (problema de pesquisa) para sua Dissertação. A mesma será desenvolvida nos últimos 12 meses do Programa.