Interesse de Pesquisa dos Docentes | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa

Interesse de Pesquisa dos Docentes

Alciane Nolibos Baccin

Na comunicação existem várias maneiras de abordar a inovação, desde referência às transformações no processo produtivo e às alterações nas rotinas e perfis profissionais até às mudanças tecnológicas e aos novos produtos e formatos. Somada a isso, ainda estão as possibilidades advindas com as mídias digitais e as transformações contínuas do ambiente digital que têm proporcionado mudanças e impulsionado a inovação em várias práticas de comunicação, por isso nos interessa dominar saberes que favoreçam a produção de conteúdo interativo e dinâmico. Logo, nosso interesse de pesquisa reside em reconhecer e investigar processos e produtos inovadores nas narrativas digitais construídas, seja pela mídia ou por organizações, impulsionados pelas várias formas de abordagem da inovação. São assim acolhidos projetos que estudem e/ou desenvolvam produtos utilizando tecnologias digitais em narrativas hipermidiáticas e interativas, como aplicativos interativos e imagem 360o.

Joel Felipe Guindani

Produção audiovisual como lugar de cidadania, memória e identidade:

Compreender as produções audiovisuais (analógica ou digital) e as características sociotécnicas que as constituem produtos e produtoras de cidadania, memória e identidade a partir de atividades criativas e culturais. Também visa perceber as produções audiovisuais resultantes de processos estéticos como narrativa de experiência artística situada na perspectiva filosófica e culturológica. Pesquisa as produções audiovisuais a partir de experimentos e aplicações metodológicas que priorizem a observação participante ou a interação colaborativa em lugares de práticas comunitárias, de movimentos sociais ou em contextos sociais onde sujeitos são produtores de atividades criativas e culturais com vistas à construção da cidadania, memória e identidade.

Luciana Menezes Carvalho

Mídias Sociais Digitais e Desinformação no Ecossistema Midiático

Parte-se da perspectiva teórica da Media Ecology, para a qual os meios de comunicação constituem um ecossistema em constante transformação em suas linguagens, formatos e relações. Uma mídia é constituída não apenas por sua tecnologia, mas por aspectos institucionais, sociais e culturais. Um meio nunca morre, ele é transformado e ressignificado em sua relação com outros meios, em um sistema complexo. Na atualidade, entende-se que o ecossistema midiático é de matriz digital, permeado sobretudo pelas lógicas das mídias sociais digitais (Instagram, Tik Tok, Youtube, Twitter, Facebook e outras plataformas), que são apropriadas pelos outros meios, como a TV, o Rádio, os jornais, e passam a comandar, também, os modos de comunicar das demais instituições, por conta da midiatização. Outro fenômeno de interesse é a desordem informacional que permeia o ecossistema midiático. A desinformação nas esferas política e científica e as estratégias para seu enfrentamento são objetos de estudo. Num ecossistema midiático em que as gramáticas de funcionamento das mídias digitais ditam as regras (com seus algoritmos e modos de uso), a desinformação é potencializada, ao mesmo tempo em que as plataformas digitais podem ser usadas em seu combate.

Marco Bonito

Processos comunicacionais inovadores com Acessibilidade Comunicativa na Indústria Criativa

Meus interesses nesta linha de pesquisa do PPGCIC, estão intimamente relacionados com a inovação nos processos comunicacionais, em toda a rede da Indústria Criativa, com ênfase na Acessibilidade Comunicativa para a promoção da cidadania e dos Direitos Humanos das Pessoas com deficiência sensorial (visual, auditiva ou mental/cognitiva). Prefere-se, especialmente, projetos que visem contribuir para a resolução de problemas relativos aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, da qual o Brasil é país signatário.
Sugere-se às pessoas interessadas em desenvolver um projeto de pesquisa nesse sentido, que leiam com atenção as minhas principais publicações acadêmicas contidas no repositório https://marcobonito.academia.edu/ e também os trabalhos que orientei nos últimos anos, tanto no mestrado quanto na graduação, disponíveis no meu Currículo Lattes, para que melhor compreendam meus referenciais teóricos, metodologias de pesquisa e objetos de estudo.

Renata Patricia Corrêa Coutinho

Processos criativos na/da indústria da comunicação:

Abriga estudos que estabeleçam como foco os processos e os produtos desenvolvidos na/pela indústria da comunicação. Com o objetivo de compreender a constituição deste importante setor da indústria criativa, os trabalhos realizados sob essa orientação buscam identificar as práticas profissionais atreladas à publicidade e, as ações estratégicas implementadas em um cenário predominantemente habitado por conteúdos multiplataforma concebidos pela fusão de múltiplas linguagens.

Comunicação e sociedade:

Acolhe estudos que objetivem desenvolver conhecimento relativo à relevância social da comunicação, compreendida como atividade que articula aspectos culturais, sociais, educativos e econômicos visando, a partir do potencial crítico de suas produções, atuar propositivamente na solução de problemas da sociedade, considerando entre eles a geração de alternativas econômicas para variados setores (entre eles instituições sem fins lucrativos). Entende-se aqui, a comunicação como interventora nos processos sociais, podendo ser percebida, nesta perspectiva, como agente transformador de realidades a partir da dimensão política da produção e circulação de seus conteúdos.

Vivian de Carvalho Belochio

Produtos inovadores da indústria criativa em múltiplas plataformas de mídia:

No cenário da cultura da convergência, descrito por Jenkins (2008) como realidade marcada pela alteração do comportamento dos públicos no acesso e consumo de informações e entretenimento, tornou-se corriqueira a utilização de diferentes plataformas de mídia no cotidiano dos cidadãos. Igualmente, a manifestação dos públicos em diferentes espaços em redes digitais complexifica a ecologia midiática atual (DALL’AGNESE; BARICHELLO, 2017; CANAVILHAS, 2015). Mentalidades transmidiáticas (JENKINS, 2008) naturalizam a projeção e oferta de conteúdos em múltiplas plataformas. Com isso, modificam-se, nesse cenário, as estratégias de organizações midiáticas reconhecidas e tradicionais e as ações dos consumidores. A variedade de materiais em distintas mídias impulsiona transformações em sistemas comunicacionais consolidados, alterando as características mercadológicas e sociais das trocas estabelecidas. A partir disso, as particularidades de elementos e iniciativas da indústria criativa também podem estar se modificando, atendendo demandas características da realidade descrita, bem como gerando diferentes objetos culturais da indústria criativa (BENDASSOLI et. al., 2009). Isso num espaço paralelo, materializado pela atuação de indivíduos e organizações mediante a apropriação de funcionalidades e potencialidades de determinadas plataformas em redes digitais. Considerando a conjuntura descrita até aqui, interessam projetos do Jornalismo, da Publicidade e do Design focados na experimentação por meio da elaboração de produtos em multiplataformas, como mídias sociais digitais, mídias móveis (tablets, smartphones, wearables), Web. Também interessam projetos que propõem estratégias multiplataforma envolvendo a internet das coisas, narrativa transmidiática, comunicação ubíqua, sistemas de dados e mídias locativas, sistemas colaborativos, produção coletiva de dados, contratos de comunicação em plataformas inovadoras, entre outros.

 

Gabriel Sausen Feil

Inovação e/ou invenção: mestres e/ou esbanjadores comunicacionais

Explorar dois modos do pesquisador/profissional atuar em comunicação: como mestre comunicacional, mestre em conseguir tornar compreensíveis as necessidades dos outros (modo inovação); como esbanjador comunicacional, aproveitando o excesso de comunicação para artistar (modo invenção). Os dois modos podem se conectar, mas, ainda assim, diferenciam-se: o primeiro modo se apropria (a partir de pesquisa aplicada) da atividade comunicacional como um processo/produto em auxílio a uma indústria criativa; o segundo modo se apropria (a partir de pesquisa conceitual) da produção de singularidade a partir das noções de Texto e biografema, de Barthes, e dos conceitos ligados à ciência nômade, de Deleuze e Guattari.

Coleção de estratégias publicitárias

Estudar, nomear, sistematizar e colecionar estratégias publicitárias apresentadas por autores e/ou profissionais da área. Pensar a publicidade a partir de suas estratégias (do “como” busca alcançar seus objetivos), submetendo-as à reflexão teórico-analítica.

Juliana Zanini Salbego

Os processos de criação em âmbitos diversos da comunicação:

Pesquisas que envolvam processos criativos relativos à publicidade, ao design e diferentes tipos e produtos de mídias e suas inter-relações com a indústria criativa. Pesquisas que envolvam criação, produção e consumo de marcas, na sua dinâmica de identidade e imagem. O consumo, em seus aspectos culturais, econômicos, políticos e tecnológicos e seus impactos na sociedade contemporânea. O consumo relacionado às temáticas de diversidade social.

A comunicação relacionada à educação e à cultura visual:

Pesquisas que coloquem em foco a educação para a cultura visual e suas inter-relações com a comunicação e a indústria criativa. Estudos que problematizem e aproximem os atores dos diferentes níveis de ensino e ambientes educativos no fomento à formação de docentes de ensino básico, médio e\ou superior relativos a uma educação para a cultura visual.  Processos educacionais relacionados às dinâmicas de uma educação para a mídia e visualidades.

Marcela Guimarães e Silva

Investigações na área da comunicação de modo articulado com a indústria criativa na perspectiva da criação, constituição e manutenção de espaços sociais, contemporaneamente reconhecidos como ambientes de inovação e criatividade. Estudos sobre a comunicação enquanto processos e tecnologias integrados aos movimentos maker e coworking. Pesquisas em comunicação orientadas para a inovação social e tecnológica, por seus processos, produtos e profissionais nos espaços sociais da indústria criativa, com ênfase nas relações públicas, publicidade e propaganda e jornalismo.

Rafael Foletto

Destaca-se, enquanto áreas de interesse e pesquisa os Estudos de Recepção e consumo midiático, a comunicação rural e a sustentabilidade, a comunicação política e a transformação social e a interculturalidade e a alteridade na produção audiovisual. Desse modo, busca-se compreender a trilha dos processos midiáticos em toda a sua extensão e inter-relação, compreendendo a produção de sentidos de forma ampla, tanto na construção dos textos/discursos, quanto nas leituras e vivências dos sujeitos. Sendo assim, observa-se a comunicação como espaço de exercício de criatividade e de resistência, buscando a construção de modelos e concepções alternativas, de modo a romper com narrativas únicas e, assim, possibilitar a diversificação de saberes e formas de identificação, análise e avaliação das práticas, enfim, de modo a destacar a complexidade dos sujeitos ressaltando, por exemplo, suas diversidades socioculturais.