Área de Concentração e Linhas de Pesquisa | Programa de Pós-Graduação em Administração

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

A escolha pela área de concentração Administração se dá pela percepção de que as linhas de pesquisa atendidas pelo curso perpassam de uma forma geral a Ciências Administrativa. As duas linhas de pesquisa que compreendem essa área de concentração são: 1) Organizações e Desenvolvimento e 2) Estratégia e Sistemas. Entende-se que com as duas linhas é possível trabalhar uma amplitude de temas que buscam compreender o papel do docente e pesquisador e da Ciência Administrativa em diferentes contextos, em especial nos processos de desenvolvimento tanto das organizações como do ambiente que as cerca.


1) ORGANIZAÇÕES E DESENVOLVIMENTO

Os estudos desenvolvidos nessa linha têm como foco a compreensão dos conceitos organizacionais e as inter-relações entre sujeitos, organizações e ambiente. Busca-se compreender e analisar as dinâmicas destas relações, evidenciando os diferentes impactos sobre o desenvolvimento intra e inter organizacional e da região onde as organizações se inserem. A linha de pesquisa está alicerçada em dois núcleos temáticos principais:

a) Estudos Organizacionais e Sociedade

O núcleo temático, a partir de uma perspectiva inter e multidisciplinar, tem como objetivo a compreensão das relações entre as organizações públicas e/ou privadas e a sociedade, e estudos sobre a relações entre as pessoas no contexto organizacional, ambiental e social.

Os principais temas de interesse são: 

– Análise de políticas de educação superior;

– Gestão universitária;

– Transformações no trabalho;

– Inclusão no contexto organizacional;

– Comportamento organizacional e humano;

– Estudos sobre subjetividade, gênero e diversidade.

Os docentes vinculados ao núcleo temático são: Camila Furlan da Costa, Carolina Freddo Fleck, Igor Baptista de Oliveira Medeiros, Laura Alves Scherer, Sebastião Cerqueira-Adão .

b) Economia, Desenvolvimento e Gestão de Negócios

O núcleo temático busca compreender os processos de desenvolvimento e suas relações recíprocas com as organizações e a economia, incluindo as perspectivas social e ambiental. Nesta área destacam-se estudos de diferentes abordagens teóricas e metodológicas em torno do desenvolvimento, da economia das organizações e da gestão dos negócios. A integração desses temas possibilita a construção de conhecimentos em torno do papel das dinâmicas econômicas e sociais e das características regionais na dinâmica competitiva das organizações.

Os principais temas de interesse são:

– Economia das Organizações;

– Processos de Desenvolvimento Rural, Regional (local) e Territorial;

– Análise de Políticas Públicas;

– Gestão de Cadeias Produtivas e Agronegócios;

– Gestão Financeira.

Os docentes vinculados ao núcleo temático: Alessandra Troian, João Garibaldi Almeida Viana e Vanessa Rabelo Dutra.

2) ESTRATÉGIA E SISTEMAS

Os estudos desenvolvidos nessa linha têm como foco a compreensão da importância da estratégia, marketing, tecnologias e dos sistemas nas diferentes áreas da Administração, seus impactos nas organizações e na sociedade, bem como, para o crescimento e desenvolvimento econômico. A linha de pesquisa está alicerçada em dois núcleos temáticos principais:

a) Tecnologia, Sistemas e Inovação

O núcleo temático objetivo desenvolver estudos relacionados a sistemas, tecnologias da informação e comunicação (TIC), gestão e prospecção da inovação, com foco na compreensão e aplicação destes na construção do conhecimento, alinhados ao desenvolvimento das organizações e sociedade.

Os principais temas de interesse são:

– Cluster e redes;

– Análise de redes sociais;

– Internet e Mídias Sociais;

– Impactos das Novas Tecnologias no Indivíduo, Organizações e Sociedade

– Dependências Tecnológicas

– Mineração de dados e Inteligência Artificial;

– Relações entre Governos e Sociedade mediadas pela TIC.

Os docentes vinculados ao núcleo temático são: Claudio Albano, Gabriela Cappellari, Kathiane Benedetti Corso, Mygre Lopes, Paulo Cassanego Júnior e Rafael Camargo Ferraz.

b) Marketing, Consumo, Sustentabilidade e Sociedade

O núcleo temático objetiva a realização de estudos nas áreas de consumo, marketing, sustentabilidade e ESG (práticas ambientais, sociais e de governança), buscando compreender seus impactos na sociedade. As pesquisas se voltam a aplicações nos contextos público, social e empresarial. Tendo como foco, a compreensão do comportamento do consumidor, os processos de criação e desenvolvimento de mercados, gestão de marketing e sustentabilidade e demais temas correlatos aos impactos do consumo, do marketing, da sustentabilidade e do ESG na sociedade.

Os principais temas de interesse são:

-Estratégias de Marketing;

-Comportamento e Consumo;

-Consumidores Vulneráveis;

-Comportamento do consumidor on-line;

-Materialismo;

-Consumo: Consciente, Responsável, Ecológico, Sustentável

-Marketing Ambiental e Selos Verdes

-Consumo e seus impactos da sociedade

-ESG (práticas ambientais, sociais e de governança).

-Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

-Cultura e Consumo;

-Consumo cultural;

-Consumo de Entretenimento e Turismo.

Os docentes vinculados ao núcleo temático são: Andressa Hennig Silva, Gustavo Borges e Ricardo Alves.