UNIPAMPA publica edital para Residências Médicas na Fronteira Oeste

A formação médica na Fronteira Oeste acaba de dar um passo histórico com a aprovação de três novos programas de Residência Médica pela UNIPAMPA, marcando um avanço significativo para a região.

Os programas são:

  • Residência em Clínica Médica: vinculado ao Hospital Ivan Goulart, na cidade de São Borja. Com duração de 2 anos, serão ofertadas 2 vagas;
  • Residência em Cirurgia Geral: vinculado ao Hospital Santa Casa de Uruguaiana, na cidade de Uruguaiana. Com duração de 3 anos, serão ofertadas 2 vagas;
  • Residência em Medicina de Família e Comunidade: em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana, na cidade de Uruguaiana. Com duração de 2 anos, serão ofertadas 2 vagas.

O edital foi publicado em 6 de janeiro de 2025 e os programas têm início previsto para março de 2025.

As inscrições para os processos seletivos devem ser realizadas através do sistema GURI.

A prova de seleção será em 16 de fevereiro, seguida da análise curricular.

Os residentes selecionados receberão uma bolsa-trabalho mensal de R$ 4.106,09, concedida pelo Ministério da Educação (MEC) e deverão cumprir carga horária de 60 horas semanais, com dedicação exclusiva.

 

Maiores informações podem ser obtidas no Edital nº 2/2025.


Desde a criação do Curso de Medicina na UNIPAMPA, em 2016, já havia a exigência de que futuramente deveriam ser implementados programas de residência médica.

Em novembro de 2024, após a estruturação de todo o projeto, a Unipampa recebeu a visita de um avaliador da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM. Nesta visita, foram avaliadas as estruturas, profissionais preceptores e a organização dos locais onde as residências serão realizadas, nas cidades de Uruguaiana e São Borja.

Os programas foram oficialmente aprovados em dezembro de 2024, permitindo a abertura de seis vagas para médicos interessados em se especializar em Clínica Médica, Cirurgia Geral e Medicina de Família e Comunidade.

A UNIPAMPA reafirma seu compromisso com a formação médica e o desenvolvimento da saúde na Fronteira Oeste, contribuindo para fixar especialistas na região e oferecer atendimento de qualidade à comunidade.