Histórico do Curso | Medicina

Histórico do Curso

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) é resultado da reivindicação da comunidade regional fronteira oeste e foi criada com a responsabilidade de contribuir com a região em que se insere. Nesse contexto, um dos seus objetivos é o de promover a integração e o desenvolvimento da região de fronteira do Brasil com o Uruguai e a Argentina. O campus de Uruguaiana, no qual está inserido na região supracitada, está localizado na BR 472, Km 592, no município de Uruguaiana, RS. Em relação à cidade, essa, limita-se ao norte com Itaqui, ao sul com Barra do Quaraí e República Oriental do Uruguai, ao leste com Alegrete e Quaraí e ao oeste com a República da Argentina. A sua área é de 5.715,8 km² e de acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui 125.435 habitantes.

O curso de Medicina está em desenvolvimento desde 2013, com o intuito de inserir a Universidade Federal do Pampa na atual expansão do Ensino Médico no país, através de fomentos como o programa “Mais médicos”. Foi, em 11 de setembro de 2013, nomeada pela reitoria uma comissão especial para tratar do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O curso de Medicina busca estabelecer uma formação generalista, humanística, crítica e reflexiva, capacitando o profissional a atuar no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção.  Assim, a formação destes futuros profissionais, devem contemplar, prioritariamente, o Sistema Único de Saúde do Brasil, e também, junto às redes de atenção em saúde, privilegiando muito o trabalho em equipe.

As atividades da primeira turma tiveram início numa quinta-feira, dia 3 de março de 2016, em uma cerimônia celebrada no salão de atos do Campus Uruguaiana, a qual reuniu acadêmicos, professores e autoridades da região.