Música – Licenciatura | Habilitação: Licenciatura | Página: 12

PROGRAMAÇÃO DA I SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE MÚSICA

PROGRAMAÇÃO DA I SEMANA ACADÊMICA
DO CURSO DE MÚSICA

Atividades desenvolvidas:

27 de agosto, terça-feira:

  • OFICINA DE VIVÊNCIAS E PRÁTICAS VOCAIS com Ana Claudia Specht (PPGEDU/UFRGS)
  • Horário: 19:30 até 22:00
  • Local: IMBA, Salão Nobre

28 de agosto, quarta-feira:

  • OFICINA DE VIVÊNCIAS E PRÁTICAS VOCAIS com Ana Claudia Specht (PPGEDU/UFRGS)
  • Horário: 9h ao meio-dia e das 14h às 16h
  • Local: Sala 2304 CAMPUS Bagé

29 de agosto, quinta-feira:

  • Socialização musical dos alunos do Curso de Música e reunião de formação de diretório acadêmico
  • Horário: 9h ao meio-dia
  • Local: Sala 2304 CAMPUS Bagé

29 de agosto, quinta-feira:

  • Oficina de percussão corporal com os professores Davi H. Covalesky e Matheus de C. Leite
  • Horário: 19h às 22h
  • Local: Sala 2304 CAMPUS Bagé

Aula Inaugural do Curso de Música

Atenção alunos e comunidade acadêmica:

Dia 14 de agosto de 2013, no auditório do Campus Bagé, às 19h e 30min, o Curso de Música terá como palestrante convidada a profa. Dra. Jusamara Vieira Souza (Alemanha/UFRGS). O tema central de sua palestra/aula inaugural será “MÚSICA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES“.

A proposta da aula inaugural do Curso de Música 2013/1 compreende a discussão sobre a educação musical no ensino superior contemporâneo abordando temas centrais dos cursos de música. Por meio de uma abordagem crítica das teorias e práticas de educação musical, que permitem incorporar análises do mundo vivido, ouvindo os sujeitos – estudantes e professores – envolvidos, a aula procura trazer os desafios trazidos pelas questões sociais, culturais e políticas ao ensino universitário de música, destacando perspectivas para a formação de professores.

A atividade se justifica pela relevância de pensar a educação musical no século 21 relacionando-a com alguns desafios que temos no ensino superior como a expansão do ensino universitário no Brasil, a inserção de novas tecnologias e redes de conhecimento e a interdependência entre o ensino, pesquisa e extensão. A esses desafios se juntam aqueles relacionados com a formação musical como o entendimento de práticas musicais como práticas sociais, bem como as dimensões e funções da música na sociedade contemporânea. Outro ponto importante é a reflexão sobre o ensino superior de música, considerando as políticas educacionais mais amplas e abrangentes voltadas para o desenvolvimento da educação, para a abertura de perspectivas de crescimento pessoal dos alunos e para as contribuições dadas ao desenvolvimento da região.

A professora Dra. Jusamara Vieira Souza possui Graduação em Instrumento – Piano pela Universidade Federal de Uberlândia, Licenciatura em Música e Artes pela Universidade de Bremen – Alemanha, Mestrado e Doutorado em Educação Musical pela Universidade de Bremen – Alemanha. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e orientadora do Curso de Pós-Graduação em Música da UFRGS. É coordenadora do grupo de pesquisa “Educação Musical e Cotidiano” (CNPq), atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, aprendizagem e ensino de música no cotidiano, sociologia da educação musical.