IDENTIFICAÇÃO DO COMPONENTE
- Componente Curricular: Sustentabilidade empresarial e mercado verde
- Carga horária total: 60h
- Carga horária Teórica: 60h
- Carga horária Prática: 0
- Extensão: 0
EMENTA
Responsabilidade ambiental e social das empresas. Consumo consciente e comportamento do consumidor. Marketing verde. Estratégia competitiva para empresas verdes. Forças competitivas. Vantagem competitiva para empresas verdes. Cadeia de valores na empresa verde. Vantagem de custo e diferencial verde. Estratégias para obtenção de diferencial verde: marcas verdes, selos verdes, marketing de relacionamento.
OBJETIVO GERAL
- A disciplina tem como objetivo avaliar os fatores que influenciam a colocação de um produto e/ou serviço ambientalmente responsável no mercado verde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Analisar a interação de um modelo composto de quatro partes: marketing verde, consumo verde, estratégia competitiva para empresas verdes e o diferencial verde. A análise da interação do modelo permitirá ao gestor ambiental a compreensão do ambiente interno e ambiente externo da empresa verde e sua relação com o produto e/ou serviço oferecido.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS
ALVES, R. R.; JACOVINE, L. A. G.; NARDELLI, A. M. B.; SILVA, M. L. Consumo verde: comportamento do consumidor responsável. Viçosa: Editora UFV, 2011.
ALVES, R. R.; JACOVINE, L. A. G.; NARDELLI, A. M. B. Empresas verdes: estratégia e vantagem competitiva. Viçosa: Editora UFV, 2011.
BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. R. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática. São Paulo: Saraiva, 2009.
MONTIBELLER, F. G. Empresas, desenvolvimento e ambiente. Diagnóstico e diretrizes de sustentabilidade. Barueri: Manole, 2007. 142p. (coleção ambiental).
OLIVEIRA, J. A. P. Empresas na sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES
ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L. A.; KRUGLIANSKAS, I. Gestão socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. São Paulo: Atlas, 2009.
BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial. São Paulo: Saraiva, 2007.
DONAIRE, D. Gestão Ambiental na empresa. São Paulo: Atlas, 2008.
DRUCKER, P. F. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
OLIVEIRA, J. A. P. (org). Pequenas empresas, arranjos produtivos locais e sustentabilidade. São Paulo: Editora FGV, 2009.
SAVITZ, A. W. A empresa sustentável. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
SEIFFERT, M. E. B. Gestão ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. São Paulo: Atlas, 2010.
VALVERDE, S. R. (Editor). Elementos de gestão ambiental empresarial. Viçosa: Editora UFV, 2005.