Práticas Inovadoras | Gestão Ambiental

Práticas Inovadoras

O curso, ao longo do tempo, tem concentrado seus esforços no sentido de estimular/adequar as estratégias a nova realidade que se apresenta no sentido de oportunizar aos discentes que se envolvam nestas práticas e, assim, compreendendo as premissas contidas neste projeto pedagógico, na autonomia do docente em sala, adequando-se ao contexto nos quais estão, tanto discentes, quanto o curso, envolvidos.
Algumas práticas inovadoras são realizadas em projetos de extensão, ensino e pesquisa, bem como em componentes curriculares ofertados pelos docentes, podendo ocorrer a inserção destas práticas a cada novo semestre, desde que registrado no plano de ensino, contemplando os conteúdos e os objetivos propostos.
Podem ser consideradas práticas inovadoras a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que façam com o discente se envolva no seu processo de aprendizagem. Consideraram-se metodologias com o uso de tecnologias digitais, audiovisuais, maquetes, apresentação de trabalhos, viagens técnicas e práticas, instalação de experimentos, contemplando mais de um componente curricular na mesma aula. Além disso, visitas técnicas a empresas, oportunizando ao acadêmico o contato com todos os setores de produção.
A organização e participação de eventos como Jornada Acadêmica, são oportunidades de integrar e inovar no conhecimento dos envolvidos. Para isso, torna-se fundamental o contato com palestrantes de áreas de empreendedorismo, inovação e tecnologia, Qualidade dentro das áreas do curso de Gestão Ambiental, o que proporciona a convivência e trabalho em grupo na busca de conhecimento.