Políticas de Ensino | Gestão Ambiental

Políticas de Ensino

Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2019-2023) da UNIPAMPA (UNIPAMPA, 2019b), a prática pedagógica precisa assumir, como princípio balizador, o reconhecimento do educando como sujeito do processo educativo, valorizando os diferentes estilos de aprendizagem, as peculiaridades dos sujeitos envolvidos, sem, no entanto, reduzi-los a sua singularidade.
Para alcançar esse propósito, torna-se fundamental ter estruturas curriculares flexíveis, que ultrapassem os domínios dos componentes curriculares, superem o hiato entre a teoria e a prática, e que reconheçam a interdisciplinaridade como elemento da construção do saber.
Torna-se, ainda, imprescindível a existência de um corpo docente comprometido com a realidade institucional, que tenha capacidade reflexiva, que seja permanentemente qualificado, de forma a responder aos desafios da formação desse novo profissional.
Seguindo os princípios gerais do PDI (2019-2023) (UNIPAMPA, 2019b) e da concepção de formação acadêmica, o ensino deve ser pautado pelos seguintes princípios específicos: formação cidadã; compromisso com a articulação entre educação básica e educação superior; qualidade acadêmica; universalidade de conhecimentos e concepções pedagógicas; autonomia e aprendizagem contínua; equidade de condições para acesso; inovação pedagógica; extensão como eixo da formação acadêmica; pesquisa como princípio educativo; institucionalização da mobilidade acadêmica nacional e internacional; inserção internacional.
Constantemente, existe a necessidade de enfrentar os desafios com relação aos princípios da educação. Sendo assim, a UNIPAMPA deve desenvolver continuamente: a qualidade do ensino e a gestão democrática, de modo a superar fragilidades e riscos, por meio da formação continuada do corpo docente e técnico administrativo em educação, proporcionando cursos de atualizações constantes; a revisão e atualização dos projetos pedagógicos de curso, sempre atendendo todos os setores da sociedade; o estímulo de práticas que envolvam metodologia ativa e práticas inclusivas; o fortalecimento das tecnologias da informação e da comunicação. Esses desafios acompanham a garantia da qualidade da educação em cada uma das atividades fins: ensino, pesquisa e extensão, assim como o desenvolvimento das práticas profissionais e sociais, considerando a estrutura acadêmica de uma universidade multicampi (PDI, 2019-2023) (UNIPAMPA, 2019a).
Em consonância com os princípios gerais do Plano de Desenvolvimento Institucional e da concepção de formação acadêmica, o Ensino deve ser pautado pelos seguintes princípios específicos:
∙ Formação cidadã, que atenda o perfil do egresso autônomo, participativo, responsável, crítico, pesquisador, criativo, ético, reflexivo, comprometido com o desenvolvimento e capaz de agir e interagir num mundo globalizado;
∙ Compromisso com a articulação entre educação básica e educação superior;
∙ Qualidade acadêmica;
∙ Universalidade de conhecimentos e concepções pedagógicas, valorizando a multiplicidade, interculturalidade, multi e interdisciplinaridade de saberes e práticas, e a apreensão de conceitos e paradigmas inovadores, como forma de possibilitar ao indivíduo o pleno exercício da cidadania responsável, assim como a qualificação profissional, condições indispensáveis para sua inserção e ascensão na sociedade;
∙ Autonomia e aprendizagem contínua, como centro do processo educativo;
∙ Equidade de condições para acesso, permanência e sucesso no âmbito da educação superior, considerando-a como bem público e direito universal do cidadão, capaz de contribuir para a redução de desigualdades sociais, regionais e étnico-culturais;
∙ Inovação pedagógica;
∙ Extensão como eixo da formação acadêmica, garantindo a articulação, por meio da sua inserção na matriz curricular dos cursos de graduação, fortalecendo a relação entre a teoria e a prática profissional com potencial de inserção na sociedade e, especialmente, na comunidade regional;
∙ Pesquisa como princípio educativo, como referência para o ensino na graduação e na pós-graduação;
∙ Institucionalização da mobilidade acadêmica nacional e internacional, na forma de intercâmbios, estágios e programas de dupla titulação, tendo a internacionalização presente com eixo norteador em nível de graduação e pós-graduação;
Inserção internacional desenvolvendo uma política linguística no nível de graduação, pós- graduação e gestão, por meio do ensino de língua inglesa, sem fragilizar o contexto regional de fortalecimento da língua portuguesa, espanhola, LIBRAS, mandarim e línguas minoritárias.
As atividades de ensino desenvolvidas no curso são aulas teóricas e práticas, em sala de aula, laboratórios e no campo, visitas técnicas, projetos de ensino, além de atividades de monitoria em apoio aos componentes curriculares ministrados no curso, projetos de tutoria acadêmica, cursos de nivelamento, entre outros. Ainda, os docentes disponibilizam aos acadêmicos atendimentos extraclasse, definidos no plano de ensino, com o objetivo de promover uma ferramenta adicional que auxilie o entendimento do aluno e, consequentemente, reflita na melhoria da qualidade do ensino. Adicionalmente, o curso oferece nivelamento aos discentes para que possam enfrentar os conteúdos dos componentes advindos das ciências exatas, promove semana acadêmica semestralmente e ainda disponibiliza (institucionalmente) serviço de monitoria.