O Curso de Gestão Ambiental da UNIPAMPA considera como ações pedagógicas as que enfatizam a busca e a construção do conhecimento, através de estratégias que envolvam práticas de ensino, pesquisa e extensão. Para isso, são utilizadas metodologias demonstrativas, buscando a diversificação didático-pedagógica que privilegiam a pesquisa e a extensão como instrumentos de aprendizagem, estimulando a atitude científica. Desta forma, alunos, professores e técnico-administrativos são inseridos em grupos de pesquisa, projetos de ensino, pesquisa e extensão, trazendo benefícios para a qualidade e o aperfeiçoamento do ensino florestal para a gestão universitária e para a sociedade, como base para formar cidadãos conscientes do local onde irão atuar, com a responsabilidade de identificar potencialidades e problemas a serem resolvidos, propondo ações para resolvê-los. Estas ações são baseadas nos conhecimentos adquiridos no curso através das atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma articulada, com ações transversais e interdisciplinares propostas no PPC.
No Curso de Gestão Ambiental é estimulada a experiência de vida em sociedade com a interlocução da Universidade, estabelecendo parcerias, convênios, estágios, intercâmbios, ações extensionistas com a comunidade, fortalecendo assim a formação do discente em conjunto com as necessidades da coletividade.
Os docentes do Curso de Gestão Ambiental, em sua maioria, desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão. Alguns destes projetos são contemplados com o apoio institucional através do Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA), que consiste na concessão de bolsas a acadêmicos, previamente selecionados, para realização de atividades de formação acadêmica nas modalidades de ensino, pesquisa e extensão, constitutivas do perfil do egresso.
A UNIPAMPA realiza o Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão (SIEPE) e outras ações do curso/campus, que proporciona a interlocução entre ensino, pesquisa e extensão, como a Jornada acadêmica do curso. A jornada acadêmica do curso normalmente é realizada pelos discentes, com o apoio dos docentes e da coordenação do curso. Esses eventos servem para que o discente participe e realize diferentes atividades, apresentando trabalhos e projetos, e, principalmente, adquira novos conhecimentos.