Organização | Gestão Ambiental

Organização

Organização das atividades curriculares

  • – Carga horária e Pré-Requisitos:

A carga horária total do Estágio Curricular Obrigatório, como componente curricular, é de 135 horas. Conforme definido pela Comissão de Curso para que o aluno possa realizar o estágio é necessário que ele tenha cumprido pelo menos 75% da carga horária total do curso.

  • – Organização das Atividades Previstas para Realização do Estágio – Reunião com os alunos matriculados em estágio para esclarecimentos

Após a aprovação do Calendário de estágio, ocorre a primeira reunião dos discentes matriculados com a Coordenação do Estágio.

Nesta reunião os alunos recebem todas as orientações a respeito da realização do Estágio, bem como o cronograma de realização, e metodologia de avaliação.

  • – Aceite de orientação de Estágio

Para a realização do estágio, o aluno deve definir um orientador, que obrigatoriamente faz parte do corpo docente da Unipampa, em consonância com a área em que será realizado o estágio. A efetivação da orientação se dará com o preenchimento e envio do Termo de aceite de orientação. Este deverá ser enviado pelo Orientador (e-mail institucional do orientador) à Coordenação de Estágios no prazo determinado no cronograma. A ausência de entrega do termo implicará em o aluno não ter orientador e ser, consequentemente, reprovado por frequência na disciplina.

É responsabilidade do Orientador, juntamente com o supervisor do Estágio, auxiliar o aluno na elaboração do plano de atividades, e acompanhar a execução do mesmo.

  • – Entrega da documentação inicial

Constituem a documentação inicial:

  • Termo de Compromisso de Estágio (TCE);
  • Plano de Atividades;
  • Quaisquer novos documentos que venham a ser necessários, conforme a Legislação.

O encaminhamento dos documentos deve ser feito por via digital para a interface de estágios do campus São Gabriel.

  • – Avaliação do Estágio

A avaliação será feita por uma banca de avaliação, composta por três membros, sendo: orientador + 2 (dois) professores ou 1 (um) professor e + 1 (um) profissional não docente com formação em nível superior, experiência e atuante na área desenvolvida no estágio); 1 (um) suplente (professor da UNIPAMPA). O estagiário encaminhará, com antecedência mínima de uma semana à data prevista para avaliação, o relatório das atividades realizadas, em cópia digital e impressa. A banca fará a avaliação, emitindo parecer. Para aprovação a nota deverá ser igual ou superior a 6,0. Caso não atinja a nota mínima necessária, o aluno será considerado reprovado no componente.

Após a avaliação, a banca encaminhará ao orientador a ao aluno alterações solicitadas para correção e elaboração do relatório final do estágio.

  • – Finalização das atividades

Encaminhamento via digital (e-mail institucional) para a interface de estágios do campus São Gabriel

  • Ficha-ACOMPANHAMENTO-PROFESSOR-ORIENTADOR;
  • RELATÓRIO-DE-ATIVIDADES-DO-ESTAGIÁRIO;
  • RELATÓRIO-DE-ATIVIDADES-DA-PARTE-CONCEDENTE;
  • Termo-de-realização-de-estágio-empresa;

RELATORIO-FINAL-DE-ESTÁGIO (enviar para o orientador uma versão digital, utilizando o email institucional e este encaminhará para os membros da banca).