Marketing Ambiental e Responsabilidade Social | Gestão Ambiental

Marketing Ambiental e Responsabilidade Social

IDENTIFICAÇÃO DO COMPONENTE

  • Componente Curricular: Marketing Ambiental e Responsabilidade Social
  • Carga horária total: 60h
  • Carga horária Teórica: 60h

 

EMENTA

Marketing e visão sistêmica. Administração de marketing. As filosofias que orientam o esforço de marketing. Composto de Marketing Ambiental. Comportamento do consumidor ambientalmente correto. Marketing ambiental e responsabilidade social corporativa. Estudos de Casos.

 

OBJETIVO GERAL

  • Discutir os aspectos estratégicos e táticos operacionais de marketing, analisando o composto de marketing ambiental e buscando entender o papel da responsabilidade social corporativa.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  

  • Definir estratégias ambientais na comercialização de produtos/serviços ambientais.
  • Identificar e analisar os 4 Ps do marketing ambiental.
  • Identificar ações de organizações ambientalmente corretas e socialmente responsáveis.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS

ALBUQUERQUE, J.L. Gestão ambiental e responsabilidade social. São Paulo: Atlas, 2009.

ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L. A.; KRUGLIENSKAS, I. Gestão socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. São Paulo: Atlas, 2009.

ALVES, R.; JACOVINE L. A.; NARDELLI,A. Empresas verdes: estratégia e vantagem competitiva. Viçosa: Editora UFV, 2011.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES

BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRO, J. E. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática. São Paulo: Saraiva, 299.

CHURCHILL, G. A. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.

KOTLER, P. Administração de marketing.10. ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2005.

LEITE. P. R. Logística reversa, meio ambiente e competividade. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2009.

NICKELS, W. G; WOOD, M. B. Marketing: relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro: LTC, 1997.