Libras | Gestão Ambiental

Libras

IDENTIFICAÇÃO DO COMPONENTE

♣ Componente Curricular: Libras

♣ Carga horária total: 60h

♣ Carga horária Teórica: 60h

 

EMENTA

Aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. A língua de sinais brasileira-libras: características básicas da fonologia. Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos audiovisuais. Noções de variação. Praticar libras: desenvolver a expressão visual-espacial.

 

OBJETIVO GERAL

♣ Compreender as bases do léxico, da morfologia e da sintaxe com apoio de recursos áudio-visuais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

♣ Desenvolver   a   expressão   visual-espacial   como   ferramenta   de   ensino- aprendizagem.

♣ Reconhecer a importância de Libras na sociedade.

 

♣ Incentivar a inclusão em seus múltiplos aspectos.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS

CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

GESSER, A. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BRUNO, M. M. G. Saberes e práticas da inclusão: introdução. 4. ed. Brasília: MEC; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2006. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/introducao.pdf.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.

  1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

HONORA, M.; FRIZANCO, M. L. E. Livro ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Editora Ciranda Cultural, 2009. v. 1.

QUADROS, R. M.; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port_surdos.pdf.