IDENTIFICAÇÃO DO COMPONENTE
♣ Componente Curricular: Gestão ambiental em agronegócios
♣ Carga horária total: 60h
♣ Carga horária Teórica: 60h
EMENTA
Agronegócio: conceituação, vertentes e importância econômica. Cadeias Agroindustriais, Filière, Complexo Agroindustrial, Sistema Agroindustrial, Clusters, Aglomerados e Arranjos Produtivos. Redes de Empresas Agroindustriais. Análise e Gestão de Cadeias Produtivas. Estudos de casos.
OBJETIVO GERAL
♣ Desenvolver as habilidades necessárias para atuar como gestor ambiental em agronegócios, conhecendo as diferentes abordagens teóricas de cadeias produtivas agroindustriais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
♣ Identificar as diferentes abordagens de cadeias produtivas.
♣ Analisar as peculiaridades dos produtos do agronegócio e da gestão estratégica das organizações do agronegócio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS
BATALHA, M. O. Gestão do Agronegócio: textos selecionados. São Carlos: Ed. UFSCAR, 2009.
CALLADO, A. (Org.). Agronegócio. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009. OLIVEIRA, J. A. P. Pequenas empresas, arranjos produtivos locais e sustentabilidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
PHILIPI, JR, A. (Coordenador). Empresas, desenvolvimento e ambiente: diagnóstico e diretrizes da sustentabilidade. Barueri: Manole, 2007.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES
BERKOWITZ, E.; KERIN, R.; HARTLEY, S. W.; RUDELIUS, W. Marketing. 6a
Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2000. v. 1.
CHURCHILL, G. A. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
DONAIRE, D. Gestão Ambiental na Empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999. TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
VALVERDE, S. R. Elementos de gestão empresarial. Viçosa: Editora UFV, 2005.