Extensão 5 – Unipampa Cidadã | Gestão Ambiental

Extensão 5 – Unipampa Cidadã

IDENTIFICAÇÃO DO COMPONENTE

♣ Componente Curricular: Extensão 5 – Unipampa Cidadã

♣ Carga horária total: 60h

♣ Extensão: 60h

 

EMENTA

A universidade e a sociedade. Extensão universitária e sua perspectiva histórico- conceitual. Extensão e legislação brasileira. A extensão e seus desafios. Tipologia das ações de extensão. Construção, aplicação e socialização dos Projetos de Extensão.

 

OBJETIVO GERAL

♣ Capacitar os estudantes a desenvolverem e aplicarem metodologias participativas e colaborativas em ambientes reais de aprendizagem no contexto de seu campus universitário.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

♣ Conceituar a extensão universitária e apresentar sua retrospectiva histórica no Brasil.

♣ Discutir o significado da Extensão Universitária no processo de formação acadêmico-profissional e de transformação social.

♣ Compreender os desafios da extensão universitária junto às comunidades e setores da sociedade.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS

BRASIL. Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2014/lei/l13005.htm.

CONSELHO   NACIONAL   DE   EDUCAÇÃO.   MINISTÉRIO   DA   EDUCAÇÃO.

Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da      Lei  nº                     13.005/2014.                    Disponível                     em:

 

https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72 018.pdf.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária.    Manaus:    Imprensa    Universitária,    2012    (Coleção    Extensão Universitária; v. 7. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Pol%C3%ADtica-Nacional- de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf.

MEDEIROS, M. M. A Extensão Universitária no Brasil: um percurso histórico.

Revista Barbaquá, v. 1, n. 1, p. 09-16, 2017.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Revista e atualizada. Petrópolis: Vozes, 2007.

SANTOS, B. S. Universidade do Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção questões da nossa época; v. 120).

SOUZA, A. L. L. A história da Extensão Universitária. Campinas: Editora Alinea, 2000.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES

ABREU, M. L. de. A importância da extensão na educação profissional: o saber e o fazer na prática educativa. Orientador: Maria do Socorro Ferreira dos Santos. 2018. 17 f. Monografia (Especialização em Docência na Educação Profissional a distância) – Instituto Federal de Alagoas, Maceió, 2010

BRASIL. Constituição Federal. Disponível em: http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_29.03.2012/CON1 988.pdf.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

CORREÊA, E. J.; (Orgs.). Extensão universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: Coopmed, 2007. Disponível em:

 

https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Organizacao-e- Sistematizacao.pdf.

DESLANDES, S. F.; GOMES, R.; MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social:

teoria, método e criatividade. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das

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Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

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GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006. IMPERATORE, S. L. B.; PEDDE, V. “Curricularização” da Extensão Universitária no Brasil: questões estruturais e conjunturais de uma política pública. In: XIII CONGRESO LATINOAMERICAN DE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA. Anais

Havana, 2015. Disponível em: http://curricularizacaodaextensao.ifsc.edu.br/files/2016/06/1_Artigo_Curricularizac a_da_Extensao_Universitaria_no_Brasil.pdf.

KOGLIN, T. S. S.; KOGLIN, J. C. O. A importância da Extensão nas Universidades brasileiras e a transição do reconhecimento ao descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 2, p. 71-78, 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10658.

LIBERALINO, F. N. (Org.). Reforma do Pensamento, Extensão Universitária e Cidadania. XXVI Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras: Regional Nordeste. 2002, Natal. Anais… Natal, RN: EDUFRN, 2002. MORAES, M. C. Ecologia dos saberes. São Paulo: Editora Antakarana, 2008.

NOGUEIRA, M. D. P. Políticas de Extensão Universitária Brasileira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

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TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.

VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Ed. Libertad, 2009.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.