IDENTIFICAÇÃO DO COMPONENTE
♣ Componente Curricular: Educação Ambiental
♣ Carga horária total: 30h
♣ Carga horária Teórica: 30h
EMENTA
Evolução da concepção humana sobre meio ambiente. Histórico do ambientalismo e Desenvolvimento Sustentável. Cenários da Educação Ambiental no Brasil e no mundo. Princípios da EA. Marcos e encontros de EA. Estratégias de EA. Práticas educacionais em EA. EA em organizações, política Nacional da EA e marcos regulatórios. Meio ambiente e temas transversais.
OBJETIVO GERAL
♣ Compreender a importância da Educação Ambiental, da Política Ambiental e da Globalização no contexto socioambiental.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
♣ Identificar as principais vertentes em educação ambiental.
♣ Compreender o histórico da educação ambiental no mundo e no Brasil.
♣ Aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina nos projetos desenvolvidos na gestão ambiental.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS
PHILIPPI JR., A.; PELICIONI, M. C. F. (orgs.) Educação Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo, Manole: 2005.
SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
YUS, R. Temas Transversais: em busca de uma nova escola. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES
CASCINO, F. Educação Ambiental: princípios, história e formação de professores. 4. ed. São Paulo: SENAC, 1999.
DIAS, G. T. Atividades interdisciplinares de educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Gaia, 2006.
LEFF, E. Saber Ambiental: sistema, racionalidade, complexidade, poder. 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
SÉGUIN, E. O Direito Ambiental: nossa casa planetária. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006.
SILVA, J. A. Direito Ambiental Constitucional. 8. ed. São Paulo: Malheiros, 2010.
SIRVINSKAS, L. P. Manual de Direito Ambiental. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.