Atividades Complementares de Graduação | Gestão Ambiental

Atividades Complementares de Graduação

As Atividades Complementares de Graduação (ACGs) compõem uma parte complementar ao currículo do curso. A sistemática de aproveitamento destas atividades seguirá a Resolução No 29/2011 alterada pela Resolução 337/2022 que regula as normas básicas de graduação da Unipampa, a qual considera como atividades complementares as atividades desenvolvidas pelo discente, no âmbito de sua formação humana e acadêmica, com o objetivo de atender o perfil do egresso da Unipampa e do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. Segundo essa Resolução, as atividades complementares classificam-se em quatro grupos:
• Grupo I- Atividades de Ensino;
• Grupo II – Atividades de Pesquisa;
• Grupo III – Atividades de extensão;
• Grupo IV – Atividades culturais e artísticas, sociais e de gestão.
Entre as atividades relacionadas ao ensino estão: participação em projetos de ensino, em componente curricular (CC) de curso de graduação, em curso de língua estrangeira, informática ou outros cursos em área afim com o perfil do egresso, monitoria em componente curricular do curso e/ou estágio não obrigatório em atividades de ensino, participação como ouvinte ou apresentação de 36 trabalho em evento de ensino. Entre as atividades de pesquisa estão: participação em projeto de pesquisa, publicação de artigo científico, trabalho completo publicado em anais de evento científico, resumo publicado em anos de evento científico, apresentação de trabalho em evento científico, artigo em revista ou jornal, publicação em livro, publicação de capítulo de livro, estágio não obrigatório em atividades de pesquisa, participação como ouvinte em evento acadêmico, apresentação de trabalho em evento acadêmico. Entre as atividades de extensão estão: participação em projeto de extensão, curso, minicurso ou oficina, realização de estágio não obrigatório em atividades de extensão, participação como ouvinte e/ou apresentação de trabalho em evento de extensão e organização de evento. Entre as atividades culturais, artísticas, sociais e de gestão estão: organização e/ou participação em evento cultural, social ou artístico, premiação em atividades de cunho cultural, social ou artístico, premiação de trabalho acadêmico de ensino, de pesquisa, de extensão, representação discente em órgãos colegiados da Unipampa, representação acadêmica em diretórios acadêmicos, participação em atividades de iniciação ao trabalho técnico-profissional, estágios não obrigatórios em atividades na área cultural, social, artística e de gestão.A participação discente na auto avaliação institucional pode ser validada como ACGs na modalidade gestão (até 2 horas conforme deliberação da Comissão de Curso). Ao validar as horas de ACG o aluno tem os créditos correspondentes lançados no seu histórico escolar. A responsabilidade por avaliar a provar tais documentos é da comissão de curso de Gestão Ambiental.
A Comissão do Curso de Gestão Ambiental definiu que a carga horária mínima a ser cumprida pelo discente em ACG, como requisito obrigatório para a integralização curricular e para a colação de grau, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Bacharelado será de 100 horas, sendo distribuídas nos quatro grupos com uma carga horária mínima de 10% em cada um dos grupos I, II e IV.