A Comissão do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental tem a percepção de que temas relacionados à direitos humanos, educação para as relações étnico-raciais, educação ambiental, mudanças climáticas, sustentabilidade, desenho universal, são abordados de forma geral e transversal, em todos os eixos norteadores que compõem a matriz curricular do curso e não como áreas de conhecimentos destacadas ou restritas a componentes curriculares específicos.
O componente de Introdução à Gestão Ambiental, ministrado no primeiro semestre, tem um papel importante no curso, pois engloba em sua ementa a abordagem dos temas transversais, com o objetivo de promover uma discussão a respeito destes assuntos com os ingressantes do curso. Os direitos humanos são abordados através de conteúdos e discussões sobre o direito que todo ser humano tem à qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável, relacionando o papel do Gestor Ambiental na promoção desses fatores. Além disso, o docente responsável também trabalha o direito à educação, relacionando, principalmente, o papel da UNIPAMPA na sociedade, promovendo ensino superior gratuito e de qualidade.
O tema “Educação para as Relações Étnico-raciais”, desenvolvido de acordo com as Leis nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003 (BRASIL, 2003b), Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008 (BRASIL, 2008b), a Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004 (BRASIL, 2004c) e o Parecer CNE/CP nº 3, de 10 de março de 2004 (BRASIL, 2004e), também é abordado no curso em componentes curriculares como Educação Ambiental, e com a participação dos discentes em ações e projetos relacionados ao assunto. Outra forma de desenvolver essa temática é realizando-se debates/rodas de conversa organizados, especialmente, pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas Oxalá Sepé (NEABI) do Campus São Gabriel.
A temática ambiental é vista em quase todos os componentes curriculares e projetos relacionados ao curso, uma vez que é indissociável dos fundamentos da Gestão Ambiental. Assuntos relacionados à Educação Ambiental são desenvolvidos de forma contínua e integrada nos componentes curriculares e projetos, compondo diferentes aspectos sobre o tema e, complementarmente, em eventos e ações direcionadas, estando em consonância com a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 (BRASIL, 1999), que institui a política Nacional de Educação Ambiental.
A temática do meio ambiente na Gestão Ambiental é trabalhada em praticamente todos os componentes do curso.
O Empreendedorismo é abordado, como componente curricular obrigatório e ao longo de vivências extensionistas, o discente terá a oportunidade de vivenciar na prática a busca pela geração de emprego e renda desde o primeiro semestre do curso.
As questões relacionadas às Mudanças Climáticas são fundamentais para o entendimento de assuntos essenciais na Gestão Ambiental e por esse motivo é tratado em diversos componentes curriculares como por exemplo, Ecologia de Paisagem, Gestão de Áreas Degradadas e Introdução às Fragilidades Ambientais.
O tema Sustentabilidade é constante e amplamente desenvolvido no curso, sendo discutido de forma transversal na totalidade dos componentes curriculares e projetos.
Além dos componentes curriculares, os temas transversais são abordados também, através da participação dos discentes em projetos de pesquisa, ensino e extensão, além das atividades complementares de graduação.