Curso de Direito da Unipampa – Campus São Borja, recebe nota máxima em avaliação do MEC

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) inicia a semana com motivos para celebrar: o curso de Direito, ofertado no Campus São Borja, recebeu a nota máxima em avaliação de reconhecimento realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O processo avaliativo ocorreu no período de 11 a 13 de setembro. O resultado, que aponta conceito 5 em todos os critérios avaliados, foi divulgado nesta segunda-feira, 18.

Para a coordenadora do curso, professora Viviane Teixeira Dotto Coitinho, entre os fatores que contribuíram para o resultado obtido estão o empenho e a colaboração de todos os colegas. “Foram 24 dias de trabalho árduo”, conta a docente ao se referir à preparação para a avaliação in loco. “A nota 5 representa a consolidação de um trabalho sério e comprometido”, afirma. Viviane Coitinho ressalta ainda que a “comunidade são borjense ganha com o 5 também, pois temos profissionais qualificados sendo colocados no mercado”.

A avaliação considerou três eixos principais: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. No primeiro eixo foram avaliados indicadores como políticas institucionais no âmbito do curso; os objetivos da graduação; o perfil profissional dos egressos, a estrutura e os conteúdos curriculares; metodologia; estágios; trabalhos de conclusão de curso; apoio ao discente; gestão do curso; uso de tecnologias da informação e comunicação; processos de acompanhamento e avaliação do ensino-aprendizagem, entre outros critérios. Já o eixo de corpo docente e tutorial considerou Núcleo Docente Estruturante (NDE); equipe multidisciplinar; atuação da coordenação; corpo docente e sua experiência; e a produção científica, cultural, artística ou tecnológica. No eixo da infraestrutura, os avaliadores observaram o espaço de trabalho para os docentes e para a coordenação; salas de aula; acesso dos alunos a equipamentos de informática; bibliografia; Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ); e Comitê de Ética em Pesquisa.

Todos os indicadores, dentro dos três eixos avaliados, foram contemplados com a nota máxima, que é cinco. O diretor do Campus São Borja, professor Valmor Rhoden, destaca a alegria da equipe diretiva em receber esse resultado. “A gente entende que esse conceito cinco foi possível porque em todas as questões avaliadas, a gente conseguiu ter esse reconhecimento. Isso envolve desde a questão do número de docentes, que nós conseguimos viabilizar junto com a Reitoria, os espaços para o júri simulado, o NPJ, o envolvimento dos professores, enfim, toda uma sincronia que se concretizou no momento do reconhecimento avalizado pelos avaliadores e pelo MEC”, afirma Rhoden.

O reitor da Unipampa, professor Roberlaine Ribeiro Jorge, aponta – além da excelência acadêmica de todo o corpo docente, técnico-administrativos, discentes, direção do campus e organização pedagógica -, a relação com a comunidade como um dos diferenciais do curso de Direito ofertado pelo Campus São Borja. “A nota cinco é um coroamento desse trabalho: da excelência acadêmica com o trabalho que vem sendo feito junto à comunidade”.

Créditos: Francieli Couto Jorge

Fonte: https://unipampa.edu.br/portal/curso-de-direito-da-unipampa-campus-sao-borja-recebe-nota-maxima-em-avaliacao-do-mec

Avaliação externa virtual in loco para o ato de reconhecimento do Curso de Direito

🗓️ No período de 11 a 13 de setembro de 2023, deve ocorrer a avaliação externa virtual in loco para o ato de reconhecimento do Curso de Direito na modalidade presencial da Unipampa.

👉🏿 No primeiro dia de avaliação (11/09), deverão ocorrer reuniões no período da manhã e, no turno da tarde, haverá a visita on-line às instalações de infraestrutura de todos os setores do Campus, de modo que possa ser realizada a geolocalização da Instituição de Ensino Superior (IES). O dia seguinte será destinado para trabalho interno da comissão (solicitação adicionais de documentos), em dois turnos (manhã e tarde). No último dia de avaliação (13/09), pela manhã acontecerá a continuação do trabalho interno da comissão e, pela tarde, a reunião final com dirigentes, gestores e coordenação do curso.

fonte: Direção do Campus de São Borja.

Trabalhos são destaque em evento do IFFAR em São Borja.

O Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja (IFFAR) com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) promoveram entre os dias 30 e 31 de agosto, o IV Seminário Regional Fronteiras da Educação, Extensão e Inovação – SEREEI.

O evento contou com palestras, lançamento do livro “Textos e Contextos de Ensino, Pesquisa e Extensão durante o período de ensino remoto em decorrência da pandemia da Covid-19”, apresentação de pôster e apresentação oral.

Dois trabalhos orientados pela Professora Viviane Teixeira Dotto Coitinho da Unipampa campus São Borja foram destaque, com o 1º e 2º lugar na apresentação oral:
1º lugar: Atualização do Panorama Teórico e Legal da Alienação Parental – de autoria de Ana Paula Augustin Padilha e Isadora Sirtuli Sandri.
2º lugar Senexão: Um Instituto de Amparo ao Idoso em Construção – de autoria de Isadora Sirtuli Sandri e Isabelle Flôres.

O evento configura-se como um espaço de reflexão e divulgação da produção acadêmica, tendo por objetivo proporcionar a divulgação dos resultados dos projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo desenvolvidos no Instituto Federal Farroupilha e instituições da região.

Além disso, busca possibilitar aos participantes a integração com outras áreas do conhecimento e de outras instituições de ensino, de modo a ampliar suas relações e promover o intercâmbio de práticas, conhecimentos e experiências.

fonte: Direção do campus.