Grupo para Estudos de Musicografia Braille da Unipampa | Música – Licenciatura

Grupo para Estudos de Musicografia Braille da Unipampa

O “Grupo para Estudos de Musicografia Braille da Unipampa” é um Projeto de Ensino coordenado pelo TAE/Músico Igor Krüger, que tem por objetivo principal promover um ambiente de estudos periódicos de escrita e leitura de partituras em Braille, no Curso de Música – Licenciatura.
A criação desse grupo de estudos foi motivada principalmente para atender as necessidades da discente Rosane Serpa de Fraga, que é deficiente visual. Dada a necessidade especial dessa discente, foi necessário o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita de partituras em Braille, para que ela pudesse aumentar sua autonomia quanto à apropriação e utilização dos conhecimentos musicais desenvolvidos ao longo do Curso de Música. Portanto, o projeto justificou-se devido à emergente necessidade do Curso de Música – Licenciatura da Unipampa em facilitar a participação da discente Rosane de Fraga em suas atividades musicais. Devido ao fato de que a aluna não possuía fluência para a escrita e a leitura da Musicografia Braille, tanto ela quanto os professores e técnicos músicos do Curso encontraram grandes dificuldades no que diz respeito ao desenvolvimento, armazenamento e transmissão de conhecimentos musicais. Muitas vezes, os professores e técnicos precisaram atendê-la separadamente de seus colegas, improvisando metodologias e gravando as atividades em áudio para que a discente pudesse armazenar os conhecimentos desenvolvidos nos componentes curriculares e atividades de extensão.
Com o objetivo de suprir as necessidades elencadas nos parágrafos anteriores, o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade – NInA UNIPAMPA em parceria com o Curso de Licenciatura em Música promoveram o Curso de Iniciação à Musicografia em Braille ministrado pela professora Isabel Cristina Dias Bertevelli, do Instituto de Cegos Padre Chico, da cidade de São Paulo. Curso este, do qual participaram a discente Rosane e o TAE/Músico Igor Krüger.
Visando dar continuidade aos conteúdos aprendidos no Curso de Iniciação à Musicografia em Braille, criamos o projeto de ensino “Grupo para Estudos de Musicografia Braille da Unipampa”, através do qual são realizados encontros semanais para estudos e produção de material didático e de partituras em Braille. Além disso, esse grupo de estudos é aberto para que outros discentes do Curso de Música, futuros professores, possam participar das atividades e desenvolver as capacidades de escrita e leitura dessas partituras.
Para a realização das atividades do grupo, são transcritos para o Braille exercícios de solfejo e obras musicais para flauta doce e canto. Tais transcrições serão armazenadas e poderão, ao final das atividades do projeto, ser organizadas como material didático para ser distribuído, gratuitamente, no blog do projeto e no site do Curso de Música – Licenciatura.
Portanto, os resultados esperados contemplam três dimensões distintas: 1) que a discente Rosane desenvolva fluência em escrita e leitura de Musicografia Braille, aumentando, assim, sua autonomia para a realização de sua licenciatura e, consequentemente, para sua atuação como professora; 2) que a Musicografia Braille possa servir como ferramenta pedagógica para alunos do curso de Música e que estes possam utilizá-la em seus estágios e futuros trabalhos em universidades, escolas de ensino básico, projetos sociais, escolas de música, etc.; 3) através da elaboração de um banco de partituras e exercícios, pretende-se criar um acervo que será disponibilizado aos docentes e discentes do Curso de Música da Unipampa, assim como para o público em geral via web.

Equipe Executora:

Igor Mendes Krüger – TAE/Músico da Unipampa
Luís Borges – TAE/Músico da Unipampa
Elaine Martha Daenecke – Professora da Unipampa
Veridiana de Lima Gomes Krüger – Doutoranda em Educação pela UFPel
Isabel Bertevelli – Professora do Instituto de Cegos Padre Chico de SP
Rosane Serpa de Fraga – Discente do Curso de Música – Licenciatura da Unipampa

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE O BLOG DO PROJETO: http://grupodemusicografiabrailledaunipampa.blogspot.com.br/