Mais um curso de graduação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) obteve nota máxima em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado do processo de reconhecimento do curso de Medicina foi divulgado nesta quarta-feira, 11, via sistema e-MEC. Em uma escala de 0 a 5, o curso de Medicina obteve nota 5. A visita de avaliação ocorreu presencialmente no Campus Uruguaiana, onde o curso é ofertado, entre os dias 2 e 4 de maio de 2022.
A avaliação contemplou três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial e infraestrutura. Conforme o coordenador acadêmico do Campus Uruguaiana, João Felipe Peres Rezer, que também é docente no curso de Medicina, os avaliadores do MEC realizaram uma visita criteriosa, por meio da qual observaram os cenários de prática, as metodologias de ensino, as instalações e infraestrutura do campus e realizaram entrevista com o corpo docente e discente.
No resultado, a comissão de avaliadores afirmou que “a IES [Instituição de Ensino Superior] tem, neste campus, corpo docente e gestores muito competentes, comprometidos com o curso e com ótima relação com os parceiros (gestores públicos e dirigentes das unidades de saúde conveniadas), com docentes e discentes”. Os avaliadores ainda destacaram que: “o projeto pedagógico do curso e a capacidade da IES de colocá-lo, verdadeiramente, em prática merecem grande destaque, ficando evidente o esforço e dedicação de todos os atores envolvidos para que este objetivo seja atingido”.
O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, afirma que “o reconhecimento com a nota máxima indica que estamos no caminho certo, mas temos consciência que podemos oferecer muito mais”. O dirigente acrescenta: “dedico essa nota a toda comunidade da Unipampa de Uruguaiana, em especial aos envolvidos no curso de Medicina, equipe diretiva do campus e à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), acompanhando de perto todo o processo avaliativo, procurando dar todo o suporte. Sempre que temos esse reconhecimento, toda a universidade se congratula e fica muito orgulhosa de fazer parte dessa instituição que faz a sua história a cada dia”.
Para Rezer, o resultado obtido traz muito orgulho. “É o reconhecimento do trabalho árduo do campus e de seu corpo docente, dos alunos que acreditaram no potencial do curso, e da Reitoria”. Conforme o coordenador acadêmico, a nota obtida foi construída por muitas mãos e reflete o compromisso e a qualidade da Universidade.
Sobre o curso de Medicina
Ofertado pelo Campus Uruguaiana, o curso de Medicina possui aulas em turno integral e duração de 12 semestres. Atualmente, conta com 13 turmas, cerca 390 discentes, com 50 servidores, sendo 44 docentes e seis técnico-administrativos em educação. Os discentes usufruem de uma estrutura de aproximadamente 20 laboratórios, incluindo o Centro de Simulação de Habilidades Médicas e o Laboratório de Anatomia Humana. As atividades práticas são desenvolvidas, em Uruguaiana, no Hospital Santa Casa de Caridade e nos Centros de Estratégias de Saúde da Família e, em São Borja, no Hospital Ivan Goulart.