Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Doenças Infectocontagiosas – NUPEEDIC, compartilha a sua atuação nos Projetos especiais no combate a pandemia COVID-19

Douglas Paim Lautert
O Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Doenças Infectocontagiosas – NUPEEDIC, compartilha a sua atuação nos Projetos especiais no combate a pandemia COVID-19. O projeto foi aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXT).
Visando divulgar diariamente informações em relação a  virologia, resposta imune contra vírus, prevenção, formas de transmissão, cuidados gerais em saúde e divulgação de estudos de impacto para prevenção da disseminação da COVID-19. Diariamente será compartilhado informações atualizadas obtidas de fontes confiáveis (artigos científicos, Ministério da saúde, Organização mundial de saúde, protocolos médicos (quando disponíveis)), via rede social (instagram) do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Doenças Infectocontagiosas – NUPEEDIC, vinculado ao curso de Medicina da Unipampa.

As informações divulgadas estão sendo elaboradas por acadêmicos do curso de Medicina de diferentes semestres (4º, 5º e 8º) de forma clara e objetiva com linguagem popular para atingir todos os públicos que seguirem a página.

Os conteúdos gerados estão disponíveis no link: 

URL nupeedic: https://instagram.com/nupeedic?igshid=1cz0uurzsytuj

Espera-se com este projeto facilitar o acesso à informações confiáveis da comunidade interna e externa à universidade. Todos os conteúdos publicados tem o intuito de prevenir a disseminação do coronavírus e assim impactar na propagação levando a redução dos casos. Por se tratar de uma rede social, espera-que que o alcance seja a pessoas de todos municípios e estados do Brasil. 

Siga @nupeedic no Instragram!

 

Atenciosamente,

Prof. João Felipe Rezer

Líder do NUPEEDIC

Coordenador do projeto.

Publicado o edital de Apoio Emergencial para não Ingressantes em 2020/Pandemia COVID-19

A PRAEC divulgou o Edital Unipampa n.º 78/2020, para a concessão de auxílio emergencial para alunos NÃO ingressantes em 2020, matriculados em cursos de graduação presencial e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O Edital visa contribuir com as despesas dos estudantes para a sua manutenção nas cidades sede dos campi da Unipampa, em virtude do período de suspensão das atividades acadêmicas, ocasionada pela Pandemia COVID-19, através da disponibilização de auxílios.

Inscrições para a concessão de auxílio emergencial para discentes não ingressantes em 2020, matriculados em cursos de graduação presencial e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Entrega dos dados bancários dos discentes contemplados: até 17/4/2020.

Para maiores informações, acesse o site:

 

Comitê de Monitoramento do Coronavírus – Unipampa

Douglas Paim Lautert

A cada dia novos casos de Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, aumentam no mundo e no Brasil.

A Unipampa organizou um Comitê de Monitoramento do Coronavírus, que tem como atividade entregar informações importantes a nossa comunidade e região. Dada a relevância na prevenção contra essa doença. Segue abaixo a arte para o link do mesmo.

Comitê de Monitoramento do Coronavírus

Prevenção para o CoronaVírus: COVID-19

Segundo a Agência Brasil, a cada dia novos casos de Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, se confirmam no mundo. Até a tarde desta quinta-feira (12), o Brasil registrava 77 casos confirmados da doença e monitorava 1.422 situações suspeitas. Outros 1.163 casos já foram descartados.

Nesse atual cenário, a OMS ( Organização Mundial de Saúde) declarou a doença uma pandemia, ou seja, quando um surto de uma doença ultrapassa a fronteira dos países em diferentes continentes.

Dada a importância da prevenção contra essa doença, segue abaixo a arte que ilustra a prevenção diante do vírus COVID-19, o coronavírus.

 

Processo Seletivo Complementar 2020/1 – Curso de Medicina – Lista de homologados

Douglas Paim Lautert
O Edital 433/2019 – Processo Seletivo Complementar 2020/1 – Curso de Medicina Lista provisória (28/11) de candidatos inscritos no processo seletivo aptos a participar da prova de conhecimentos específicos:
Segue o link para o arquivo:

Projeto de Extensão “Promovendo Saúde: Qualidade de Vida para Doentes Renais em Hemodiálise”

Projeto de Extensão “Promovendo Saúde: Qualidade de Vida para Doentes Renais em Hemodiálise” promove ação de promoção de saúde para a comunidade acadêmica no campus UNIPAMPA – Uruguaiana

Ação de promoção de saúde foi realizada no dia 5.11.2019, no campus Uruguaiana, por acadêmicos e docentes integrantes do projeto “Promovendo Saúde: Qualidade de Vida para Doentes Renais em Hemodiálise”, com o objetivo de informar e dialogar com a comunidade acadêmica sobre os fatores de risco e ações de prevenção para a Doença Renal Crônica. Trata-se de um projeto de cunho multidisciplinar, no qual participam docentes e acadêmicos de várias especialidades. O projeto é coordenado pela professora Anelise Dumke e co-coordenado pela professora Shana Wottrich,
O referido projeto discorre sobre a insuficiência renal crônica. Essa doença é caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função dos rins. Dessa forma, tem-se o diagnóstico precoce e o encaminhamento para o nefrologista como etapas essenciais no cuidado desses pacientes, pois possibilitam a educação pré-diálise e a implementação de medidas preventivas, com um olhar especial aos grupos chaves. Quando a doença chega aos seus estágios finais, uma das formas de tratamento é a hemodiálise e, apesar dela compensar a função renal e aumentar a sobrevida desses pacientes, a síndrome urêmica acaba acarretandotranstornos nos diversos sistemas do organismo. Sendo assim, o projeto tem por objetivo não só oportunizar aos discentes do campus Uruguaiana o contato com a realidade local, ética profissional, trabalho em equipe, mas também promover orientações e práticas educativas em saúde para discentes e profissionais da Universidade Federal do Pampa, pacientes participantes do projeto, familiares e todas as pessoas que demonstrarem interesse. Maiores informações podem ser obtidas pelo email: clinicarenalunipampa@gmail.com