Projeto de Extensão “Promovendo Saúde: Qualidade de Vida para Doentes Renais em Hemodiálise”

Projeto de Extensão “Promovendo Saúde: Qualidade de Vida para Doentes Renais em Hemodiálise” promove ação de promoção de saúde para a comunidade acadêmica no campus UNIPAMPA – Uruguaiana

Ação de promoção de saúde foi realizada no dia 5.11.2019, no campus Uruguaiana, por acadêmicos e docentes integrantes do projeto “Promovendo Saúde: Qualidade de Vida para Doentes Renais em Hemodiálise”, com o objetivo de informar e dialogar com a comunidade acadêmica sobre os fatores de risco e ações de prevenção para a Doença Renal Crônica. Trata-se de um projeto de cunho multidisciplinar, no qual participam docentes e acadêmicos de várias especialidades. O projeto é coordenado pela professora Anelise Dumke e co-coordenado pela professora Shana Wottrich,
O referido projeto discorre sobre a insuficiência renal crônica. Essa doença é caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função dos rins. Dessa forma, tem-se o diagnóstico precoce e o encaminhamento para o nefrologista como etapas essenciais no cuidado desses pacientes, pois possibilitam a educação pré-diálise e a implementação de medidas preventivas, com um olhar especial aos grupos chaves. Quando a doença chega aos seus estágios finais, uma das formas de tratamento é a hemodiálise e, apesar dela compensar a função renal e aumentar a sobrevida desses pacientes, a síndrome urêmica acaba acarretandotranstornos nos diversos sistemas do organismo. Sendo assim, o projeto tem por objetivo não só oportunizar aos discentes do campus Uruguaiana o contato com a realidade local, ética profissional, trabalho em equipe, mas também promover orientações e práticas educativas em saúde para discentes e profissionais da Universidade Federal do Pampa, pacientes participantes do projeto, familiares e todas as pessoas que demonstrarem interesse. Maiores informações podem ser obtidas pelo email: clinicarenalunipampa@gmail.com

Alunos da Medicina: promoção e educação em saúde coletivamente com a Estratégia da saúde da família

No último sábado 28.09, alguns discentes do curso de Medicina, participaram de atividades de promoção e educação em saúde coletivamente com a Estratégia da Saúde da Família 15. A atividade envolveu a comunidade da Hípica/ Santo Inácio.
Foram realizadas atividades como escuta e acolhimento, atividades lúdicas destinada às crianças (brincadeiras e desenhos), verificação de sinais vitais, testes rápidos, além de outras atividades que beneficiaram tanto no aspecto salutar, quanto social esses moradores.

EVENTO 1º Viva a PAMPA

A Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva convida a comunidade acadêmica para participar do 1° Viva a PAMPA, evento que será realizado hoje, no dia 24/09/2019, alusivo ao setembro amarelo.

Ao longo do dia serão desenvolvidas atividades de lazer, descontração e integração,

Cronograma do evento:

09:00 – 10:00- A dança e seus benefícios para a saúde mental- Hall de entrada

09:00 – 17:00- Auriculoterapia- Auditório do 700

10:00 – 11:00- Realidade virtual- 615

11:00 – 12:00- Qualidade de vida e prevenção ao suicídio- Próximo ao prédio 600

14:00 – 15:00- Yoga- Hall de entrada

15:00 – 16:00- Falando sobre suicídio- Sala 605

16:00 – 17:00- Thai Chi Chuan na universidade- Próximo ao 700

Leticia G. Ferreira

Projeto de Doação Voluntária de Corpos

O Projeto de Doação Voluntária do Corpo, desenvolvido pela Prof. Dra. Elizangela Silva em parceria com alguns alunos, vem, desde o ano passado, com o objetivo de trazer mais benefícios para os cursos da área de saúde da UNIPAMPA, sendo divulgado para a população da Fronteira Oeste do RS. Além disso, o projeto, que já consta com parcerias municipais e regionais, é respaldado legalmente e ajuda a disseminar informações científicas.
E você, já pensou em doar o seu corpo para a Ciência?
Para mais informações, acesse: facebook.com/corposunipampa

Neste domingo está ocorrendo na praça do barão o evento Saúde no Pampa, realizado pelo Rotaract Club Uruguaiana. Entre os participantes estão as ligas acadêmicas do curso de medicina, as mesmas estão desenvolvendo atividades como oficina sobre Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), aferição de sinais vitais, entre outras.

Conhecendo a unipampa

Comunidade acadêmica da Unipampa, evento acontecerá na sexta-feira 30 de agosto de 2019 de forma contínua das 09:00 às 17:30. O evento tem como objetivo apresentar os cursos de graduação, setores, programas de pós-graduação e grupos de pesquisa da Unipampa Campus Uruguaiana, além de oferecer atividades como oficinas, visitas guiadas a laboratórios, amostras, entre outras aos participantes.
O evento é gratuito e destinado a alunos do 9º ano do ensino fundamental e para alunos do ensino médio, assim como alunos de cursos preparatórios do município de Uruguaiana e região.
A Unipampa Campus Uruguaiana conta com os seguintes cursos de graduação: • Aquicultura
• Ciências da Natureza
• Educação Física
• Enfermagem
• Farmácia
• Fisioterapia
• Medicina
• Medicina Veterinária.

Informações retiradas do evento no facebook.