Curso de Medicina pioneiro em Projeto sobre tabagismo

Coordenação do Projeto

Curso de Medicina da UNIPAMPA é o primeiro no Brasil a implementar projeto sobre tabagismo, apoiado pela Global Alliance Againt Chronic Respiratory Diseases (WHO) e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia, e coordenado pela profa. Marilyn Urrutia.

O tabagismo é uma doença aditiva e crônica, para seu controle é necessária uma formação adequada dos profissionais de saúde. Durante a formação dos futuros médicos, é fundamental facilitar a aquisição de conhecimentos teóricos sobre o tabagismo, sua prevenção e tratamento, bem como das habilidades práticas que devem ser desenvolvidas para ajudar os fumantes a deixar o vício.

Assim, foi implantado no Curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa, o projeto de ensino TABAGISMO NA FACULDADE DE MEDICINA, que oferta aos estudantes da graduação conhecimentos, habilidades e atitudes para o acompanhamento do paciente dependente do tabaco.

Este curso foi desenhado seguindo as diretivas do Documento Consensual sobre a Educação sobre o Tabaco nas Escolas Médicas, assinado por representantes das Sociedades de Medicina Respiratória da América Latina e da Península Ibérica e publicado nos Archivos de Bronconeumologia 2020; 56(12): 806-811.

O curso foi inaugurado no dia 03 de julho de 2021, com a presença virtual do Prof. Jose Miguel Chatkin, um dos autores do consenso, que parabenizou a iniciativa.

O curso tem duração de 06 meses e conta como coordenadora a Profa. Marilyn Urrutia Pereira e como vice coordenador o Prof. Sandro Evaldt. Entre seus colaboradores, citamos a professora Camila Pase, o professor Lucas Pitrez Mocellin, a médica Veronica Riquelme Martinez (Secretaria da Saude) e a farmacêutica Raqueli Bittencourt (Coordenadora do Programa de Tabagismo do Município de Uruguaiana). Participam como monitores, os discentes Carolina Nunes, Ingrid Ferreira, Karina Castilhos, Liziane Dotto, Luciele Jaques e Pietro Rinelli.