Infraestrutura do Polo Alegrete | Letras – Português, Licenciatura a Distância

Infraestrutura do Polo Alegrete

O Curso de Letras – Português usufrui da infraestrutura do Campus Alegrete, a qual suporta todas as atividades inerentes ao Curso. O Campus possui uma área construída de aproximadamente 12.408m², com espaços comuns que atendem aos cursos de graduação e pós-graduação, bem como ambientes dedicados às especificidades de cada curso.

Dentre as áreas de uso comum, destaca-se o auditório Profª Márcia Cera, com capacidade para 120 pessoas e equipado com quadro branco, projetor, e equipamento de som. O auditório, além de acolher o desenvolvimento de atividades acadêmicas, também recebe eventos propostos pela comunidade externa.

Outros espaços importantes do Campus são as sala de estudos localizada no térreo do prédio A1. As salas A1-103 e A1-104 foram organizadas com mesas de trabalho e internet para que os estudantes tenham um espaço para estudar entre os intervalos, considerando que muitos cursos possuem aulas em mais de um turno. Soma-se a ela as salas para coworking, sendo a sala A1-316 exclusiva para os estudantes bolsistas, monitores ou estagiários; e a A3-204 de uso compartilhado pela comunidade acadêmica.

O Campus possui quatorze salas de aula tradicionais no prédio A1, além de laboratórios específicos. Todas as salas são climatizadas, com acesso a internet, equipadas com quadro branco e projetor, e comportam entre 50 e 80 pessoas. Duas delas estão equipadas com o recurso da lousa digital.

Para o corpo docente, o Campus Alegrete dispõe de gabinetes compartilhados (dois, três ou quatro lugares), devidamente climatizados e equipados com mobília e computadores. Com a entrega do prédio A3, foi possível criar espaços exclusivos para os grupos de pesquisa do Campus Alegrete. Essas salas estão organizadas de forma a acomodar o gabinete dos professores pesquisadores e o espaço de trabalho dos estudantes, além dos equipamentos do grupo. Ao todo, são 30 salas nas quais estão distribuídos os professores do Campus Alegrete.

Além da sala de reuniões (sala A1-313), o Campus conta com uma sala reservada para o atendimento dos estudantes (sala A1-224). Nesse espaço, as Coordenações de Curso ou o NuDE podem realizar atendimentos que demandem privacidade.

Todos os cursos do Campus Alegrete dispõem de ferramentas de TIC que podem ser usadas nas atividades curriculares (cursos EaD ou com parte da carga horária EaD) ou nas atividades extracurriculares (cursos 100% presenciais). Estão disponíveis para os cursos os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) Moodle e Classroom, através dos quais os docentes podem prover objetos de aprendizagem, propor exercícios teóricos e práticos, e realizar avaliações teóricas e práticas. Além disso, também está disponível para toda a comunidade da UNIPAMPA a plataforma Google Workspace, através da qual se tem acesso à ferramentas de colaboração on-line.

No que se refere à promoção da acessibilidade física, o Campus busca continuamente diminuir as barreiras que dificultam a circulação de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Os prédios possuem elevador, banheiros e bebedouros adaptados, duas vagas reservadas para estacionamento de pessoas com deficiência e piso tátil para orientação externa. Além disso, o Campus disponibiliza duas cadeiras para pessoa obesa, uma cadeira de rodas e duas mesas adaptadas.

Dirimir possíveis barreiras na comunicação e na informação também é uma preocupação constante nas práticas desenvolvidas na UNIPAMPA. Para tanto, são utilizadas tecnologias assistivas e ajuda técnica a fim de promover o desenvolvimento da aprendizagem da pessoa com deficiência com autonomia e funcionalidade. Está à disposição de todos os cursos do Campus, um kit de blocos geométricos, fones de ouvido, gravador digital, leitor de livros, lupa eletrônica, uma impressora Braille, dois notebooks para estudantes, um escâner de voz e um escâner de imagem.

A biblioteca do Campus Alegrete está localizada no andar térreo do prédio A1, sala A1-125, com área total de 210,58m² e espaço projetado para receber pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Além da área de consulta ao acervo, disponibiliza para os seus usuários três mesas de estudo em grupo, 12 baias de estudo individual e um espaço para leituras. O atendimento ocorre das 8h às 21h.

Considerando a especificidade dos cursos do Campus Alegrete, a biblioteca mantém um acervo especializado nas áreas de engenharias e computação. Atualmente, possui 20.149 volumes de 5.740 títulos de livros, 111 títulos de periódicos nacionais e 27 títulos de periódicos estrangeiros. Em 2020, firmou convênio com a Plataforma Minha Biblioteca, o que aumentou a disponibilidade de E-books de 3.500 exemplares em 2019 para 16.032 exemplares em 2021. Além disso, a partir de 2016, passou a utilizar oficialmente o Repositório Institucional da UNIPAMPA, que em 2021 contava com 4.403 TCCs e Monografias, e 908 Dissertações e Teses oriundas dos programas de pós-graduação stricto sensu da UNIPAMPA.

O gerenciamento do acervo é realizado a partir do Sistema Integrado de Bibliotecas Pergamum, que permite consultas, renovações e reservas de títulos, além de empréstimo entre bibliotecas para toda a comunidade acadêmica. É por este sistema que os usuários institucionais podem acessar os e-books da Springer, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Portal de Periódicos da CAPES e os demais serviços oferecidos pelo sistema de bibliotecas da UNIPAMPA. Além do acervo institucional, a biblioteca também conta com uma significativa base dedados e e-books de livre acesso,nacionais e estrangeiros, que podem ser consultados a partir de sua página na internet.

Por fim, os laboratórios são fundamentais para o desenvolvimento dos processos didáticos desenvolvidos pelos cursos ofertados no Campus Alegrete. Eles têm como objetivo realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão através de aplicações teóricas e práticas dos conceitos, técnicas e métodos pertinentes às diversas áreas do conhecimento. Todos os laboratórios possuem normas próprias, um docente gerente e técnicos responsáveis, indicados pela Coordenação Acadêmica e homologados pelo Conselho do Campus. As atividades realizadas nos laboratórios são devidamente registradas, assim como os planos de estudo que as orientam.

São laboratórios do Campus Alegrete:

Laboratório Local Responsável
Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura – MEV A1 – 123 Dieison Gabbi Fantinelli (TAE)
LICA – Laboratório de Informática I A1 – 212 Gustavo Paim Berned (TAE)
LICA – Laboratório de Informática II A1 – 210 Gustavo Paim Berned (TAE)
LICA – Laboratório de Informática III A1 – 302 Gustavo Paim Berned (TAE)
LICA – Laboratório de Informática IV A1 – 202 Gustavo Paim Berned (TAE)
LICA – Laboratório de Informática V A1 – 102 Gustavo Paim Berned (TAE)
LICA – Laboratório de Informática VI A1 – 209 Gustavo Paim Berned (TAE)
LICA – Laboratório de Informática VII Pampatec Gustavo Paim Berned (TAE)
Laboratório de Solos e Pavimentação A3 – 101 Jarbas Bressa Dalcin (TAE)
Laboratório de Hidráulica A3 – 103 Cleber Milani Rodrigues (TAE)
Laboratório de Irrigação A3 – 103 Cleber Milani Rodrigues (TAE)
Laboratório de Metalografia, Tratamentos Térmicos e Ensaios Mecânicos A3 – 104 Milene Nogueira (TAE)
Laboratório de Estruturas, Materiais e Construção – LEMAC A3 – 105 Raquel dos Santos Machado (TAE)
Laboratório de Eletrônica A3 – 107 Gerson Evandro de Oliveira Sena (TAE)
Laboratório de Sistemas de Energia e Automação A3 – 109 Lucas dos Santos de Oliveira (TAE)
Laboratório de Optica e Comunicações – LAOC A3 – 202 Diego Pereira Fumagali (TAE)
Laboratório de Geoprocessamento e Topografia – GEOTOPO A3 – 203 Adriana Gindri Salbego (docente)
Laboratório de Física A3 – 206 Adir Alexandre Bibiano Ferreira (TAE)
Laboratório de Química A3 – 207 Rafaela Castro Dornelles (TAE)
Laboratório de Telecomunicações A3 – 211 Ana Carolina Timm Classen (TAE)
Laboratório de Metrologia e Instrumentação C2 – 102 Ensino Ivan Mangini Lopes Junior (TAE)
Laboratório de Reuso de Efluentes e de Água na Agricultura – LAREA C2 – 103 Diogo Silveira Kersten (TAE)
Laboratório de Pós-Colheita – LAPOS C2 – 104 Giulian Rubira Gauterio (TAE)
Laboratório de Sistemas Fluidotérmico C3 – 101 Ivan Mangini Lopes Junior (TAE)
Laboratório de Controle de Automação C3 – 102 Ivan Mangini Lopes Junior (TAE)
Laboratório de Aerodinâmica/Aeropampa C3 – 103 Ivan Mangini Lopes Junior (TAE)
Laboratório de Soldagem e Fundição C3 – 104 Ivan Mangini Lopes Junior (TAE)
Laboratório de Usiagem C3 – 105 Ivan Mangini Lopes Junior (TAE)
Laboratório de Mecanização Agrícola C4 Jhon Pablo Lima Cornelio (TAE)