Dúvidas Frequentes | Letras – Português, Licenciatura a Distância

Dúvidas Frequentes

1) Diploma EaD é válido?
O diploma obtido em curso superior a distância vale tanto quanto o presencial e pode ser usado para comprovar a escolaridade em situações como concursos públicos, busca de emprego e ingresso em pós-graduação.
Para ter validade em todo o território nacional, qualquer diploma, seja ele presencial ou a distância, precisa ser emitido por um curso que tenha o reconhecimento do MEC. A informação sobre a modalidade do curso (EaD ou presencial) não aparece no diploma.

2) Curso EaD é reconhecido?
Para oferecer um curso na modalidade a distância, seja ele de graduação ou pós, a instituição precisa cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, bem como apresentar uma série de documentos para o MEC. Além disso, os cursos de graduação EaD passam pelas mesmas avaliações (Conceito do Curso, Conceito Preliminar do Curso e Enade) aplicadas em cursos presenciais.

3) Posso aproveitar componentes de um curso presencial para fazer um EaD?
Sim. O processo de validação de componentes curriculares já cursados em cursos presenciais para aproveitamento em cursos a distância é previsto na lei brasileira e é possível de realizar. Os requisitos e procedimentos variam de acordo com a instituição.

4) Posso fazer transferência de um curso presencial para EaD e vice-versa?
Sim.  É possível fazer a transferência de um curso de graduação presencial para outro a distância, ou transferir sua matrícula EaD para um curso presencial. As regras e procedimentos dependem de cada instituição.

5) Qual a principal diferença entre cursos EaD e presencial?
A diferença entre os cursos de graduação presencial e a distância está na modalidade de ensino. Ou seja, os recursos pedagógicos, o tipo de atividade e as tecnologias empregadas nos processos de ensino e de aprendizagem. Se compararmos a mesma graduação, tanto na modalidade presencial como em EaD, os componentes curriculares atendem as mesmas diretrizes. Há pessoas que se adaptam melhor ao EaD e outras que preferem o ensino presencial

6) EaD tem prova? Como é o processo avaliativo?
Sim. Para obter o reconhecimento do MEC, os cursos superiores EaD precisam descrever como será o processo de avaliação dos alunos.

7) No EaD o aluno estuda sozinho o tempo todo?
Não. Um dos mitos com relação ao ensino a distância é que o aluno fica isolado o tempo todo. Isso não é verdade. Apesar de contar com algumas atividades que incentivam a autonomia.
Os cursos superiores EaD planejam e priorizam atividades nas quais os alunos interagem com o objeto de estudo, com os colegas, com os professores e/ou  tutores. Isso acontece em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, pela Internet, ou em encontros síncronos previstos no programa do curso.

8) Como os cursos EaD avaliam a frequência dos alunos?
A frequência/envolvimento dos alunos pode ser monitorada. As atividades e aulas de um curso a distância têm seus acessos controlados pela instituição, até para garantir a segurança virtual. É possível saber quando e por quanto tempo cada aluno acessou o conteúdo, por quais páginas passou, os exercícios que completou e se participou ou não de uma aula.
Porém, de acordo com a legislação vigente, no art. 47, § 3º, da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, está estabelecido que é obrigatória a frequência de alunos e professores, salvo nos programas de educação a distância, que se regem por outras disposições.

9) Preciso saber informática para fazer um curso EaD?
O conhecimento necessário para um aluno na modalidade EaD é de nível “usuário”. Ou seja, para acessar o conteúdo, assistir às aulas e realizar as atividades propostas é necessário saber realizar tarefas simples no computador, tais como: ligar o equipamento, acessar a internet, digitar, trabalhar com programas simples de edição de texto.
Muitas faculdades na modalidade EaD oferecem um pequeno tutorial para aprender a acessar o sistema e navegar pelo ambiente virtual do curso. Além disso, é comum a presença de tutores que auxiliam os alunos em caso de dificuldade.

10) Quanto custa um curso EaD?
O curso na Universidade Federal do Pampa é oferecido por uma universidade pública, gratuita,  inclusiva e de qualidade. Soma-se a este fator de que o aluno ingressante pode concorrer a inúmeras bolsas de pesquisa, extensão, ensino, gestão e mediador pedagógico virtual.

11) O curso de Letras – Português tem atividades presenciais?
Todos os componentes curriculares obrigatórios do curso podem ser cursados de forma EaD, com avaliações em Ambiente Virtual de Aprendizagem e em encontros síncronos via Google Meet, Jitsi, Teams, dentre outras plataformas. A apresentação de TCC ocorre de forma síncrona também, a combinar com o orientador e a banca. Os Estágios Supervisionados em Ensino Fundamental e Ensino Médio são presenciais, podendo ocorrer a partir do sétimo semestre em quaisquer municípios e estados com convênios com a UNIPAMPA. Por fim, existe a possibilidade de haver encontros presenciais não obrigatórios, que são sempre transmitidos de forma virtual para aqueles que não puderem comparecer.