Tutorial: Realizando a Matrícula no GURI | Letras – Português, Licenciatura a Distância

Tutorial: Realizando a Matrícula no GURI

Ao iniciar um semestre letivo, a Unipampa abre um período para matrículas de acordo com as datas presentes no Calendário Acadêmico. Nele, os discentes podem escolher quais componentes curriculares desejam cursar e fazer a solicitação.

Para se matricular, faça o seguinte:

Abra o GURI e faça login com sua matrícula e sua senha, que são as mesmas do Moodle.

Ao abrir a página inicial, clique em Solicitação de Matrícula, como na imagem abaixo:

A página de matrícula será aberta. Clique nas caixinhas dos componentes curriculares que deseja cursar:

Note que componentes com pré-requisitos possuem um aviso amarelo ao lado, impossibilitando que você se inscreva.

Após selecionar tudo o que deseja, clique em salvar, como na imagem abaixo:

Para verificar se tudo deu certo, vá em Relatórios > Solicitação de Matrícula.

Feito isso, você terminou sua solicitação. Basta aguardar a data indicada no calendário acadêmico para saber se ela foi aceita ou não.

Perguntas frequentes:

A matrícula para os componentes curriculares do meu semestre regular é automática?
R: Não. Você deve selecioná-los manualmente, como instruído anteriormente, se quiser cursá-los. Apenas ingressantes do primeiro semestre regular não precisam fazer a matrícula.

Posso me inscrever em mais componentes curriculares após salvar a solicitação?
R: Sim. Basta fazer o mesmo procedimento, entrando novamente em Solicitação de Matrícula. Lá, marque os componentes curriculares que deseja adicionar e salve novamente.

Posso adiantar componentes curriculares de outros semestres?
R: Sim. Alguns poucos possuem pré-requisitos, mas a maioria não. Atente-se apenas ao seu currículo: se você ingressou até 2022/2, está cursando a matriz curricular antiga; se ingressou a partir de 2023/1, você está na matriz curricular atual. Cuidado para não solicitar componentes que não são necessários para a sua graduação.
Você pode verificar as ementas dos componentes curriculares no Projeto Pedagógico do Curso para ver se são do seu interesse. Também é possível solicitar quebra de pré-requisito para a Coordenação de Curso no período de ajuste com a Coordenação.

Qual a quantidade mínima e máxima de componentes curriculares que posso cursar?
R: Depende da turma. De acordo com o PPC, alunos das turmas de 2017-2022 devem se inscrever em um mínimo de 240 horas e um máximo de 720 horas. Alunos a partir de 2023 devem se inscrever em um mínimo de 195 horas e um máximo de 660 horas. Não se esqueça de que você tem um prazo mínimo de 8 semestres e um prazo máximo de 16 semestres para se formar.

Alguns componentes possuem turmas A, B e C. O que eu faço?
R: Escolha apenas uma das turmas para se inscrever. Há um limite de vagas em cada turma, então existe a possibilidade de que sua matrícula seja recusada por falta de vagas se muitas pessoas se inscreverem na mesma turma. Caso isso aconteça, basta solicitar o componente em outra turma no período de ajuste de matrícula.

Posso escolher não cursar um componente curricular do meu semestre regular?
R: Sim, mas recomendamos que curse para não correr o risco de atrasar a sua graduação. Caso você não se importe em levar mais de 8 semestres para se formar, a escolha é sua.
Importante: o currículo das turmas de 2017-2022 está em extinção. Será mais difícil conseguir os componentes conforme os anos passem, então não deixe de cursá-los enquanto pode.

Reprovei no componente curricular X I. Posso cursar o componente X II?
R: Sim, desde que o II não possua pré-requisitos. Exemplo: Prática em Linguagem I e Prática em Linguagem II.

Sou provável formando e o componente curricular que preciso não foi ofertado. O que eu faço?
R: Nas Normas Básicas de Graduação, artigo 66, está definido que é possível pedir em modalidade especial até dois componentes curriculares que impeçam a sua colação de grau. De acordo com as normas, provável formando é o discente regularmente matriculado que pode se formar no final do novo semestre com as atuais ofertas de disciplinas mais as duas possíveis na modalidade especial. Se for o seu caso, verifique o Calendário Acadêmico para descobrir quando é o período de solicitação de componentes curriculares nesta modalidade.

Gostaria de me matricular em mais componentes curriculares do que a carga horária máxima me permite. O que eu faço?
R: Você terá que solicitar os componentes no período de ajuste de matrícula com a Coordenação. Se o Coordenador de Curso autorizar, você poderá cursar. A data está disponível no calendário acadêmico.

Como faço para me inscrever em um componente curricular de outro curso?
R: Você pode fazer esse tipo de solicitação no período de ajuste de matrícula (para componentes do Campus Jaguarão) e no ajuste de matrícula com a Coordenação de Curso (para componentes de toda a Unipampa).
Não se esqueça que componentes de cursos presenciais requerem 75% de frequência mínima para obter aprovação, além de uma nota 6 ou superior. Caso se inscreva neles, você deverá frequentar as aulas semanais com pontualidade. Alguns componentes são ofertados de forma EaD, mas a presença ainda é obrigatória para aprovar se houver aulas síncronas previstas.

Chegou o dia de ver o resultado de minha solicitação e fui recusado num componente curricular por falta de vagas. O que eu faço?
R: Existe um período de ajuste de matrícula via web, além do período de ajuste com o coordenador de curso. Você pode tentar solicitar o componente novamente nesses períodos, pois existe a possibilidade de algum discente desistir de cursá-lo.

Após a inscrição ser aceita, como acesso os componentes curriculares?
R: Você será automaticamente adicionado à página do componente no Moodle na primeira semana do semestre. Aguarde, o processo pode levar alguns dias.
Caso esteja inscrito num componente curricular presencial, você deverá acessar o Moodle específico da modalidade.