Grupos de Pesquisa | Letras – Português, Licenciatura a Distância

Grupos de Pesquisa

Grupo: CriaNegra: Letras, Educação e Comunicação
CNPq:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/218689
Ano de formação:
2016
Responsável:
Sátira Pereira Machado
Resumo:
O CriaNegra busca aperfeiçoar as competências de ensino, de pesquisa, de extensão e de gestão entre estudantes e pesquisadores/as que resultem em produções do conhecimento plurais capazes contribuir com a transferência de tecnologias sociais (TS) focadas nas culturas afro-gaúchas relacionadas as literaturas, as produções midiáticas e a educação antirracista buscando estabelecer redes de cooperação científica com potencial de inovação na área da equidade.

Grupo: GEInfoEdu – Grupo de Estudos em Informática na Educação
CNPq:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/488557
Ano de formação:
2010
Responsável:
Amanda Meincke Melo
Resumo:
O GEInfoEdu – Grupo de Estudos em Informática na Educação tem promovido a colaboração entre Universidade e comunidade escolar do município de Alegrete, no ambiente universitário e escolar. O grupo tem por objetivo contribuir ao uso significativo da informática em contextos educacionais. Suas ações visam a compreender o contexto de uso dos recursos da informática na educação em seus diferentes níveis, etapas e modalidades. Ao mesmo tempo, contribuem à qualificação da Educação Básica através de processos de formação de professores e apoio ao uso de recursos da informática em escolas.

Grupo: LECiber: Letras e Educação na Cibercultura
CNPq:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/309645
Ano de formação:
2017
Responsável:
Camila Gonçalves dos Santos do Canto
Resumo:
O LECiber é um grupo pesquisas em Letras e Educação na Cibercultura. Pensado inicialmente dentro da graduação em Letras – Português, Licenciatura a Distância da UNIPAMPA, nasce com a preocupação de servir como lugar de estudos que subsidiem a elaboração de estratégias de ensino e aprendizagem no ambiente virtual; estratégias essas que não devem prescindir da aliança entre ensino, pesquisa e extensão. Como executar essas três estratégias, que são tarefas inerentes à atividade do Professor do Magistério Superior na aurora da Cibercultura? Eis a questão a ser levada a cabo pelo grupo. As atividades do Grupo se iniciaram em princípios de 2017 no campus Jaguarão da Universidade, com a instalação do grupo de estudos focado na leitura de Cibercultura, de P. Lévy ([1997] 2010). A meta maior do LECiber é congregar estudiosos das áreas de linguística, linguística aplicada, literatura, educação e computação, o grupo se dedica ao estudo dos novos espaços de aprendizagem, do saber-fazer docente nesses espaços e da aplicabilidade das tecnologias digitais da informação e comunicação à educação linguística.

Grupo: GPSIM: Grupo de Pesquisas em Sistemas Inteligentes e Modelagem
CNPq:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/576524
Ano de formação:
2014
Responsável:
Cristiano Galafassi – Fabiane Flores Penteado Galafassi
Resumo:
O GPSIM é um grupo de pesquisas em Ciências Exatas e da Terra e Ciência da Computação. O grupo busca desenvolver soluções multi inteligentes, que fomentam a integralização de conhecimentos das áreas de ensino, pesquisa e extensão. Utilizam tecnologias que estão na vanguarda da inovação tecnológica afim de produzir sistemas robustos e de alta eficiência.

Grupo: Cultura escolar, práticas pedagógicas e formação de professores
CNPq:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/38956
Ano de formação:
2009
Responsável:
Lúcio Jorge Hammes
Resumo:
O Grupo de Pesquisa reúne pesquisadores, bolsistas e estudantes de Cursos de Graduação voltados à investigação do planejamento na gestão de práticas docentes e na política e gestão da educação. O Grupo de Pesquisa reúne pesquisadores, bolsistas e estudantes de Cursos de Graduação voltados à investigação do planejamento na gestão de práticas docentes e na política e gestão da educação. Principais interesses de pesquisa, ensino e extensão: Demandas, oferta e condições da formação de professores no Rio Grande do Sul e, em particular, na Região sul do RS; Capital social e o desenvolvimento sustentável; Saberes e fazeres de professores e gestores da educação do campo; Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos; Ensino de Espanhol na fronteira Brasil/Uruguay; O Estado e as políticas públicas para as comunidades negras; Sustentabilidade nas Políticas Propostas nos Assentamentos Rurais; Análise da rurbanização e do viver na fronteira; Fracasso/Sucesso Escolar na Educação Básica; Educação Ambiental para educadores da rede pública; Objetivos Gerais: produção e divulgação de conhecimentos teórico-metodológicos em eventos científicos da área e áreas afins; extensão e assessoria a gestores de sistemas educacionais e de instituições de ensino da Educação Básica; e, ensino, com ações que visam qualificar a formação de professores e a atuação de profissionais da educação em espaços escolares e não escolares.

Grupo: Grupo de Estudos Bakhtinianos do Pampa – GEBAP
CNPq:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/23276
Ano de formação:
2011
Responsável:
Moacir Lopes de Camargos
Resumo:
A partir de encontros quinzenais, o grupo se reúne para estudar os textos produzidos pelo pensador russo Bakhtin e seu círculo. Os trabalhos resultantes desses estudos serão divulgados em congressos, seminários, bem como outro tipo de evento acadêmico em forma de comunicações orais, posteres, etc. Também publicaremos resumos e artigos em anais de congressos, periódicos e livros.