Letras – Português, Licenciatura a Distância | Educação Superior

Chamada Interna Prograd 03/2022 – Seleção de Bolsistas

Está aberto o período de seleção de bolsistas da CHAMADA INTERNA PROGRAD Nº 03/2022 – AÇÕES DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA VIRTUAL, para atuação no suporte às atividades acadêmicas de componentes curriculares do curso de Letras Português, na modalidade a distância, oferta institucional.

A bolsa terá valor mensal de 500,00 (quinhentos reais) e vigência de julho a dezembro de 2022.

Inscrições de 28/6 a 3/7 no GURI: https://inscricoes.unipampa.edu.br/

IMPORTANTE: Para realizar a inscrição, primeiramente, o candidato deverá fazer a leitura da Chamada em anexo, onde estão descritos os requisitos de inscrição e seleção.

Convite: Assembleia Discente Extraordinária


A Representação Discente do Campus Jaguarão na figura dos representantes Claudinei M. Fernandes, Fábio T. Lima e Lucas S. Arias, convoca toda categoria discente para uma Assembleia Discente Extraordinária que será realizada na segunda-feira (04/07/2022) a partir das 21h, no auditório do campus e, para os alunos que não estiverem na cidade e/ou no campus, pelo link do Google Meet que segue: <meet.google.com/xmd-bxok-sfz>.

Matrícula 2022/2 – Letras UAB

O período de matrículas para componentes curriculares do período letivo especial de inverno e do segundo semestre letivo de 2022 na modalidade UAB está se aproximando. Alunos do Letras – Português EaD institucional poderão se inscrever, caso desejem. É uma ótima oportunidade de adiantar ou recuperar componentes.

O procedimento é o mesmo dos outros semestres, via GURI, podendo ser conferido no nosso tutorial de rematrícula. Para o período letivo especial de inverno, as matrículas vão de 11/07/2022 até 14/07/2022. Para o segundo semestre regular, vão de 18/07/2022 até 25/07/2022.

Importante: o Calendário Acadêmico dos cursos UAB da UNIPAMPA é diferente do nosso calendário: o semestre começa no dia 15/08/2022 e termina em 17/12/2022. Além disso, os componentes têm oferta bimestral, então é possível que nem todos comecem logo no início do semestre.

Esses são os componentes curriculares em oferta no período letivo especial:

Semestre Componente Curricular Docente
Prática em Linguagem IV
Isaphi Alvarez
Prática em Linguagem V
Camila do Canto

Esses são os componentes curriculares em oferta no segundo semestre letivo regular:

Semestre
Componente Curricular Docente
Introdução ao Trabalho Científico Aline da Luz
Letramento Digital Camila do Canto
Prática em Linguagem III Nathan Bastos
Teorias Literárias Giovani del Castillo
Aquisição da Linguagem
Isaphi Alvarez
Literatura Brasileira I Giovani del Castillo
Estudos Linguísticos II Denise Moser
Prática Pedagógica e Seminário Integrador V Vera Lucia Kelling
Acessibilidade e Inclusão Digital Cláudia Camerini
Políticas Públicas em Educação Aline da Luz
8 º Estágio Supervisionado no Ensino Médio Ana Cristina Lovato
Trabalho de Conclusão de Curso II Isaphi Alvarez

 

Convite: Aula Aberta de Acessibilidade e Inclusão Digital


Imperdível! No dia 22 de junho de 2022, às 19h, haverá uma aula aberta do componente curricular Acessibilidade e Inclusão Digital, transmitida via Youtube, com o tema Comunicação Aumentativa e Alternativa – Caminho para a Acessibilidade na Comunicação.
A convidada é a Profª. Drª. Renata Bonotto, linguista, licenciada em Letras, mestre em Estudos da Linguagem/Linguística Aplicada e doutora em Informática na Educação com a tese sobre o uso da Comunicação Alternativa no contexto da família por crianças autistas. É membro da ISAAC-Brasil (do inglês, International Society for Augmentative and Alternative Communication) e atua em assessoria, consultoria e formação em Autismo, Inclusão e Tecnologia Assistiva/Comunicação Aumentativa e Alternativa.

A transmissão contará com uma tradução simultânea para LIBRAS.

Processo Seletivo Complementar 2022/2

Está aberto o período de Processo Seletivo Complementar 2022/2, que se estrutura nas modalidades de Reingresso, Reopção de Curso, Transferência Voluntária, 2º Ciclo de Formação para Egressos de Cursos de Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares, Conclusão de Primeira Graduação e Portador de Diploma. As inscrições vão até 05/07/2022. Confira o cronograma e o edital clicando aqui.

O candidato deverá se inscrever no Sistema GURI, mediante preenchimento de formulário específico, no período previsto no cronograma. É permitida a realização de somente uma inscrição em uma única modalidade. Candidatos das modalidades de Transferência Voluntária e Portador de Diploma deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 50,00 (cinquenta reais). Candidatos de outras modalidades estão isentos.

Esse é o número de vagas ofertadas para o nosso curso:

2º Ciclo Reingresso Reopção Conclusão de 1ª graduação Transferência Voluntária Portador de Diploma
5 5 10 5 10 25

Para a modalidade de Transferência Voluntária a partir do 4º semestre, terão prioridade, nesta ordem:
a) candidatos de curso de Licenciatura em Letras
b) candidatos oriundos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia;
c) candidatos oriundos dos cursos de outras Licenciaturas.

O candidato também deverá ter cursado até o momento da inscrição e obtido aprovação em componentes curriculares que integralizem, no mínimo, 300 (trezentas) horas na instituição de origem.

Para a modalidade de Portador de Diploma a partir do 4º semestre, terão prioridade, nesta ordem:
a) diplomados em Licenciaturas;
b) diplomados em outras áreas.

Para a modalidade de Reopção de Curso, o candidato deverá ter integralizado ou estar matriculado em componentes curriculares que integralizem no mínimo 300 (trezentas) horas no curso de graduação da UNIPAMPA com o qual possui vínculo.

Para a modalidade de Conclusão de Primeira Graduação, o candidato deverá apresentar aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) da carga horária do curso pretendido. O Trabalho de Conclusão de Curso e a carga horária de estágio obrigatório, quando houver, devem ser cumpridos em acordo ao estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso de ingresso, sem possibilidade de aproveitamento.

Para as demais modalidades, basta haver vagas no curso.

Convite: Aula Aberta de Acessibilidade e Inclusão Digital


Imperdível! No dia 25 de maio de 2022, às 19h, haverá uma aula aberta do componente curricular Acessibilidade e Inclusão Digital, transmitida via Youtube. A convidada é a Profa. Dra. Maria Teresa Eglér Mantoan, pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ela coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED / UNICAMP) e atua como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação dessa instituição. Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Educacional em reconhecimento a sua contribuição à Educação brasileira.

A transmissão contará com uma tradução simultânea para LIBRAS.