Projetos Encerrados | Letras – Português, Licenciatura a Distância

Projetos Encerrados

ENSINO:

Título: Apoio virtual para permanência e sucesso acadêmico na Unipampa: ações e orientações pedagógicas
Período de Vigência: 20/03/2020 – 31/12/2022
Coordenação: Ana Cristina do Amaral Lovato
Resumo: Projeto de ensino que tem como objetivo principal apoiar a permanência e sucesso acadêmico dos estudantes do ensino presencial com ações e orientações pedagógicas através da oferta de cursos de curta duração no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle da UNIPAMPA.

Título: Espanhol Intrumental: “toques linguísticos”
Período de Vigência:
04/06/2022 a 16/01/2023
Coordenação:
Maria do Socorro de Almeida Farias-Marques
Resumo:
O projeto foi pensando a partir do conceito de NOOC (Nano Open Online Course) que são experiências de aprendizagem “nano”, ou seja, são cursos de até 20h, direcionados ao aprimoramento de habilidades específicas. Além disso, possuem um cronograma determinado para atingir um público específico e ocorre totalmente no ambiente de aprendizagem virtual (AVA). O público-alvo são alunos da comunidade acadêmica da Pós-Graduação da Unipampa, principalmente, aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos acerca da língua espanhola.

Título: Orientações para Trabalho de Conclusão de Curso
Período de Vigência:
13/05/2020 – 13/05/2022
Coordenação:
Denise Aparecida Moser
Resumo:
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um gênero acadêmico exigido nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pampa que visa à formação de profissionais competentes e qualificados. Nesse contexto, o presente projeto de ensino tem por objetivo orientar os acadêmicos de cursos de graduações da referida universidade na elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso. Como metodologia trará, além de outras obras de metodologia científica, o Manual de Normatização de Trabalhos Acadêmicos da Unipampa: conforme normas da ABNT (ARAUJO; MARQUES, 2019) que serão trabalhadas através de oficinas disponibilizadas na Plataforma Moodle, com uma carga horária de 30h cada, distribuída em cinco módulos. Com a oferta dessas oficinas, os participantes poderão obter e construir conhecimentos como formatação, estrutura, sistema de entrada, normalização das referências, tipos de pesquisas entre outros assuntos pertinentes ao TCC.

Título: Práticas de leitura e escrita: Jornal Interdisciplinar de C&T
Período de Vigência:
10/03/2020 – 10/03/2021
Coordenação:
Cristina dos Santos Lovato
Resumo: Este projeto de ensino justifica-se pela necessidade de capacitar os estudantes do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia para a leitura e a produção de textos especializados, práticas inerentes à cultura científica. Para tanto, fundamenta sua metodologia em instruções explícitas e no estudo da estrutura léxico-gramatical dos textos de popularização da ciência, e no modo como se (re)produzem os significados disponibilizados pela linguagem científica nessa estrutura; atendendo às características da situação de interação (MOTTA-ROTH, 2008, p. 365). O projeto Práticas de leitura e escrita: Jornal Interdisciplinar de C&T constitui-se como uma proposta pedagógica embasada pelo Programa de Letramento da Escola de Sydney. Esse projeto é voltado ainda ao letramento acadêmicocientífico orientado para a tentativa de estabelecer uma cultura de leitura e estimular a produção textual motivada pelo estudo do método científico para colaborar com a compreensão e a percepção pública da ciência e com o desenvolvimento econômico, social e humano da região de abrangência do projeto. Oliveira (2007, p. 11), em 2007, apontava que uma das questões que parece surgir com frequência em relação à comunicação pública da ciência é sobre a validade de se divulgar a Ciência e a Tecnologia (C&T). Para a autora (OLIVEIRA, 2007, p.13), possibilitar acesso à C&T é essencial para o exercício pleno da cidadania e para “o estabelecimento de uma democracia participativa na qual grande parte da população tenha condições de influir, com conhecimento, em decisões e ações políticas ligadas à C&T”. San Juan França (2005, p. 33) destaca que a divulgação científica, ou popularização da ciência, foi sempre associada à educação para despertar na população o interesse pela ciência. “A ideia é, portanto, impedir um abismo de incompreensão entre os cientistas e a sociedade para que, tanto quanto possível, todos – sem exceção – falem a mesma língua” (SAN JUAN FRANÇA, 2005, p. 33). Após o término da escola regular, a população, no geral, tem contato com a ciência por meio da mídia em programas de popularização da ciência e textos em jornais impressos e on-line, revistas e reportagens televisivas, entre outros. O Jornal Interdisciplinar de C&T tem como objetivo contribuir, desse modo, para a compreensão pública da ciência com base em uma perspectiva interdisciplinar com textos que abordem resultados de pesquisas concluídas e em andamento e material científico, no geral, que seja produzido na universidade, inicialmente, no campus da UNIPAMPA, em Itaqui. O público-alvo do jornal compreende desde a comunidade interna do campus até a comunidade externa. Quanto à comunidade interna, o objetivo principal e norteador do projeto é inserir e familiarizar os estudantes com a cultura científica por meio da leitura e da escrita de textos de divulgação da ciência, e, em relação à comunidade externa, o propósito é informar à sociedade sobre o papel do campus para o desenvolvimento e o crescimento da região tanto em termos econômicos quanto sociais e humanos, fornecendo conhecimento sobre as tecnologias material, imaterial e humana – mão de obra capacitada para atuar na cidade – que a universidade oferece. Por fim, a título de esclarecimento destaca-se que todos os textos publicados no jornal são de responsabilidade das autoras e dos autores, e a divulgação e/ou reprodução total ou parcial do texto pode ser feita somente por meio da autorização dos mesmos.

Título: Processos de Produção de Vídeos e Áudios Educativos
Período de Vigência: 01/2017 – 12/2017
Coordenação: Cláudia Camerini Corrêa Pérez
Resumo: A realização de um projeto audiovisual com objetivos educativos, seja um vídeo ou áudio, requer alguns cuidados desde o início da produção. Não se trata simplesmente da união de elementos pedagógicos a recursos visuais. É sem dúvida um processo complexo, mas não tão difícil como parece fazer crer. São diversas as mídias utilizadas em curso a distância, sendo o material digital como mídia principal. O preparo de recursos audiovisual com objetivos educativos ainda é carente, principalmente em curso de licenciatura, sendo um dos motivos para justificar este projeto. A Universidade precisa aliar esses recursos, utilizando-os para provocar atividades significativas de aprendizagens. Vale ressaltar que muitos alunos têm uma prática de manuseio das novas tecnologias.

Título: Projetos de pesquisa: passo a passo para elaboração
Período de Vigência: 01/07/2021 – 31/12/2021
Coordenação: Suzana Schwartz
Resumo: Elaborar projetos de pesquisa pode ser fonte de inúmeras aprendizagens. Desde a ampliação de conhecimento sobre o tema que for o objeto de estudo, da elaboração desse gênero textual, de métodos e da utilização de instrumentos metodológicos, da observação, da sistematização da coleta de informações, de escolhas e prioridades. Essas aprendizagens podem ser viabilizadas de várias maneiras, resultando em processo produtivo com um produto esperado. Considerando a situação inusitada que vivemos, com a suspensão das atividades presenciais acadêmicas, este projeto objetiva oferecer aos participantes a oportunidade de utilizar o tempo disponibilizado por essa situação, para elaborar um projeto de pesquisa voltado para qualquer tema do seu interesse e que tenha relevância social. Para justificar essa ação argumentamos que esse tipo de trabalho
acadêmico é demanda de conclusão da maioria dos cursos oferecidos pela universidade, o que encaminha para a percepção de utilidade para quase todos os alunos. A metodologia de trabalho planejada é a de propor através da plataforma Moodle, leituras que se caracterizam como um passo a passo para a elaboração dos projetos. Nesse processo, os alunos vão identificar um tema que tenha relevância social, elaborar um objetivo de aprendizagem geral e outros dois específicos derivados do primeiro, uma justificativa que contextualize o tema, vão escolher a metodologia do estudo e proceder a revisão da literatura sobre o tema. Essas elaborações serão enviadas, uma a uma, dentro de um cronograma desenhado para isso, para os executores do projeto de ensino, lidas e retroalimentadas processualmente com sugestões para qualificar os textos. O resultado esperado é que os participantes concluam o curso com um projeto de qualidade elaborado, podendo, em período normal destinado para isso, dar continuidade oportunamente com a pesquisa de campo (quando for o caso).

Título: Temáticas a partir das teorias da leitura: experiências de leitura e práticas criativas
Período de Vigência: 04/08/2022 – 08/08/2023
Coordenação: Luciana Abreu Jardim
Resumo: O projeto tem por finalidade selecionar aspectos teóricos que envolvem a experiência da leitura, de modo a incentivar tanto experiências estéticas para os futuros docentes do ensino médio e buscas teóricas para elaboração de conteúdos criativos para estudantes do ensino do fundamental e pesquisadores da área de projetos culturais. Nessa perspectiva, os encontros mensais pretendem apresentar conceitos em torno do leitor, do escritor-leitor, da experiência de leitura e a complexidade dos seus afetos, disponibilizando textos e aulas áudio na plataforma Moodle, que posteriormente serão comentados pela docente e também pelos participantes do grupo. O projeto será virtual, com um encontro síncrono/assíncrono mensal (um encontro síncrono mensal, de acordo com a disponibilidade dos membros do projeto, com uma versão assíncrona a ser disponibilizada na plataforma Moodle), fóruns quinzenais, links e textos. Pretende-se reunir aos discentes da área de Letras aos discentes pesquisadores do curso de Produção e Política Cultural, a fim de trabalharmos em conjunto estratégias tanto para a (re)criação de público leitor crítico e criativo, por meio da elaboração de projeto(s) e evento(s) de incentivo à leitura, quanto para a formulação de práticas em sala de aula, por meio de aulas teóricas, debates e trocas de materiais, a fim de conter a evasão escolar e ampliar o campo de gosto dos estudantes.

Título: Transleituras na adaptação de The house on Mango Street/La casa en Mango Street para mangá em uma experiência de aprendizagem de línguas via protagonismo estudantil
Período de Vigência: 2020 – 2023
Coordenação: Clara Zeni Camargo Dornelles
Resumo: A leitura do livro “The house on Mango Street” tem trazido para discussão, no curso de Letras – Línguas Adicionais, temáticas importantes para reflexão na sociedade contemporânea, tais como: xenofobia, violência contra a mulher, pobreza, abuso. Além de terem o contato com uma obra que desperta visões críticas, os estudantes fazem a leitura e as produções do projeto Transleituras por meio do uso das línguas inglesa e espanhola, o que possibilita aprender a usar a língua por meio da leitura e produções literárias, em uma metodologia valorizada na área de Letras e compatível com a visão de línguas adicionais: línguas que são parte da vida do aprendiz e que colaboram para a sua construção subjetiva. Ainda, a obra possibilita discutir sobre a temática da fronteira e o “ethos multilíngue”, conforme orientações do curso de Línguas Adicionais e da Política Linguística Institucional.

PESQUISA:

Título: A gestão dos conflitos escolares: dados de estudos e pesquisas sobre violência e paz nas escolas
Período de Vigência: 
2018 – Atual
Coordenação:
 Lúcio Jorge Hammes
Resumo: 
A publicação da lei nº 13.663 (BRASIL, 2018) altera o artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases da educação (BRASIL, 1996) para incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino. O objetivo da pesquisa é analisar as políticas públicas e a produção do conhecimento sobre a gestão de conflitos escolares no Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia. A partir disso, pergunta sobre o que revelam estas pesquisas e qual o potencial das políticas públicas para a promoção da cultura de paz. O método de pesquisa prevê a formação de uma rede de pesquisadores, a organização de um banco de dados sobre a produção de conhecimento, e entrevistas em profundidade com gestores da educação e formar um núcleo de pesquisa sobre a gestão de conflitos, vinculado à Unipampa. Dados sobre a gestão de conflitos pode contribuir o desenvolvimento do atual debate sobre a prevenção e o combate a violência e a promoção da cultura de paz.

Título: Fragmentos de discursos sobre a maternidade em escritoras brasileiras contemporâneas
Período de Vigência:
20/11/2019 – 30/12/2021
Coordenação:
Luciana Abreu Jardim
Resumo:
Seguindo um desdobramento do projeto intitulado “Discursos sobre a maternidade em textos de Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles, o projeto “Fragmentos de discursos sobre a maternidade em escritoras brasileiras contemporâneas”, alinhado à perspectiva historiográfica não linear, pretende investigar aspectos dos discursos da maternidade nas seguintes obras: “Com armas sonolentas”, de Carola Saavedra; “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo; “Entre as mãos”, de Juliana Leite. Com base na teoria de Julia Kristeva sobre o tema, desenvolvida ao longo de sua trajetória teórica e ficcional, o objetivo será o de continuar propondo discursos sobre a questão da maternidade, uma vez que tais discursos não se encontram em nossa cultura ocidental secularizada (cf. Histoires d’amour, 1983, p. 326). A intenção será a de refletir sobre a temporalidade feminina atravessada pela “paixão materna”, tema que foi desenvolvido pela teórica em La haine et la pardon e em artigos que estão em seu site oficial. Trata-se de estabelecer pontos de discussão entre a teoria de Kristeva e os discursos propostos pelas autoras brasileiras escolhidas, considerando aspectos da herança da literatura brasileira de outros séculos, sobretudo do Romantismo.

Título: Inovação em Domínio Educacional (IDE)
Período de Vigência:
2021 – 2023
Coordenação:
Amanda Meincke Melo
Resumo:
Este projeto se propõe a contribuir à inovação de processos de ensino, de aprendizagem e de gestão no domínio educacional. Para isso, deve-se sistematizar a revisão do estado da arte e do estado da prática no domínio educacional, a análise desse domínio, o desenvolvimento e/ou a evolução de software com apoio de técnicas de prototipação e de avaliação de interface de usuário. Entre os produtos esperados estão aplicativos e jogos digitais para diferentes plataformas com potencial de mudança e contribuição aos processos de gestão, de ensino e de aprendizagem no domínio em tela.

Título: Letramentos e (form)ação docente
Período de Vigência: 2013 – 2023
Coordenação: Clara Zeni Camargo Dornelles
Resumo: Este projeto se insere no campo aplicado de estudos da linguagem, particularmente, no campo dos estudos dos (multi)letramentos. Pretendemos investigar indagações emergentes no campo do ensino de línguas, tanto no que se refere à formulação das diretrizes oficiais, quanto em seus processos de (re)contextualização em espaços de educação formal e informal, na educação básica e superior. Algumas das questões norteadoras são: de que forma são (re)contextualizadas as políticas curriculares? Como se dá o processo de didatização da leitura e da escrita em projetos de (multi)letramentos? Como as TICs podem servir a projetos voltados para a educação linguística? Qual o design mais adequado para os diferentes propósitos de formação inicial e continuada de professores? Quais as implicações dos (multi)letramentos para o processo de ensino-aprendizagem e para (os propósitos d)a formação de professores? Este projeto prevê discussão de caráter teórico-metodológico com ênfase em pesquisas interpretativas e pesquisa-ação.

Título: Negar: a Libertação dos Escravos no campo dos discursos
Período de Vigência:
03/2018 – 12/2021
Coordenação:
Walker Douglas Pincerati
Resumo:
O projeto dedica-se ao estudo e análise da especificidade do racismo brasileiro, entendido como desdobramento do discurso da guerra, isto é, de um discurso estruturante de uma relação bélica que surgiu no século XVI e que se caracteriza por (a) dizer que sempre houver guerra, (b) que o sujeito está necessariamente de um lado ou de outro e (c) que a verdade é privada. Toma o quadro Libertação dos Escravos (1889), de Pedro Américo (1843-1905), como objeto histórico e, por consequência, discursivo para guiar o trabalho investigativo sobre a formação histórica brasileira, logo a formação de um discurso e imagem de Brasil. Enfoca a mecânica da negação nesse discurso e imagem, considerando-se a existência de pesquisas diversas que dizem que o racismo brasileiro consiste em negar o próprio racismo e a cor do corpo negro, bem como denegá-lo, transformando-o em metáfora do corpo do ser infernal; logo, em símbolo que polariza sentidos negativos. Busca mostrar e demonstrar isso via explicitação na relação de tais negações com o discurso da guerra. O quadro mostra essa guerra. Resta demonstrá-la em funcionamento no seio da sociedade brasileira.

Título: Novas tecnologias no ensino presencial e a distância: ações e desafios
Período de Vigência: 08/2017 – 08/2019
Coordenação: Camila Gonçalves dos Santos do Canto
Resumo: Este projeto é fruto da tese de doutorado da proponente e da sua linha de pesquisa, a qual envolve a utilização das novas tecnologias no ensino e aprendizado de línguas. Pretende-se ter como resultado o desenvolvimento de reflexões teórico-práticas sobre as questões voltadas ao uso das tecnologias nas práticas de ensino e aprendizagem de línguas. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo principal fomentar a reflexão e a pesquisa sobre a utilização de artefatos tecnológicos no ensino e aprendizagem de línguas (presencial e a distância). O projeto se divide em três eixos distintos que se articulam: (1) a utilização das TIC nas práticas de ensino e aprendizagem de línguas (presencial e a distância); (2) a elaboração de objetos de aprendizagem que possam ser utilizados no contexto presencial e a distância; e (3) a forma como as TIC e a multimodalidade presente na Web influenciam e modificam as práticas e comportamento docente/discente na modalidade presencial e a distância. Espera-se que a integração dos três eixos resulte em pesquisas inovadoras com resultados importantes que possam contribuir de forma bastante significativa para as pesquisas voltadas ao ensino e aprendizagem de línguas.

Título: Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira e a produção cultural de jogos digitais educacionais
Período de Vigência: 01/03/2018 – 01/03/2022
Coordenação: Sátira Pereira Machado
Resumo: O projeto de pesquisa “Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira e a produção cultural de jogos digitais educacionais” objetiva resgatar o projeto político do escritor Oliveira Silveira para o fortalecimento do Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil e para a efetivação da Lei 10.639/2003 como forma de subsidiar narrativas para a produção de jogos digitais com a temática da negritude. A pesquisa tem relevância social e científica, pois permite aprofundar conhecimentos sobre a temática, sob ponto de vista do respeito às diferenças. De forma original, o objeto de estudo permite que se reflita sobre a produção cultural de jogos digitais educacionais e os usos e as apropriações de jogos digitais em processos de ensino e aprendizagem e formação de professores/as para a Lei 10.639/2003.

Título: Pedra, papel e tesoura: jogos de letramento
Período de Vigência:  2018 – 2019
Coordenação: Vítor Jochims Schneider
Resumo: O projeto de pesquisa Pedra, papel e palavra: jogos de letramento tem como objetivo investigar, através de intervenções em espaços escolares e não escolares da comunidade local, modos de elaboração de dinâmicas interacionais para instauração de práticas de leitura e escrita. Esta investigação seguirá uma metodologia de pesquisa-ação, na qual serão desenvolvidos: (I) pesquisa bibliográfica e reflexão conceitual; (II) etnografias de possíveis espaços de intervenção; (II) planejamento de intervenções; (III) intervenções em espaços escolares e não-escolares e (IV) avaliação reflexiva das intervenções. Esta sequência investigativa permitirá uma aproximação entre o arsenal conceitual desenvolvido pelos Novos Estudos de Letramento (HEATH, 1982; STREET, 2010; 2013; KLEIMAN 995, 2000) e uma série de reflexões produzidas por autores de diferentes áreas (LARROSA, 2004; HUIZINGA, 1999; VYGOTSKY, 2007) que permitem compreender processos de leitura e escrita enquanto exercícios lúdicos de produção semântica intersubjetiva. A partir de uma compreensão do jogo enquanto fenômeno sociocultural e instrumento de intervenção, será possível instaurar em diferentes espaços comunitários uma dimensão lúdica na qual seja possível avaliar se as dinâmicas interacionais elaborados possibilitam aos participantes ocupar as posições sociais de leitor e autor. O projeto integra a linha de pesquisa Linguagem e Docência do Grupo de Pesquisa Linguagens e Línguas de Fronteira, cadastrado no CNPq.

Título: TCC: passo a passo
Período de Vigência: 2022 – 2023
Coordenação: Suzana Schwartz
Resumo: Elaborar projetos de pesquisa pode ser fonte de inúmeras aprendizagens. Desde a ampliação de conhecimento sobre o tema que for o objeto de estudo, da elaboração desse gênero textual, de métodos e da utilização de instrumentos metodológicos, da observação, da sistematização da coleta de informações, de escolhas e prioridades. Essas aprendizagens podem ser viabilizadas de várias maneiras, resultando em processo produtivo com um produto esperado. Considerando a situação inusitada que vivemos, com a suspensão das atividades presenciais acadêmicas, este projeto objetiva oferecer aos participantes a oportunidade de utilizar o tempo disponibilizado por essa situação, para elaborar um projeto de pesquisa voltado para qualquer tema do seu interesse e que tenha relevância social. Para justificar essa ação argumentamos que esse tipo de trabalho acadêmico é demanda de conclusão da maioria dos cursos oferecidos pela universidade, o que encaminha para a percepção de utilidade para quase todos os alunos. A metodologia de trabalho planejada é a de propor através da plataforma Moodle, leituras que se caracterizam como um passo a passo para a elaboração dos projetos. Nesse processo, os alunos vão identificar um tema que tenha relevância social, elaborar um objetivo de aprendizagem geral e outros dois específicos derivados do primeiro, uma justificativa que contextualize o tema, vão escolher a metodologia do estudo e proceder a revisão da literatura sobre o tema. Essas elaborações serão enviadas, uma a uma, dentro de um cronograma desenhado para isso, para os executores do projeto de ensino, lidas e retroalimentadas processualmente com sugestões para qualificar os textos. O resultado esperado é que os participantes concluam o curso com um projeto de qualidade elaborado, podendo, em período normal destinado para isso, dar continuidade oportunamente com a pesquisa de campo (quando for o caso).

Título: Tecnologias e ensino de línguas na contemporaneidade
Período de Vigência: 28/09/2020 – 28/09/2022
Coordenação: Camila Gonçalves dos Santos do Canto
Resumo: O presente projeto tem como objetivo geral analisar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no que tange aos processos de ensino e aprendizagem de línguas na contemporaneidade. Pretende-se ter como resultado o desenvolvimento de reflexões teórico-práticas sobre as questões voltadas ao uso das tecnologias nas práticas de ensino de línguas, tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância. A pesquisa aqui apresentada focará em três dimensões teórico-metodológicas: (1) Metodologias Ativas na aprendizagem de línguas (presencial e a distância); (2) As presenças social, cognitiva e de ensino nas práticas mediadas pelo computador; (3) Formação docente e ensino de línguas online. Espera-se que a integração dos três eixos resulte em pesquisas inovadoras com resultados importantes que possam contribuir de forma bastante significativa para as pesquisas voltadas à seara da Linguística Aplicada.

EXTENSÃO:

Título: Charlas desde la frontera
Período de Vigência: 2020 – 2021
Coordenação:
Maria do Socorro de Almeida Farias-Marques
Resumo: Charlas desde la Frontera se destaca pela difusão da língua espanhola, das pesquisas realizadas, pelas interlocuções realizadas com docentes de outras instituições e outros países e, principalmente, por estarmos, enquanto Universidade Federal do Pampa, em diversas cidades e países cumprindo com o nosso papel social. Como o projeto procura aproximar discentes, docentes e comunidade externa, ampliamos oficialmente a nossa equipe executora com um professor e linguista – Edilson Teixeira- do Curso da Formação Docente de Português do Consejo de Formación en Educación (CFE) de la Administración Nacional de Educación Pública (ANEP) do Uruguai. Deste modo, poderemos complementar conhecimentos sobre perspectivas das temáticas específicas e associadas, bem como refletir sobre diversas possibilidades educacionais e realidades socioculturais dos países vizinhos. Igualmente, pela permanente necessidade de compreensão, diálogo e atualização do ensino superior, expandimos nossa equipe e público-alvo com colaboradores e participantes uruguaios.

Título: Digitalização do acervo pessoal de Oliveira Silveira
Período de Vigência: 2020 – 2023
Coordenação: Sátira Pereira Machado (Unipampa) e Ilza Girardi (UFRGS)
Resumo: O projeto Poeta Oliveira Silveira: digitalização e conservação de sua vida e obra, desde janeiro de 2020, deu início ao processo de conservação de documentos do acervo para o formato digital junto ao Centro de Documentação e Acervo Digital da Pesquisa (Cedap) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da UFRGS. A longo prazo, a Associação Negra de Cultura (ANdC), em parceria com a UFRGS e com a Unipampa, pretende armazenar e disseminar os dados primários de pesquisa do acervo para novos projetos.

Título: Do mapeamento do espanhol à extensão: diálogo desde y con las fronteras voltados à formação de professores
Período de Vigência: 2021 – 2023
Coordenação: Isaphi Marlene Jardim Alvarez
Descrição: Neste estudo, pretendemos realizar a oferta de formações continuada a professores de espanhol de sete municípios fronteiriços (Bagé, Aceguá, Jaguarão,Uruguaiana, Itaqui, São Borja e Santa do Livramento ) do Rio Grande do Sul. Os encontros formativos foram criados a partir dos resultados da investigação intitulada Mapeamento sobre o ensino do espanhol em escolas públicas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina: uma abordagem quantitativa, que envolve a UNIPAMPA e a UFSC. Mais especificamente, os cursos formativos serão organizados a partir da análise de dados a respeito do perfil docente oriundos do projeto de pesquisa mencionado.

Título: Grupo de estudos de casos em alfabetização inicial
Período de Vigência: 24/01/2022 – 31/12/2022
Coordenação: Suzana Schwartz
Resumo: Uma das definições de grupo é a de que ele se caracteriza por ser um encontro de pessoas, na mesma hora, no mesmo local, com objetivos comuns (PICHON RIVIÈRE, 1998). Ele se constitui na constância da frequência de seus participantes e sua atuação ativa dos encontros. Nesse projeto, o objetivo do grupo será identificar, analisar, estudar, refletir e compreender casos de problemas, limites e de possibilidades de alunos em processo de alfabetização inicial.
Para tal, pretendemos constituir um grupo com professores alfabetizadores atuantes nas escolas de Jaguarão, Arroio Grande e Rio Branco que, junto com a participação de alunos licenciandos interessados no tema, em encontros semanais on line, irão debater e buscar alternativas de solução de casos trazidos pelos professores no relato de sua prática cotidiana. Além disso o grupo pretende também compartilhar estratégias didáticas bem-sucedidas, desenvolvidas pelos participantes e encontrados na revisão da bibliografia sobre o tema.
A justificativa de desenvolver um projeto de extensão com esses propósitos está amparada no contexto de não aprendizagens da leitura e da escrita na educação básica nacional. Os indicadores revelados por diferentes avaliações, nacionais e internacionais (Avaliação Nacional da Alfabetização, Exame Nacional do Ensino Médio, Indicador de Alfabetismo – Inaf, Programme for International Student Assessment – Pisa), tem apontado sérios problemas no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita. Assim, acreditamos que, amparados por um grupo, com objetivos comuns, de criar condições para que todos os alunos sejam adequadamente alfabetizados e de desenvolver estratégias conjuntas de atuação produtiva e efetiva, poderemos contribuir para mudar o cenário da alfabetização nos contextos em que estaremos inseridos.
A metodologia pretende assumir uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação e estudos de casos, utilizando-se como pontos de referência,para a análise e interpretação da realidade, os relatos trazidos que serão analisados criticamente com base na experiencia e no conhecimento prévio dos sujeitos participantes, amparados pela teoria sobre como os sujeitos aprendem e como é possível ensiná-los. O método de estudo de caso objetiva conhecer em profundidade o como e o porquê de uma determinada situação, investigando os motivos e/ou fatores que determinam a situação, a fim de contribuir para modificá-la, qualificá-la quando necessário for.
Os resultados esperados são o engajamento, a participação ativa, o envolvimento pessoal e profissional dos sujeitos participantes na tarefa a que o grupo se propõe e o de contribuir no ensino e na aprendizagem de todos os alunos. Além disso, as teorias de aprendizagem humana mais atuais percebem o importante papel da interação entre pessoas com diferentes saberes e experiências como fator com potencial determinante para a qualidade das aprendizagens reconstruídas. Esse projeto pretende oportunizar o espaço-tempo para que se concretize essa interação, se possível, tornando-a contumaz.

Título: Leituras do feminino: nos rastros dos discursos maternos
Período de Vigência:
30/11/2019 – 30/12/2021
Coordenação:
Luciana Abreu Jardim
Resumo:
O presente projeto de extensão tem como embasamento teórico o projeto de pesquisa desenvolvido em meu período de pós-doutorado Capes/PNPD, realizado na FURG, durante os anos de 2013 a 2018, no qual foi problematizada a questão dos discursos da maternidade em textos de Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles. Como um desdobramento desse projeto inicial, atualmente desenvolvo o projeto intitulado “Fragmentos de discursos sobre a maternidade em escritoras brasileiras contemporâneas”, que faz um recorte voltado à divulgação da produção de escritoras brasileiras contemporâneas. Nessa perspectiva, busca-se formar grupos de leitores, por meio da redação e gravação de podcasts, para distribuição em escolas públicas conveniadas ao Ead Letras/Português do campus Jaguarão. As autoras escolhidas para o ano de 2020 são Carola Saavedra, com o romance “Com armas sonolentas: romance de formação” e “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo. Para o ano de 2021, as autoras escolhidas são Juliana Leite, com o romance “Entre as mãos”, e Adriana Lisboa, com “Hanói”. Pretende-se oferecer um roteiro aos participantes, de modo a contemplar, respeitando a autonomia de leitura e criatividade de cada participante, que seguirá, após debate e relato de experiência de leitura, realizado sob supervisão da orientadora, Luciana Jardim, com a finalidade de elaboração de um texto, de 15 a 20 minutos, gravação dos áudios (podcasts) e posterior distribuição para escolas do ensino público.

Título: Ler é liberdade: projeto de leitura com remição de pena
Período de Vigência: 2019 – 2023
Coordenação: Marcela Wanglon Richter
Resumo: Compreendendo a leitura como um direito humano à dignidade, este projeto propõe a organização de um ciclo de leituras orientadas para um grupo de apenados do Presídio Estadual de Jaguarão. Em pareceria com a direção do Presídio, com a Vara Regional de Execuções Criminais, Conselho Municipal do Presídio e a Universidade Federal do Pampa Campus Jaguarão, propomos a organização deste projeto com base em algumas atividades principais: rodas de conversa sobre a obra e autor, leitura da bibliografia previamente escolhida, entrega de reflexão crítica sobre a obra lida, participação em seminário de debate sobre os processos de leitura, de escrita e sobre o momento de preparação para o seminário. A remição da pena através da leitura concretiza-se por meio da avaliação da coordenação do projeto, atendendo aos critérios judiciais dispostos na portaria que o orienta legalmente: a cada livro lido, o leitor-detento terá 4 dias de remição de pena. Palavras-chave: Leitura. Escrita. Direitos Humanos. Educação Popular.

Título: Maria Helena Vargas da Silveira: escritora das gentes negras do sul
Período de Vigência: 2020 – 2021
Coordenação: Fernanda Oliveira da Silva (UFRGS) e Sátira Pereira Machado (Unipampa)
Resumo: A presente ação extensionista versa sobre Maria Helena Vargas da Silveira. Ela foi escritora, professora e ativista das particularidades das populações negras do Sul. Em sua obra, traz à tona suas vivências da infância e da juventude em Pelotas, bem como de ser professora no Morro da Cruz em Porto Alegre. Também, utiliza-se da palavra para manifestar-se contra os diversos preconceitos vivenciados pela negritude ao defender o ensino público de qualidade. Apesar de sua grandiosa produção e de seus feitos, a escritora ganhou pouca visibilidade em vida. Diante disso, o projeto de criação de um MOOC sobre Helena do Sul na Plataforma Lúmina, da UFRGS, pretende resgatar sua trajetória para que a escritora seja (re)conhecida na formação de professores/as, no ambiente acadêmico e para além disso, assim como introduzir e tornar a vida, a obra e o pensamento de Maria Helena Vargas da Silveira conhecidos pelas comunidades interna e externa à Universidade. Com a pretensão de formar leitores/as, de instigar os/as estudantes a produzirem sobre a escritora e a refletirem sobre a potência de suas palavras, o caminho metodológico prevê a pesquisa bibliográfica e documental, além da pesquisa-ação com a participação de familiares, amigos/as e estudiosos/as da autora.

Título: Núcleo de Apoio à Aprendizagem Intercultural de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA)
Período de Vigência: 2015 – 2023
Coordenação: Clara Zeni Camargo Dornelles
Resumo: Em interface com a pesquisa e o ensino, o objetivo geral do NAAIPLAA é produzir materiais, planejar, implementar e avaliar ações de ensino-aprendizagem de português em contexto de imersão-imigração e na esfera acadêmica, nas modalidades de ensino presencial e a distância (EaD), em processos de formação docente colaborativa e na realização de exames de proficiência. O NAAIPLAA é um espaço permanente de prática e formação para o ensino de português para estrangeiros. Espera, com suas ações, favorecer a inserção social, cultural e profissional de estrangeiros em situação de vulnerabilidade sociocultural, dando visibilidade às perspectivas e expectativas dos aprendizes em relação à aprendizagem de língua (para fins de naturalização e outros) e ao seu envolvimento sócio-cultural no novo país. Pretende, ainda, atuar na certificação da proficiência linguística em português de alunos e servidores estrangeiros da Unipampa, bem como de estrangeiros da comunidade externa, que precisem aprender a língua para fins acadêmicos ou profissionais. Por fim, tem colaborado, por meio de diferentes estratégias, na produção de práticas e políticas de acolhimento aos estrangeiros, dentro e fora da universidade, assim como, na efetivação de processos acadêmicos e não-acadêmicos de internacionalização. (A partir de 2017, funcionou com apoio do IsF – Idiomas sem Fronteiras; é parte do Programa de Extensão CLIP – Centro de Línguas do Pampa).

Título: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) – Campus Jaguarão
Período de Vigência: 2019 – 2023
Coordenação: Marcela Wanglon Richter
Resumo: O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS), do Campus Jaguarão, terá caráter propositivo e consultivo, e será vinculado à Direção de Extensão do Campus. A proposta do Núcleo é estimular e promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas à temática da educação para a diversidade de gênero e sexualidade. O NEPGS integra também a Política de Ações Afirmativas as quais se caracterizam por medidas especiais e temporárias tomadas pelo Estado, com o objetivo de minimizar e eliminar desigualdades raciais, étnicas, religiosas, de gênero e outras historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidade e tratamento, bem como compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização de mulheres e da comunidade LGBT. Em 2018, comemora-se 40 anos do movimento LGBT no Brasil. No entanto, para ativistas e pesquisadores dos Direitos Humanos, considera-se que ainda temos muito caminhar neste âmbito. A comunidade LGBT tem vivido momentos de extrema violência e retrocessos no que se refere à naturalização da lgbtfobia,aumento de assassinatos e recrudescimento de discursos de ódio em todo o Brasil. Gays, lésbicas, bissexuais e pessoas trans vem lutando bravamente para a criminalização da LGBTfobia, para manter a conquista do casamento homoafetivo, pela adoção e uso das técnicas de reprodução assistida para famílias homoafetivas, alteração do nome e da identidade sexual e outras medidas que promovam a igualdade, como uso de banheiro de acordo com a identidade de gênero. Neste processo de luta por direitos, a Universidade tem papel fundamental. Contudo, as pautas que debatem gênero, tanto feministas quanto LGBT, ainda tem restrito espaço no âmbito acadêmico, seja em propostas de extensão, seja em nossas pesquisas de pós-graduação. Apesar da necessidade de ampliar este debate, constatamos que ainda são poucos os grupos que se dedicam ao tema e, consequentemente, há uma lacuna que precisa ser preenchida em nossas universidades. A invisibilidade acadêmica impossibilita avanços no âmbito da Educação e dos Direitos Humanos. A Universidade tem papel fundamental na transformação da sociedade, mas se não preparamos as discentes e os discentes para este debate, não teremos condições adequadas para construir uma sociedade com equidade de gênero, respeitosa e plural. Considerando os aspectos apontados, a fundação e a institucionalização do NEPGS Campus Jaguarão pretende contribuir na produção de conhecimentos acerca da promoção, do respeito e da valorização da diversidade de orientação sexual e identidade de gênero,colaborando para o enfrentamento da violência sexista, machista, misógina e LGBTfóbica, não apenas no âmbito do Campus Jaguarão, mas da comunidade na qual o Campus se insere.O Núcleo abordará a promoção da equidade de gênero e do reconhecimento da diversidade de orientação afetivo-sexual e/ou identidade de gênero, procurando destacar o respeito à diversidade, o enfrentamento ao preconceito, à discriminação e à violência. Desconstruir preconceitos e romper o ciclo de sua reprodução na sociedade configuram justificativas fundamentais para a organização deste espaço coletivo de crescimento e amadurecimento intelectual, afetivo e epistemológico para todas, todos e todes.

Título: Subprojeto Letras Espanhol (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) PIBID/CAPES 2009
Período de Vigência: 2014 – 2023
Coordenação: Isaphi Marlene Jardim Alvarez
Resumo: Este subprojeto tem por objetivo promover um espaço de interlocução entre a universidade e a escola de educação básica, com o propósito de ampliar as dinâmicas de concepções e práticas de ensino na área de Educação Linguística, mais especificamente na área das línguas adicionais aqui especificadas: língua espanhola e língua inglesa. Nesse sentido, há que considerar as complexidades inerentes ao processo de formação docente em língua adicional, constituído de etapas que compreendem desde a aquisição da língua estrangeira com a qual se pretende trabalhar até a reflexão sobre as próprias práticas de ensino/aprendizagem sobre as referidas línguas. Dialogamos com Almeida Filho (2001, p. 20) ao apresentar seis requisitos que um professor de língua estrangeira deve considerar e contemplar na sua prática docente: ?Um conceito de aprendiz de língua como pessoa em processo de socialização humanizadora; um conceito de língua estrangeira e de linguagem humana; um conceito de aprender outra língua que não a LM; um conceito de ensinar uma nova língua a quem deseja ou precisa dela; um conceito de sala de aula de língua estrangeira (ou de representação do lugar de aprendê-la); um conceito de papéis a desempenhar no processo seja como aluno seja como professor.? Em conformidade com o proposto pelo autor temos vários desafios a transpor como formadores de profissionais que atuarão com línguas estrangeiras. É justamente por tais desafios que esta proposta de trabalho está direcionada a três esferas de atuação: Iniciação à docência: os alunos universitários terão a oportunidade de, a partir das demandas oriundas das escolas, desenvolver objetos de aprendizagem e materiais didáticos voltados para o desenvolvimento da educação linguística, tecendo e ampliando as suas reflexões sobre os processos de ensino/aprendizagem das línguas adicionais dos alunos da educação básica, de forma articulada com as concepções contemporâneas das pesquisas da área de Lingüística Aplicada de cunho técnico.

Título: Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa
Período de Vigência: 01/03/2021 – 17/12/2022
Coordenação: Cláudia Camerini Corrêa Pérez
Resumo: O projeto de extensão surge da aproximação e interação universidade e sociedade. Seu desenvolvimento se dá em função de identificar uma carência em conhecimento por parte dos discentes, professores, profissionais da saúde e familiares de deficientes, acerca dos recursos pedagógicos acessíveis por meio da Comunicação Alternativa. Mesmo ainda pouco utilizada, a Comunicação Alternativa vem ganhando espaço dentro das salas de aula. Dessa forma, ao ampliar o conhecimento e elaborar soluções em CA que permitam proporcionar maior autonomia, pretende-se potencializar o seu uso em ambientes escolares, familiares ou de trabalho.

Título: UNIPATAS Alegrete: Proteção, Esterilização e Adoção
Período de Vigência: 30/03/2019 – 01/03/2023
Coordenação: Camila da Costa Lacerda Tolio Richardt (TAE)
Resumo: O presente projeto tem como objetivo primordial dar continuidade às ações desenvolvidas sob a égide ao Projeto denominado “Animais no Campus: proteção, esterilização e adoção”, que formalizado originalmente em 2014 e reeditado em 2016, tem o propósito de, utilizando métodos apropriados sob os aspectos sanitário, ambiental e ético, minimizar o impacto do ingresso, permanência e circulação de animais em situação de abandono que se refugiam nas imediações do Campus Alegrete.

Título: Vº Forum da comunidade surda de Alegrete: Surdos, Acessibilidade Social e Educação
Período de Vigência: 2022 -16/12/2022
Coordenação: Ana Paula Gomes Lara
Resumo: Os fóruns desenvolvidos com a comunidade Surda de Alegrete, por meio de projetos de Extensão, tiveram sucesso e possibilitaram muitas mudanças sociais em relação aos surdos. Estes fóruns acontecem desde o ano de 2015. Com este projeto visamos dar continuidade a estes trabalhos que muito tem contribuído para a inclusão social dos surdos, entre eles a criação de uma sala de EJA para surdos. Pretende-se ainda envolver a comunidade acadêmica, os alunos dos componentes de Libras e demais acadêmicos aproximando os mesmos das temáticas do fórum, oportunizando conhecimento sobre a diferença surda.