Apresentação | Letras – Português, Licenciatura a Distância

Apresentação

O curso de Letras – Português, Licenciatura EaD é planejado dentro de uma carga horária de 3220 horas.

O prazo mínimo para integralização curricular são 8 (oito) semestres e o prazo máximo, estabelecido pela Sequência Aconselhada do Curso (orientação de matrícula) são 16 (dezesseis) semestres.

A oferta de vagas em 2023/2 foi de 230 vagas distribuídas entre cinco polos: Jaguarão, Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito e Santana do Livramento.

Observa o Calendário Acadêmico da Universidade, de acordo com a Resolução 29/11.

Por ser um curso a distância, o aluno pode realizar seus estudos nos horários que melhor lhe convir, desde que atenda, é claro, à progressão dos componentes curriculares e às datas de avaliações agendadas pelos professores.

Encontros síncronos, via Google Meet, poderão ser programados para realização de aulas e avaliações. Eles serão agendados de acordo com a disponibilidade do docente e da turma. As demais atividades com os professores serão realizadas no ambiente virtual de aprendizagem da universidade, a plataforma Moodle, e por meio de videoaulas, podcasts, chats, fóruns, dentre outras modalidades e recursos disponíveis.

Importante: há componentes curriculares que desenvolvem aulas online regulares no período noturno. A presença não é obrigatória (caso a aula não seja realizada para apresentar um trabalho avaliativo), embora seja recomendada.

O curso é voltado à formação de professores de língua portuguesa e literatura na Educação Básica (ensino fundamental e médio). Além de formar profissionais aptos a operar as tecnologias digitais e não digitais, o curso destina-se à formação intelectual em estudos da linguagem, envolvendo a linguística, a literatura e a educação. Sem contar que se trata de uma formação executada no ciberespaço, atendendo às necessidades cada vez mais emergentes de profissionais formados conforme os pressupostos básicos da cibercultura.

A licenciatura em Letras – Português está organizada a partir de uma compreensão da linguagem humana enquanto um fenômeno complexo, com implicações históricas, políticas, ideológicas, psicológicas, culturais e tecnológicas.

Diante disso, os estudos da linguagem não são desenvolvidos apenas do ponto de vista prescritivo, isto é, de um aprendizado das normas de bom uso da língua. Para além disso, propõe-se uma investigação descritiva e explicativa dos fatos da linguagem, tal como são desenvolvidas nas pesquisas científicas em linguística, em linguística aplicada, em novas abordagens pragmáticas, em história e teoria literária, bem como no campo da educação e das novas tecnologias de comunicação e informação.

Além de um estudo da estrutura e organização da linguagem humana, o curso inclui o estudo do funcionamento, isto é, das funções, dos usos e das formas da linguagem enquanto manifestações sociais, culturais e artísticas. Seguindo esse ponto de vista, os estudos de literatura têm por objetivo investigar como, ao longo da história, os sujeitos colocam em jogo a escrita e a leitura do mundo.

Por meio da articulação de estudos linguísticos e literários, o corpo docente do curso propõe que é através do texto, de suas leituras, de sua escrita e reescritas que será promovida a formação de cidadãos aptos a lecionarem na Educação Básica.

Por se tratar de um curso ofertado na modalidade a distância e fazer uso necessário das tecnologias digitais, a proposta pedagógica desta licenciatura está ancorada na concepção de letramento digital, tal como concebida pelo filósofo Pierre Lévy, em seu livro Cibercultura (1999, p. 17). De acordo com o autor, as práticas de leitura e de escrita feitas em computadores em rede criam um “conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente”; conjunto esse que nomeia “cibercultura”.