Projetos de Extensão | Letras – Português, Licenciatura a Distância

Projetos de Extensão

Título: Centro de Línguas – Jaguarão (5ª edição)
Período de Vigência:
01/03/2021 – 31/12/2024
Coordenação:
Maria do Socorro de Almeida Farias-Marques
Resumo:
O presente projeto de extensão, Centro de Línguas – Jaguarão, vinculado ao Programa de Extensão Centro de Línguas do Pampa – Unipampa/campi Jaguarão, Bagé, Santana do Livramento e Itaqui e Divisão de Idiomas/DAEINTER, visa ofertar cursos de português, espanhol, alemão, inglês, italiano, francês, português como língua adicional (PLA), latim, esperanto e língua brasileira de sinais à comunidade em geral. Os níveis dos cursos seguem o Quadro Europeu Comum de Referência de Língua, a saber: nível A (Iniciante), nível A1 (Básico), nível A2 (Elementar), nível B1 (Intermediário), nível B2 (Avançado), nível C1 (Fluente) e nível C2 (Acadêmico). Cada nível somará uma carga horária de 30h/a que poderá ser ministrado nas modalidades presencial, híbrida e a distância. Além disso, objetiva ministrar cursos de curta ou longa duração para atender aos interesses da comunidade acadêmica e da comunidade externa em geral, inclusive, contemplando componentes curriculares obrigatórios da graduação, em ações que curricularizem a extensão e, no período de ensino remoto, proveniente da pandemia COVID-19, estender o ensino de português às práticas de estágio supervisionado do ensino fundamental (anos finais) e ensino médio do curso de graduação em Letras – Português, modalidade a distância, da Unipampa, campus Jaguarão. Dependendo da demanda, há perspectiva de proposta para edições subsequentes.

Título: Curso de Libras Básico: Os Desafios da Comunicação Sinalizada
Período de Vigência: 17/11/2022 – 31/08/2023
Coordenação: Willian da Motta Brum
Resumo: O presente projeto irá abordar a importância da Lei N° 10.436 de 24 de Abril de 2002 e o  decreto N° 5.626/2005, os quais tratam do uso e difusão da Libras. A proposta visa promover o ensino de Língua Brasileira de Sinais – Libras – em um espaço que a comunidade de São Borja (surdos e ouvintes), servidores docentes e TAE da Universidade Federal do Pampa possam aprender mais sobre a Libras por meio de vocabulário básico e reflexões em torno da cultura surda e dos desafios impostos pela sociedade.
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Título: Laboratório de Leitura e Produção Textual – Jornal Universitário do Pampa
Período de Vigência: 2009 – Atual
Coordenação: Clara Zeni Camargo Dornelles
Resumo: Criado em 2009, o Laboratório de Leitura e Produção Textual (LAB) consolidou-se como um projeto do Programa Observatório de Aprendizagem (Proext/MEC). Em 2010, as atividades de leitura e produção textual eram planejadas a partir do trabalho com diversos gêneros textuais/discursivos, acadêmicos e não-acadêmicos, com o objetivo de articular o conhecimento de mundo e de textos dos alunos a novas práticas de letramento acadêmico e escolar. Em 2011, a partir de uma parceria com entidades locais em Bagé (Centro de Assistência Social e ONG Cidadão Bajeense), o projeto mudou de contexto, passando a se realizar com grupos de crianças e adolescentes de bairros populares, assumindo uma metodologia ligada à concepção de multiletramentos e, portanto, valorizando a cultura do jovem de periferia e buscando articulá-la à leitura e produção de diferentes gêneros discursivos em circulação em diferentes esferas sociais e mídias. Em 2012, continuamos realizando oficinas de leitura e produção textual e iniciamos a produção do Jornal Universitário do Pampa (JUNIPAMPA), um webjornal inter/transdisciplinar que visa à integração entre universidade e comunidade por meio da escrita colaborativa e experimental. A partir de 2013, a produção do jornal digital se tornou eixo central do projeto, em torno do qual se desenvolvem ações de extensão alicerçadas pelo ensino e pela pesquisa. (Contemplado com Proext Mec 2015).
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Título: Leitura em Todos os Sentidos
Período de Vigência: 03/04/2023 – 15/12/2023
Coordenação: Marlucy Farias Medeiros
Resumo: O projeto Leitura em todos os sentidos” na sua quarta edição tem como objetivo geral democratizar o acesso ao livro e fomentar a leitura e como objetivos específicos: intensificar a integração entre comunidade geral e a Universidade; divulgar o acervo de literatura da biblioteca campus Alegrete da UNIPAMPA; desenvolver o hábito da leitura nos participantes; oportunizar aos alunos diferentes experiências com a leitura e os livros; promover acesso aos materiais acessíveis às pessoas com deficiência visual; divulgar a imagem do bibliotecário como agente de responsabilidade social, além de articular com membros da comunidade local de Alegrete ações culturais que já acontecem na cidade utilizando o espaço físico da Universidade. Para atingir os objetivos além de reuniões periódicas entre os membros da equipe executora, propõe-se o desenvolvimento de atividades, prazerosas e reflexivas, em momentos que envolvem organização, ação e avaliação. As atividades proposta, para este ano, pelo projeto são: Feira do Troca-troca de Livros; Clube do Livro, Saraus, atividade “Primeira Página”, oficinas. Entre os resultados esperados estão: a comunidade perceber que pode frequentar a Universidade e sua biblioteca; os envolvidos conhecerem diferentes modos de acesso ao livro e à leitura; a comunidade conhecer e acessar os materiais da biblioteca acessíveis às pessoas com deficiência visual; ampliar a circulação do acervo de literatura da biblioteca do Campus Alegrete da UNIPAMPA; ampliar as ações culturais desenvolvidas na Universidade com apoio de membros da comunidade local.

Título: Motus – Movimento Literário Digital
Período de Vigência: 02/05/2022 – 31/12/2023
Coordenação: Aline Vieira de Mello
Resumo: Motus – Movimento Literário Digital – é um projeto vinculado ao “Programa C – Comunidade, Computação, Cultura, Comunicação, Ciência, Cidadania, Criatividade, Colaboração”, que visa a incentivar a produção de obras literárias e intensificar o interesse pela literatura dos cidadãos e estudantes. Para atingir esses objetivos, o projeto organiza anualmente um concurso literário para selecionar contos e poemas que são publicados em um livro digital totalmente gratuito e acessível. Além disso, realiza ações para a divulgação do livro, como a Motus na Escola, em que os estudantes da educação básica realizam a leitura e interpretação das obras e ilustrações publicadas em diferentes edições do livro digital.

Título: TRAMAS
Período de Vigência: 25/04/2022 – 29/02/2024
Coordenação: Amanda Meincke Melo
Resumo: TRAMAS é acrônimo para Tecnologia, Responsabilidade, Autoria, Movimento, Amorosidade e Sociedade. Seus proponentes reconhecem a multiplicidade das diferenças entre os seres humanos e propõem espaços de diálogo e de autoria para que se possa tramar, em colaboração, formas de melhor convívio social numa perspectiva de ética planetária. Tem como objetivo geral promover o respeito à multiplicidade das diferenças. Buscando abordá-lo, em sua segunda edição, propõem-se aulas abertas, círculos de leitura, ações literárias, ações de divulgação científica, ciclos de lives, oficinas de Design Participativo, ações de formação de pessoal, seminários, entre outras ações de extensão. Como resultados, espera-se colaborar à formação interdisciplinar, interprofissional e cidadã de estudantes universitários, assim como promover impacto e transformação social, contribuindo à formação de cidadãos reflexivos e éticos, dentro e fora da Universidade.