Título: Alunos conectados: multiletramentos e as TICs
Período de Vigência: 01/03/2021 – 16/12/2023
Coordenação: Cláudia Camerini Corrêa Pérez
Resumo: O projeto tem como objetivo pesquisar, estudar e ampliar a utilização de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e multiletramento necessários na formação acadêmica de discentes de curso de licenciatura. O letramento digital, que no projeto chamaremos de multiletramento, possibilita a desenvolvimento das competências: computacional, comunicacional, multimídia e informacional. O projeto pretende elaborar e fornecer oficinas de formação, relacionadas as TICs, para trabalhar e desenvolver nos acadêmicos as competências envolvidas no multiletramento.
Título: Ciclos de Estudos Multissemioses, Mídias e Ensino de Línguas (CEMMEL)
Período de Vigência: 01/11/2022 – 15/12/2023
Coordenação: Renata Silveira da Silva
Resumo: Os Ciclos de Estudos Multissemioses, Mídias e Ensino de Línguas (CEMMEL), vinculados à área da Linguística Aplicada, pretendem ser um fórum permanente de leitura e discussão de publicações que familiarizem os participantes com as demandas educacionais provenientes das práticas de linguagem potencializadas e criadas pela cultura digital. Os Ciclos são encontros acolhedores de enunciações multifacetadas teórica e didaticamente e servirão como embrião de projetos de pesquisa, ensino e extensão, com potencial para elaboração de futuras ações de formação continuada junto aos docentes das escolas de Jaguarão e Arroio Grande. Para cada Ciclo estão previstos encontros quinzenais ou mensais; escolha dependente da extensão dos textos-base e da agenda de eventos acadêmicos. Podem ocorrer dois Ciclos simultâneos e os participantes, inicialmente, graduandos/egressos de Letras da Unipampa, Campus Jaguarão, e, futuramente, também professores atuantes na rede básica de ensino, se inscrevem no Ciclo de interesse. Há uma variedade de eixos unificadores das publicações a serem estudadas nos Ciclos e, no escopo de cada eixo, possibilidades temáticas, por exemplo: a) corrente(s) teórica(s): Multiletramentos/Novos Letramentos ou Multimodalidade; b) autoria: Roxane Rojo ou Lucia Santaella ou Lipovetsky; c) gênero discursivo: infográfico digital ou notícia online; d) formato: hipertexto; e) Imagem: fotografia ou relações entre verbal e não-verbal. Os CEMMEL, em sua configuração, atentam a funcionamentos da linguagem, focalizando a multissemiose e a multimodadidade como pautas no processo contínuo de renovação, de atualização dos educadores atuantes no ensino de línguas.
Título: GEFEM – Grupo de Estudos Feministas
Período de Vigência: 01/07/2022 – 01/07/2026
Coordenação: Fabiane Lazzaris
Resumo: O projeto de ensino GEFEM (Grupo de Estudos Feministas) tem o objetivo de qualificar, complementar e aprofundar os conhecimentos dos discentes acerca do feminismo e das relações de gênero. A(s) teoria(s) feminista(s) tem um papel fundamental ao identificar as estruturas do poder patriarcal que estão sendo reafirmadas e/ou criadas e produzir estratégias para conceituar e questionar estes núcleos de domínio. Sendo assim, a abordagem feminista proporciona um enfoque desestabilizador sobre discursos institucionalizados, suscitando uma compreensão de mundo mais abrangente e uma formação humanística mais ampla, e assim, contribui para a formação acadêmica e cidadã das alunas e alunos envolvidos no projeto.
Título: GEIHC – Grupo de Estudos em Interação Humano-Computador
Período de Vigência: 13/03/2023 – 31/12/2024
Coordenação: Amanda Meincke Melo
Resumo: A Interação Humano-Computador estuda a relação entre seres humanos e computadores, assim como os fenômenos envolvidos nessa relação. Nos cursos do Campus Alegrete da UNIPAMPA, essa área de caráter interdisciplinar tem sido abordada em componentes curriculares como Acessibilidade e Inclusão Digital, Interação Humano-Computador e Tecnologia em Contexto Social, introduzindo conceitos como acessibilidade, usabilidade e experiência de usuário, além de colaborar à construção de conhecimentos sobre estratégias de avaliação e de projeto de interfaces de usuário de sistemas computacionais interativos para uso humano. Estudantes de graduação têm demonstrado interesse na continuidade dos estudos na área, pela participação em programas de extensão, em projetos de pesquisa e no desenvolvimento de seu Trabalho de Conclusão de Curso. Nesse contexto, a segunda edição deste projeto tem como objetivo seguir apoiando, de forma sistemática, estudos dirigidos na área de Interação Humano-Computador. Para isso, serão conduzidas reuniões periódicas de acompanhamento, recomendadas leituras, aplicadas técnicas e métodos de avaliação e de projeto de interfaces de usuário, realizados seminários abertos etc. Espera-se, assim, contribuir para que os estudantes envolvidos mantenham seu interesse nos estudos de nível superior, qualifiquem sua compreensão, em abrangência e profundidade, sobre a área e suas práticas no desenvolvimento de sistemas computacionais para pessoas utilizarem, e publiquem trabalhos técnico-científicos.